LULA só ficará LIVRE com uma grande luta social contra o GOLPE

Fato. Lula está está preso. Não interessa se ele foi para cadeia nos braços do povo, caminhando e driblando a massa dos militantes furiosos contra a sua prisão, ou escoltado pela Polícia Federal. O fato é que Lula está na cadeia. É uma prisão injusta. Trata-se de uma prisão política do maior líder popular da classe trabalhadora brasileira.

O que a esquerda deve fazer? Ficar pousando para foto, de olho no voto a ser alcançado nas supostas próximas eleições, em cima da desgraça do Lula, ou ir para uma luta implacável contra essa prisão política, exigindo liberdade para Lula?

Muitos dizem que são contra a prisão de Lula. Ótimo. Mas sem uma grande demonstração concreta de força, com manifestações gigantes de rua pela liberdade de Lula, não conseguiremos derrotar a ofensiva autoritária que está sendo implantada no país. Sejamos francos, até o momento, o PT – com exceção de Lula que agora está preso, com exceção de parte de sua base e outros pouquíssimos parlamentares – pouco fez contra o GOLPE em Dilma e também pouco fez contra a prisão de Lula. Ao contrário, vemos o PT ainda aliado com o PMDB em muitas regiões, PMDB que foi parte do GOLPE, ou mesmo apenas delirando com futuros mandatos parlamentares que na prática tem sido inócuos para travar a luta política necessária contra a ofensiva reacionária em marcha no país.

Sem uma imensa pressão social não conseguiremos derrotar o golpe, não bastará fazer declarações de oposição ao golpe nas redes sociais. Também é deixar Lula mofar ou até morrer na cadeia, ficar achando que, nas urnas, com candidaturas de esquerda, em aliança com golpistas, vai se conseguir uma melhor situação para a classe trabalhadora do país. A burguesia não deu um golpe para depois permitir que a esquerda volte ao governo pelo voto (isso vale para  a esquerda reformista, mas vale também para a suposta esquerda radical). É muita ingenuidade acreditar nisso: os candidatos de esquerda serão criminalizados um por um, enquanto não conseguirmos derrotar a ofensiva reacionária da direita.

Lula LIVRE. Construir imensas manifestações de rua contra a prisão de Lula. Lutar para derrotar o GOLPE e reinstituir uma nova democracia no país com a convocação de uma Nova Constituinte.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – EDITOR dos BLOGs: https://professorgilber.wordpress.com/  e www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s