O jeito PT de governar Minas Gerais: colocando trabalhador contra trabalhador!

Infelizmente, o governo do PT perdeu todos os resquícios de ética trabalhista, em Minas Gerais. Pimentel, sob as bençãos do PT, está colocando em prática uma forma petista-burguesa de governar: na crise, em nome de um pragmatismo de tentar manter o estado burguês funcionando, coloca trabalhador versus trabalhador! Por que digo que Pimentel age sob as bençãos do PT? Porque Pimentel não foi expulso do partido diante das práticas realizadas e nem vai ser, ou seja, tem o aval do PT para implementar seu pragmatismo neoliberal.

Tudo se agravou, em terras mineiras, com o andamento da crise, já no parcelamento do décimo terceiro, no final de 2017. Desde lá, o governo do PT colocou trabalhadores da segurança pública, da justiça, contra trabalhadores da saúde, da educação: o pragmatismo da época era evitar uma greve dos policiais. Assim, uns receberam o décimo terceiro, os outros ficaram chupando o dedo.

Esse mês de Junho, com o boicote dos golpistas do PSDB e a reincidente queda de arrecadação no Estado, somada à incapacidade do governo de desafiar as leis do estado burguês, mais uma vez o governo petista repete a dose. Pagou setores da polícia e do judiciário e deixou de fora os trabalhadores da educação. Depois, passados alguns dias, pagou uma parcela para os trabalhadores da educação da ativa, tentando evitar uma greve nas escolas, e deixou os aposentados da mesma educação de fora.

O PT, que sofreu um golpe da direita em âmbito nacional, pelos golpistas sujos e antidemocráticos do PSDB, do DEM, do PMDB, agora usa de práticas totalmente não solidárias, e totalmente avessas aos princípios da classe operária: colocando trabalhador contra trabalhador, jogando uns contra os outros, pagando uns, deixando outros de fora, deseducando, dessa forma, a classe trabalhadora para qualquer possibilidade de perspectiva de emancipação.

Em nome mais uma vez do pragmatismo, os dirigentes do PT, em Minas Gerais, tentando acabar com a atual greve na educação, diante do não recebimento dos salários, paga a totalidade da primeira parcela para os trabalhadores da ativa e deixa os aposentados a ver navios. Obviamente, o governo do PT conta com o egoísmo inculcado pelas ideologias neoliberais no interior da classe trabalhadora e, conscientemente, reforça isso com suas decisões políticas, sabendo que muitas escolas vão voltar ao trabalho, haja vista que a solidariedade de classe está apagada do horizonte, inclusive dos dirigentes do PT.

Já li hoje colegas de classe chamando escolas que vão voltar a trabalhar de “traidoras dos aposentados”. Mas o buraco é mais embaixo: tudo começou quando o PT, maior partido da classe trabalhadora brasileira, ao invés de dar o exemplo, ao dirigir um estado da envergadura de Minas Gerais, aplicando a isonomia entre os trabalhadores que governa, NÃO, fez o contrário, escolheu jogar trabalhador contra trabalhador.

Para terminar, antes de alguém vir dizer que minha crítica é para favorecer a direita, quero aqui deixar claro que repudio qualquer ideia desavisada que tem saudade do Anastasia do PSDB, governo carrasco, que cortava o ponto de quem o denunciava nas greves, ameaçando com demissão, e pisando nos trabalhadores, pagando mixarias que mal davam para sobreviver. Anastasia é um caloteiro político, nada tem a oferecer para a classe trabalhadora de Minas Gerais. Isso não quer dizer que vamos nos calar perante as práticas neoliberais-burguesas do Pimentel, sob as bençãos do PT mineiro.

A propósito, nas eleições de Outubro, no primeiro turno, é preciso dizer claramente:

NEM PIMENTEL do PT, NEM ANASTASIA do PSDB. São inimigos da libertação dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Haveremos, enquanto classe trabalhadora, de construir perspectivas de esquerda que proponham romper com essa lógica de opressão, de usurpação eleitoral, e de divisão de nossa classe.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – EDITOR dos BLOGs: https://professorgilber.wordpress.com/  e www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s