MANIFESTO DA SUBSEDE SIND-UTE UBERLÂNDIA CONTRA O PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

O Sind-UTE Uberlândia vem a público denunciar o Projeto de Lei nº 867/2015, o chamado Programa Escola sem Partido, protocolado no Congresso Nacional pelo Deputado Izalci (PSDB/DF), em 23.03.2015.

O projeto é um ataque frontal à liberdade de ensinar-expressar-criticar-organizar-se dentro do âmbito escolar, cujo objetivo principal é amordaçar o pensamento crítico-reflexivo dos educadores, sendo que estes poderão ser denunciados e até demitidos do cargo, caso manifestem seus pontos de vista, nas mais variadas temáticas (sexualidade, religiosidade, diferença econômico-social, diversidade étnico-racial, manifestações culturais, engajamento político, etc), transformando-se o trabalho docente em mera reprodução de valores do capitalismo e seus defensores.

Dizer que existe escola sem partido é uma falácia, pois os que anunciam que querem uma escola sem partido, na verdade, representam uma proposta de partido único para as escolas, uma concepção fascista da educação, que não aceita conviver com a diversidade dentro da sociedade, dessa forma, com esse PL/867/2015, querem disputar seu projeto conservador destruindo qualquer possibilidade de construção do pensamento científico-crítico nas escolas, o que será um retrocesso na qualidade da formação da juventude filha da classe trabalhadora brasileira.

O Sind-UTE Uberlândia defende a mais ampla liberdade de expressão, a mais ampla liberdade de acesso às diversas teorias no interior das escolas, nesse sentido, repudia esse projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional e chama todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, estudantes, pais, comunidade, a lutar contra essa tentativa de nos colocar de volta na escuridão ideológica absoluta, por que não dizer uma volta à Idade das Trevas. Diga não ao projeto da mordaça educativa, pois numa sociedade diversa e cheia de contradições somos cobrados o tempo todo a tomar partido, no sentido amplo do termo, ou seja, tomar uma posição x em detrimento de outra posição.

Fiquem atentos, participem dessa luta, participem dos debates, nosso silêncio e nossa omissão frente a esse ataque poderão custar-nos um alto preço!

Por: SIND-UTE UBERLÂNDIA

sind

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s