Reforma trabalhista ou achatamento de direitos?

O capitalismo é um sistema que vive da exploração de mais-valia ao trabalhador, isto é, vive da apropriação do tempo de trabalho não pago ao trabalhador. O que está por detrás então da chamada “reforma trabalhista” do governo golpista de Michel Temer? Simples. O desejo dos patrões e empresários que atuam no Brasil de baratear ainda mais o custo da mão de obra do trabalhador e da trabalhadora brasileira.

A dita reforma trabalhista, na verdade, é um assalto capitalista ao bolso do trabalhador. Os capitalistas querem destruir as leis que protegem o trabalhador para, em uma terra sem lei, poderem pagar ainda menos o tempo de trabalho  dedicado pelos operários. Como a busca por mais-valia, extração de trabalho não pago para obter lucros, é o motor principal dos patrões, através dessa suposta “reforma trabalhista”, o fato de “se colocar o negociado sobre o legislado” é um jeito esperto dos ricos roubarem ainda mais o tempo de trabalho dos trabalhadores. Resumindo, o trabalhador continuará trabalhando o mesmo tempo ou até mais (pois nessa reforma prevê-se a possibilidade de aumento da jornada de trabalho), porém, as negociações que se imporão acima da lei farão com que o trabalhador ganhe menos. Décimo terceiro fica ameaçado; férias ficam ameaçadas; licenças de saúde ficam ameaçadas; jornada máxima de trabalho fica ameaçada;recebimento de indenizações por descumprimento de leis trabalhistas tendem a desaparecer. O trabalhador sairá perdendo no final dessa maldita história.

É disso que se trata, a chamada “reforma trabalhista” é uma tentativa desesperada dos capitalistas brasileiros de seguirem extraindo mais-valia (trabalho não pago) aos trabalhadores e trabalhadoras. Na greve geral do dia 28 de abril devemos também denunciar e rechaçar essa reforma trabalhista, tanto quanto a reforma da previdência.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Dirigente estadual do Sind-UTE/MG e da Subsede Uberlândia – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s