‘Perdeu! Perdeu! Passa a aposentadoria!’

Governo GOLPISTA de Temer e seus parlamentares golpistas aliados no Congresso Nacional estão assaltando a aposentadoria do trabalhador e da trabalhadora! Quem parará esses assaltantes?

MULHER APOSENTARÁ NA MESMA IDADE DE TODOS OS HOMENS, só aos 65 anos de idade. Não basta a mulher trabalhar até em tripla jornada, agora as companheiras trabalhadoras, sem exceção, só se aposentarão aos 65 anos de idade.

Os trabalhadores do chamado regime geral da previdência, geralmente os da iniciativa privada, precisarão contribuir 25 anos para poder ter acesso ao benefício da aposentadoria aos 65 anos, idade mínima para se aposentar. Muitos trabalhadores, no capitalismo, nem sempre possuem a possibilidade de ter somados 25 anos com carteira assinada, filiados ao regime geral da previdência, até os 65 anos de idade. Muitos, fruto das condições precárias e sem segurança do mundo do trabalho, passam períodos da vida fazendo os chamados bicos, sendo demitidos, perdendo e procurando novos empregos com carteira assinada. Portanto, na prática, essa nova regra dificultará e até impedirá milhões de trabalhadores de se aposentarem até os 65 anos, justamente porque não conseguirão contribuir 25 anos.Isso acabará empurrando muitos para aposentadoria bem acima dos 65 anos de idade ou mesmo correm o risco de nem se aposentarem, gerando indigência social na velhice.

Além de aumentar para 65 anos de idade o referencial mínimo para todos se aposentarem (homens, mulheres, trabalhadores rurais, professores), desde que tenham contribuído 25 anos com o Regime Geral da Previdência, nessa idade já avançada ninguém terá o direito a receber o salário integral (100% do valor). Todos receberão apenas 76% da média salarial que receberam, durante 51% do tempo de contribuição com a previdência. Para ter acesso a 100% do salário, é preciso contribuir 49 anos, que seriam a soma dos 25 anos obrigatórios de contribuição para iniciar a obtenção do benefício de forma parcial (76%), acrescidos de mais outros 24 anos obrigatórios para obter o salário integral da aposentadoria (100%).

Ninguém ficará de fora do fim da aposentadoria integral (100% do valor). Mesmo os que estiverem nas chamadas regras de transição terão de somar 49 anos de contribuição obrigatória para receber 100% do benefício. Resumindo: todos ficarão mais POBRES, quando atingirem a idade mínima para se aposentar, pois passarão a receber apenas 76% do salário. Justamente na idade avançada, em que os gastos com alimentação e saúde aumentam, a proposta de Reforma da Previdência pretende empobrecer os(as) idosos(as).

Tão grave quanto o aumento da idade mínima para se aposentar, aos 65 anos, quanto o recebimento parcial do salário, 76% da média salarial, é a quebra do pacto das gerações para sustentar a previdência social. Quem paga o salário-benefício do aposentado são os trabalhadores e trabalhadoras que estão na ativa. Com o endurecimento das regras para se aposentar, redução do benefício, aumento da idade mínima, 49 anos de contribuição para obter salário integral, 25 anos de contribuição para ter acesso ao benefício mínimo, fim da aposentadoria especial das mulheres, enfim, com tantos ataques, a conclusão que o trabalhador mais jovem poderá tirar, caso essa reforma seja aprovada, é que não vale a pena contribuir com a previdência pública.

Ora, se o jovem trabalhador não se filia mais à previdência pública, o desmonte será completo, pois mesmo os aposentados com direito adquirido correrão o risco de ficar sem o dinheiro que o sustenta na terceira idade. Essa quebra de pacto das gerações, pacto, este, em que os mais jovens trabalham e contribuem para que os idosos tenham qualidade de vida na velhice, será um desastre social muito grande. Veremos um país de idosos doentes e pobres, a depender de alguma migalha para ficar vivo por alguns poucos anos.

Diga não à Reforma da Previdência, participe da greve geral, dia 08 de março, e da greve geral por tempo indeterminado, a começar no dia 15 de março. A classe trabalhadora precisa interromper a ação criminosa desses assaltantes da aposentadoria pública!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Dirigente estadual do Sind-UTE/MG e da Subsede Uberlândia – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

revolver

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s