O PT morreu?

Não sou filiado ao PT, sou Socialista Livre, mas sei avaliar política, fruto da experiência e da militância de vários anos. Tenho lido muitas análises baseadas em desejo e não em fatos, por isso esse artigo.

Ora, a direita golpista, através da mídia, face ao resultado eleitoral de 2016, decretou a morte do PT. Setores da esquerda também foram na onda da mídia burguesa e também decretaram a morte do PT. Mas será que o PT morreu mesmo, como a direita golpista está dizendo ou como setores da esquerda estão dizendo? Ora, morreu nada. Não basta o golpe da direita para matar o PT. Não basta o desejo de setores da esquerda para matar o PT. Quando se declara que um partido morreu, é que ele está bem vivo. E por que o PT está bem vivo? Porque as bases de esquerda que se moveram em atos de milhares contra o GOLPE são em sua maioria petistas e continuam vivos e atuando, nas ruas e nas redes sociais. Também as resistências que estão sendo travadas contra os ataques do governo Temer são feitas pela CUT, que em sua base possui a maioria de petistas. Em que mundo vivem aqueles que avaliam que o PT morreu?

Resumindo, morrer o PT não morreu, mas é possível ler o que está por detrás dos que desejam sua morte: a direita golpista diz que o PT morreu para ver se a cobra PT não reerga e não a pique, mobilizando o povo contra o ajuste fiscal burguês. Já setores da esquerda dizem que o PT morreu, para ver se ganham uns votinhos e uns militantes fruto do GOLPE e do discurso antiPT promovido pela direita golpista.

Na verdade, o PT não está morto, e qualquer saída de luta com amplos setores de massa contra a direita golpista e contra a brutal retirada de direitos que se avizinha será ainda dirigida pela CUT e pelo PT. A realidade dá de ombros para os que analisam a política com os olhos do desejo. Na política, há que se enxergar aquilo que é e não aquilo que você gostaria que fosse. O PT vive. A tarefa é fazer Frente Única com o PT contra o GOLPE que veio para acabar com todos os direitos dos trabalhadores, direitos arduamente conquistados. Não sou da tese do quanto pior melhor, ao contrário, quanto pior, pior. Trabalhador cônscio luta pelo melhor e rejeita sempre os que apostam e torcem pelo pior.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Dirigente estadual do Sind-UTE/MG e da Subsede Uberlândia – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

pt-no-caixao

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para O PT morreu?

  1. Claudina Abrantes disse:

    O PT não morreu e nem nós que lutamos por uma sociedade, onde as classes que realmente trabalham neste país, tenham mais dignidade e respeito. Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s