Tele sala na escola pública mineira! Vamos aceitar isso?

A Secretaria Estadual de educação de Minas Gerais, do Governo Pimentel, a exemplo de todos os governos anteriores que adoram inventar projetos para a educação pública sem discutir com a comunidade escolar, no intuito principalmente de cortar gastos, quer agora impor que alunos maiores de 16 anos ou fora da faixa etária idade-série, no ensino fundamental, concluam seus estudos de forma “ACELERADA” através de ensino à distância, ou seja, por telecurso.

A medida impõe que os alunos ficarão na escola confinados assistindo vídeo-aulas, tendo apenas um único instrutor, durante um ano, e assim, no final do período, farão uma prova, e terão seus certificados de conclusão do ensino fundamental. Está claro que essa é mais uma política de desobrigação do estado para com a educação dos jovens. Dispensa-se o professor na vida desses alunos e impõe-se a lógica da redução de custos, através de telecurso, com a desculpa de que se está criando algo “novo”.

Ora, em Goiás o governo quer transferir a escola pública para as OSSs (organizações privadas). Em São Paulo tentaram colocar 100 alunos por sala, fechando escolas. Em Minas Gerais, o governo Pimentel quer impor tele sala nas escolas públicas para cortar gastos com educação.

Vamos aceitar isso? É essa a educação que queremos para os filhos da classe trabalhadora? O governo discutiu com os jovens se eles querem ficar confinados assistindo vídeo-aula? Eu digo NÃO a mais essa proposta indecente para escola pública mineira.

O Sind-UTE/MG elegeu como um dos seus eixos de luta para esse ano “UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA”. Pergunto: há algo de “transformador” nesse “aceleramento” de ensino dos jovens, via tela sala? Penso que não. Penso que essa medida do governo mineiro também deve ser denunciada e barrada na Greve Nacional que faremos nos dias 15, 16, 17 de março. Precisamos discutir urgente qual educação queremos para os filhos da classe trabalhadora. Chega de politiquice das secretarias da educação com os estudantes da escola pública. Jovens precisam de orientação humana e política. Basta de máquinas virtuais teleguiando nossos jovens!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE / FRENTE RESISTÊNCIA – Dirigente Sind-UTE/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Acessem aqui os BLOGs da FRENTE RESISTÊNCIA: www.frenteresistencia.blogspot.com.br ,   www.coletivolenin.blogspot.com, www.espacomarxista.blogspot.comwww.tmarxistaleninista.blogspot.com.br ,              www.socialistalivre.wordpress.com

ead

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s