Uberlândia: crise econômica afeta trabalhadores do serviço público. Qual o erro do PT?

Arrasta-se há meses a crise do atraso de pagamentos na cidade de Uberlândia, nesta semana o caos aumentou, pois a prefeitura soltou nota dizendo que faltam 8 milhões em caixa para pagar os trabalhadores do serviço público, sem previsão de quando serão pagos os salários, pois disse que aguarda dinheiro do estado, que também está com parcelamento de salário, porque falta dinheiro no caixa. Obviamente, essa crise gera muito insegurança e penúria aos trabalhadores. Escolas não abriram hoje em Uberlândia, porque ninguém é obrigado a trabalhar sem receber, e tem todo o nosso apoio a iniciativa dos trabalhadores municipais.

Qual a conclusão, contudo, que devemos tirar dessa situação, em uma cidade governada pelo PT, para seguirmos na luta? Temos visto que a burguesia capitalista em crise decidiu dar um golpe político no PT para atacar brutalmente a classe trabalhadora, e decidiu que os ricos não vão pagar mais os impostos necessários para financiar os serviços públicos. As privatizações das estatais ocorridas nos últimos anos no país colocam estados e municípios cada vez mais dependentes da arrecadação de impostos de empresas privadas para funcionarem. Empresários sonegam impostos para sobrar lucros para seus bolsos. Os movimentos de rua para derrubar Dilma mostraram que não querem pagar impostos, isso pode ser visto claramente com o pato da FIESP, contando o engodo que a burguesia paga muito imposto. Para os ricos o problema é que o PT gasta demais e cobra imposto demais para pagar funcionalismo público. Não contam, porém, que os ricos não aceitam que se cobre imposto sobre as grandes fortunas, o que seria totalmente necessário para minimizar a crise do país. Portanto, não podemos tirar conclusão rasa dessa crise econômica e política que agora afeta o salário das pessoas.

O plano da burguesia é acabar com a escola pública, com a saúde pública, com o funcionalismo público, querem privatizar tudo, para sobrar dinheiro para o bolso dos capitalistas. Temer, o golpista, está querendo acabar com todos os direitos trabalhistas em Brasília. O erro do PT? Qual?Adotou uma política de colaboração de classes com a burguesia, ou seja, a burguesia paga um tanto de imposto, o PT deixa os empresários ganhar dinheiro, e com os impostos mantêm-se os serviços públicos. Mas com a crise global do capitalismo e a política GOLPISTA em curso, essa aliança econômica da burguesia com o PT chegou ao fim.

Em Uberlândia, Gilmar Machado do PT fez aliança política econômica com a burguesia para ser eleito, mas com a agudização da crise no país, essa aliança foi rompida por parte da burguesia, mas o PT não acordou e não rompeu com a burguesia. O PT seguiu dormindo na gestão do estado e municípios e não mostra o caixa para os trabalhadores, não tem orçamento participativo, não conta para onde está indo o dinheiro arrecadado, não fala se está priorizando pagar contrato com as empresas, dívidas. Ou seja, o PT esconde da classe trabalhadora a situação econômica dos municípios, dos estados. Por que não abre a gestão para os trabalhadores decidirem o que será priorizado com o dinheiro dos impostos arrecadados? Minha suspeita é que parte do dinheiro continua indo para os ricos, fruto das alianças petistas. Se não está indo, Gilmar Machado teria de chamar os trabalhadores para, em assembleia municipal, decidirem o que será feito com todo dinheiro arrecadado no município.

Os trabalhadores uberlandenses estão na ilusão de que se votarem em Odelmo do PP a situação do funcionalismo público vai melhorar. Gilmar Machado é tratado como incompetente em toda a esquina. Só que Odelmo, golpista, não vai melhorar nada. A crise econômica do país vai fazer com que a direita golpista uberlandense corte sem piedade todos os gastos com o serviço público. O problema é que o PT não faz nada de criativo para chamar os trabalhadores para governar junto com suas prefeituras e estados. Esse jeito do PT de governar acabou. Ou chamam os trabalhadores para decidir tudo e inclusive enfrentar a burguesia, ou nenhuma esquerda ficará viva politicamente nessa crise econômica que está só começando.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Dirigente estadual do Sind-UTE/MG e da Subsede Uberlândia – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

udi

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Uberlândia: crise econômica afeta trabalhadores do serviço público. Qual o erro do PT?

  1. Rita de Cássia disse:

    Cincordo!É bem assim,e Pimentel tem que abrir o olho ,pq caminha pelo mesmo eixo…

  2. Rita de Cássia disse:

    Concordo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s