Desligo-me da direção do Sind-UTE Uberlândia e da Direção Estadual do Sind-UTE/MG

Hoje cometi um erro, uma diretora de escola, Eneias Vasconcelos, ligou no sindicato, querendo uma informação sobre critério de designação de ASBs. As secretárias do sindicato estavam lá de plantão e juntos, eu e elas, interpretamos a questão feita pela diretora sem conhecimento jurídico pelo telefone. Passamos uma informação errada. Depois fui ler com calma uma orientação que saiu do governo ontem, e vi que cometemos uma grande injustiça: uma ASB perdeu a vaga porque passamos a informação errada.

Uma advogada do sindicato estadual esteve em Uberlândia apenas para acompanhar as designações, mas nem as secretárias do sindicato foram orientadas. Essa advogada estava rodando escolas com a Elaine, nada contra, mas deviam ter deixado as secretárias instruídas, já que elas atendem os telefonemas. Eu fui lá ajudar no plantão, cheguei mais tarde, porque meu plano hoje era ir para BH para reunião da diretoria estadual amanhã, 17/12, e inclusive ficar por lá até segunda, no protesto pelo pagamento do 13º, conforme combinei com outro diretor estadual, o Ronaldo.

Cheguei 9:00 no plantão do sindicato em Uberlândia, para ajudar em alguma coisa, mas essa não era minha prioridade hoje, inclusive já tinha avisado para a Elaine, coordenadora da subsede. Pois bem, depois desse erro, fui refletir sobre o porquê do mesmo, e fui discutir sobre nossa incompetência jurídica enquanto sindicato no grupo de Whatssapp da diretoria da subsede. Em minha opinião, as secretárias do sindicato, e são duas, pelo menos deveriam ter sido orientadas sobres os critérios de designação, já que o sindicato se mete nessa seara. E uma advogada de BH esteve aqui. Mas elas não sabiam de uma resolução que foi passada para elas de última hora, não sei por quem. Eu não tinha conhecimento dessa resolução e sem saber, passamos a informação errada, prejudicamos uma pessoa. Fui fazer o balanço da nossa incompetência jurídica coletiva enquanto gestão, mas segundo a coordenadora geral do Sind-UTE Uberlândia, Elaine, sou apenas eu o incompetente.

Talvez eu seja mesmo incompetente em leis, não sou o empregador, não sou a SEE, para ficar por dentro dos critérios de designação, porque estou em sala de aula. Minha luta no sindicato é só para organizar o povo. Sou militante político, mas confesso que sei pouco de leis, pois estas todos os dias mudam, já que todo dia os governos soltam uma nova resolução. Também não sou diretor sindical liberado para ficar estudando resoluções, eu estou em sala de aula, sou antes de tudo professor, como qualquer outro. E justamente porque não somos competentes em lei, eu sempre defendi um advogado para atender os trabalhadores na subsede. Mas tem dez anos e a mesma história, nunca tem dinheiro para esse advogado. Por consequência, nós temos uma subsede incompetente em ajudar juridicamente o trabalhador. Isso é uma pena. E quantas vezes, a gente, enquanto diretor da subsede, tem de fazer papel de advogado, coisa que não somos. A subsede não aceita fazer esse balanço, estão indignados por eu fazer essa discussão interna, e por dizer que somos uma “gestão incompetente”. Infelizmente essa é a verdade, somos “incompetentes para amparar juridicamente o trabalhador”. Então, não serei cúmplice da nossa incompetência jurídica.

Hoje uma ASB, que eu não sei quem é, porque passamos uma informação errada por telefone, perdeu o emprego. E perdeu o emprego por conta de uma informação errada que passamos, por falta de orientação jurídica. É só uma pessoa, eu poderia fazer vistas grossas e fingir que nada aconteceu. Mas uma pessoa perdeu o emprego porque o sindicato não tem um advogado para orientar corretamente as pessoas e inclusive as secretárias do sindicato, que fazem plantão lá todos os dias. O sindicato precisa se profissionalizar. Ter um advogado de plantão, pelo menos duas vezes na semana, o dia todo, para atender o trabalhador. A gestão não quer encarar essa questão a sério. É fácil simplesmente dizer que o incompetente sou eu. Eu sou incompetente em lei mesmo, eu não sou advogado.

Portanto, me desligo da diretoria da subsede de Uberlândia e por consequência da diretoria estadual do Sind-UTE. Não tem como ser diretor estadual em uma subsede em que não podemos avançar. Eu reconheço nos companheiros e companheiras do Sind-UTE boa vontade política. Mas temos de profissionalizar nossas subsedes. Do contrário, em muitos pontos, faremos de conta que estamos defendendo o trabalhador, mas, em muitas situações, não estamos, porque nos falta amparo jurídico.

Agradeço a confiança da diretoria estadual por ter me convidado para a chapa, mas não aceito ser tratado como moleque na minha subsede. Portanto, estou me desligando das gestões. Sigo nas lutas e nas greves e nas mobilizações da nossa classe. Sigo também nas lutas do Sind-UTE/MG, mas não como diretor. Não é o cargo que faz a luta. É a nossa disposição de enfrentar a burguesia e os governos.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – EDITOR dos BLOGs: https://professorgilber.wordpress.com/  e www.socialistalivre.wordpress.com

 

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Desligo-me da direção do Sind-UTE Uberlândia e da Direção Estadual do Sind-UTE/MG

  1. Ana Castro disse:

    Meu caro, compreendo vc e sinto muito pelo acontecido. Nós todos precisamos de vc na Diretoriia Vc faz a diferença. Espero q haja uma outra via para solucionarmos o problema. Abração

  2. Zacha disse:

    Bom…. companheiros e companheiras … não vejo motivo pra tanto…. todos nós erramos… arrumem a situação… mas continuem na luta… Gilbert você é muito importante para o movimento… tenho certeza que todos vão concordar comigo… avante na luta companheirada …

  3. Solange Aparecida Faria Cardoso disse:

    “Não é o cargo que faz a luta. É a nossa disposição de enfrentar a burguesia e os governos.”
    Pois é, caro Gilbert, pena que são tão poucos que assim pensam e assim agem. Sua presença é muito importante para os avanços de que tanto necessitamos.

  4. Jam Antunes Antunes, disse:

    Esse sindicato nunca defendeu os trabalhadores da educação eles têm a convicção política deles e pronto. Eles não enxergam a sujeira do governo de Minas pois fazem parte da mesma é lamentável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s