Mentiras contadas sobre as ocupações estudantis. Não caia nelas!

É odioso para imprensa golpista, para os ricos, para os moralistas capitalistas, para o judiciário tendencioso, para o governo, saber que uma enorme quantidade de jovens filhos da classe trabalhadora, muitos dos quais pobres e negros, oriundos das periferias, possam se rebelar contra as medidas políticas do governo golpista de plantão, Michel Temer. E pior, esses jovens estão se rebelando com métodos de luta desafiadores, ocupando prédios públicos, as escolas, que deveriam estar ao seu serviço com plena capacidade de atendimento, porém estão ameaçadas de desaparecer com a PEC 241, agora PEC 55/2016, bem como com a Reforma do Ensino Médio.

Os setores conservadores não podem tolerar que seres humanos criados para serem escravos dos ricos possam se rebelar dessa maneira. Daí a série de ataques que as ocupações estão sofrendo. Dizem “é coisa de baderneiros e desocupados”. Mentira. Basta frequentar as escolas ocupadas e verão como os estudantes estão se organizando e como estão cuidando da escola com cuidado.

Dizem “isso não vai dar em nada”. Mentira. Já deu. A rebeldia dos estudantes fez com que os mesmos começassem a perceber que o mundo é injusto e cheio de gente poderosa que quer calá-los, treiná-los simplesmente para obedecer. Mas os jovens estão aprendendo que em relação à gente assim é preciso resistir, desobedecer, desafiar.

Dizem através de seus promotores “precisamos que as escolas sejam devolvidas para a sociedade”. Mentira. As ocupações não são contra a sociedade, não são contra os alunos, ao contrário, os estudantes lutam para que a sociedade e os alunos não percam o direito à escola pública.

Dizem que “os estudantes não estão agindo por si mesmos,  que são mentes manipuladas por professores, por adultos oportunistas”. Mentira. Basta acompanhar as ocupações e verão que os estudantes se organizam através de assembleias, discutindo e deliberando por si mesmos as decisões a serem tomadas pelos coletivos de cada escola. Os adultos simpáticos à luta dessa aguerrida juventude apenas dão apoio moral e material para que consigam sobreviver dentro das ocupações.

Dizem, através de seus promotores, que “os pais responderão criminalmente por seus filhos participarem de movimentos políticos”. Mentira. O ECA garante que todo estudante possui direito de protestar politicamente por um mundo melhor, logo, pais que consentem que seus filhos participem do movimento estudantil não estão cometendo crime algum, mas tão somente permitindo a seus filhos que exerçam seus direitos de cidadão.

Dizem que “os estudantes não possuem causa, que são jovens rebeldes idiotas que não sabem o que estão reivindicando”. Mentira. Os jovens já compreenderam melhor do que muitos adultos que a PEC 55/2016 vai destruir o investimento em escola pública por vinte anos, ou seja, vai acabar com a educação pública e estão contra essa indecência.

Dizem que “as ocupações estão contra quem quer estudar”. Mentira. As ocupações de estudantes estão conscientes de que, caso não lutem agora, aí sim, todos ficarão sem estudar, porque não haverá mais escola pública, não haverá mais ENEM, literalmente todos ficarão sem estudar, exceto os filhos de ricos que conseguem pagar uma escola.

Enfim, essas inverdades estão circulando nas falas dos que não compreendem o momento político por que estamos passando, o momento de um GOLPE DE ESTADO. Cabe denunciar essas mentiras e RESISTIR nas escolas ocupadas, ocupando outras. Ocupa tudo!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Dirigente estadual do Sind-UTE/MG e da Subsede Uberlândia – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

ocupa-tudo

 

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mentiras contadas sobre as ocupações estudantis. Não caia nelas!

  1. Ianque disse:

    A cada postagem um tiro no pé. Kkkkk
    Vai pra Cuba ser feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s