Carta aberta de Dr. Luís Fernando Bulhões Figueira sobre o “impeachment”!

Caros(as) Amigos(as),

Quero me dirigir a vocês que são favoráveis ao impeachment.

Convido-os(as) a dialogar comigo no mais absoluto respeito.

A esse momento dos acontecimentos, vocês já devem saber que nossa Constituição de 1988 prevê impeachment no caso de crime de responsabilidade.

Portanto, se vocês são favoráveis ao impeachment porque a presidenta não sabe conduzir a economia do país, vocês estão cometendo um grave erro. Os fins não justificam os meios. A não ser para aqueles que são maquiavélicos. Não podemos, em nome de uma finalidade justa (melhorar a economia), utilizar meios injustos, ilegais, antiéticos (impeachment sem crime). Quem pensa e age assim é tão desonesto quanto os corruptos que alega combater.

Por outro lado, se vocês defendem o impeachment porque compreendem que as pedaladas fiscais constituem crime de responsabilidade, então convido-os(as), após a votação do impeachment, a continuarem mobilizados em novas manifestações de rua exigindo a deposição de todos os 16 governadores de estado que também cometeram pedaladas fiscais.

Numa terceira hipótese, se vocês defendem o impeachment porque compreendem que a presidenta Dilma se beneficiou do esquema de corrupção na Petrobrás, por receber doações de empreiteiras para sua campanha eleitoral de 2014, convido-os(as) a continuarem mobilizados em novas manifestações de rua exigindo a deposição de todos os políticos (deputados, senadores, governadores) que receberam doações das mesmas empresas que fizeram doações à campanha da chapa Dilma-Temer.

Em todos os casos acima, meu apelo é para que vocês mantenham a coerência e ética entre seus discursos e suas práticas. Embora eu entenda as razões de vocês (melhorar a economia, combater a corrupção), continuo com a minha posição de que o impeachment será um golpe à democracia e à Constituição, caso a justificativa não seja um crime de responsabilidade da presidenta. Mas, independente do resultado de domingo, espero que vocês não abandonem a luta contra a corrupção, sejam quais forem os partidos envolvidos. E a única forma de persistir nessa luta, é manter, ampliar e intensificar ainda mais os protestos, para que os outros políticos também paguem pelos seus erros.

Se o impeachment ocorrer e as manifestações « contra a corrupção » acabarem, teremos presenciado uma imensa farsa.

Será uma enorme decepção, uma derrota da ética e a maior vitória da hipocrisia em todos os tempos.

Com o meu respeito,

Luís Fernando

Obs: Dr. Luís Fernando Bulhões Figueira é professor na Universidade Federal do Espírito Santo – Doutor em Análise do Discurso

jus

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s