Beatriz Cerqueira, da CUT/MG, critica, com razão, mais uma medalha de lata do PSTU

No Facebook disse Beatriz Cerqueira, dirigente da CUT/MG e Coordenadora do Sind-UTE/MG, com o que concordamos plenamente:

“Esclarecimentos necessários sobre o dia 16 de agosto

Estou acompanhando pelas redes sociais uma grande confusão de informações provocada pelo PSTU/Conlutas sobre o dia 16 de agosto, convocado pelas Centrais Sindicais. Já estamos sofrendo muitos ataques, a conjuntura está cada vez mais difícil para o trabalhador/a e os ataques que PSTU/Conlutas promovem não ajudam na construção da unidade. Alguns esclarecimentos necessários:

1) A Conlutas NÃO defendeu paralisação no dia 16/08 no Conselho Geral do Sind-UTE. Embora esteja informando que apresentou a proposta de paralisar as atividades no dia 16 de agosto, nenhuma liderança da Conlutas/PSTU fez isso.

2) Este dia não será “Dia Nacional de luta contra os ataques do governo TEMER”, como estão espalhando. Eles não dizem o que realmente foi construído. Para haver unidade entre as Centrais o acordo feito nacionalmente foi não falar FORA TEMER, não defender a volta da presidenta Dilma, não falar de golpe. Quem tiver dúvidas é só ler a carta das Centrais lançada no dia 26 de julho. Lá não tem uma linha de defesa da democracia, como se fosse possível avançar em direitos sem liberdade. Mas a condição de “unidade das Centrais” foi essa.

Todos sabem que a CONLUTAS/PSTU defende que são todos iguais, que não há diferenças entre Temer e Dilma, que na verdade o “Temer está dando continuidade ao que a Dilma começou.”

3) Na pauta de lutas do dia 16 não está a posição contra a PEC 241 e o PLP 257. Surpreendentemente essas questões ficaram fora da carta das Centrais e também está fora dos eixos construídos pelas Centrais em Minas Gerais (até o momento), diferente do que estão afirmando.

4) Fomos alvos de intensos ataques por parte da direita e do PSTU/Conlutas por estarmos fazendo a luta em defesa da democracia, contra o golpe e por direitos. Temos a exata noção do que este golpe vai representar em nossas vidas e a PEC 241 é o melhor exemplo disso. É despolitizante achar que a conjuntura geral não tem nada a ver com as lutas específicas e fazer este diálogo com o trabalhador/a, pregando que os problemas enfrentados não são resultado de um projeto de Estado que está sendo imposto ao país! Pregar o “Fora todos” é contribuir com o que a direita já está construindo de negar a representação: nada presta, nenhum político é honesto, ninguém me representa. O resultado disso não será a eleição do PSTU para presidência da República e sim o aumento da criminalização da esquerda, o autoritarismo e mais ataques a democracia!

Por fim, é importante lembrar que unidade se constrói na prática, não em acordos de gabinete. Os ataques desta semana promovidos pelo PSTU/Conlutas nos lembraram da impossibilidade de fazer unidade com quem acha mais importante atacar a esquerda esquecendo quem são os reais inimigos da classe trabalhadora!”.

lata

 

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s