Carta dos(as) trabalhadores(as) em educação aos estudantes, pais e comunidade!

Fizemos um mês de greve nas escolas públicas de Minas Gerais, principalmente contra a Reforma da Previdência do governo Temer, que quer destruir o direito à aposentadoria de toda classe trabalhadora brasileira. Em um primeiro momento, nossa greve foi importante, porque o governo foi forçado a não aprovar essa perniciosa reforma nos dias 28 de março e 06 de abril, conforme pretendia.

A luta, porém, ainda não acabou. O governo Temer continua insistindo com propagandas e pressões junto ao povo e aos deputados para que aceitemos essas mudanças desastrosas no nosso direito de se aposentar. Ao mesmo tempo em que tenta destruir a aposentadoria, o governo ainda tenta impor a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita que na prática também irão achatar os direitos e os salários de todos e todas que trabalham nesse país. Para entender um pouquinho as reformas:

Como fica a idade mínima da aposentadoria? A idade mínima para o(a) trabalhador(a) se aposentar aumenta para 65 anos para homens e mulheres.

Como fica o valor do benefício? Para receber 100% do salário é preciso contribuir 49 anos.

Como fica a situação da mulher? Todas passam a se aposentar somente aos 65 anos.

Como fica o tempo mínimo de contribuição para ter acesso à aposentadoria? Aumenta de 15 para 25 anos o tempo de contribuição para ter acesso ao benefício aos 65 anos de idade.

Como fica a integralidade do salário? O(a) trabalhador(a) perde, pois só receberá 76% do salário quando atingir a idade de 65 anos.

O que muda com a reforma trabalhista? O negociado vai valer mais do que o legislado, ou seja, a lei (CLT) não garantirá mais nenhum direito ao trabalhador e à trabalhadora, valerá a combinação trabalhista que o patrão fizer com os seus trabalhadores(as). Ou seja, quem trabalha vai sair perdendo nessa negociação, pois é o elo mais frágil nessa relação de poder.

O que muda com a terceirização irrestrita? Empresas vão demitir os trabalhadores que ganham mais ou possuem mais direitos e vão contratar empresas terceirizadas que pagam salários menores, sem direitos trabalhistas como férias, décimo terceiro, carteira assinada, licença maternidade, etc.

O QUE PODEMOS FAZER PARA BARRAR ESSAS REFORMAS?

GREVE GERAL DIA 28 DE ABRIL – MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA ISMENE MENDES (ANTIGA TUBAL VILELA), ÀS 16h!!!

Por: Comando de Greve do Sind-UTE Uberlândia

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s