Contra a política neoliberal do governo Sartori! Em defesa da população e dos servidores do RS!

A atual administração do governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o PMDB com Ivo Sartori, a pretexto de déficit das finanças públicas, tem congelado salários, atrasado pagamentos (inclusive à União), causando estancamento das receitas do Estado e diminuindo o número dos servidores públicos ao não repor as vagas abertas com aposentadorias.

Na visão formada pela mídia, há duas possibilidades: a incompetência do governador que colocou o Estado entre um dos mais violentos por falta de segurança pública, ou de um governo herdeiro e amarrado pela dívida do antecessor, Tarso Genro do PT, que “irresponsavelmente” deu um reajuste de 76,68% ao magistério ao longo de seu governo.

O que ocorre na verdade é a implantação da cartilha neoliberal de redução do tamanho do Estado, repassando à sociedade civil parte das atribuições estatais. Exemplo disso é o Projeto de Lei (PL) 103/2015, Programa Estadual “Escola Melhor: Sociedade Melhor”, sancionado em 2015, que prevê a possibilidade de fornecimento, por parte da iniciativa privada, de serviços ou suprimentos às escolas em troca de espaço para propaganda.

Outro exemplo é o que vem ocorrendo na segurança pública. Apesar de existir um número de aprovados pelo concurso feito na época de Tarso, aguardando a nomeação, Sartori impede que os candidatos aprovados assumam suas vagas, mesmo ante um quadro de servidores defasados. Entre suas últimas propostas está a contratação de reservistas do Exército, não concursados, para as polícias. Isso representa uma economia para o Estado, vide que na remuneração do contratado não incide plano de carreira. Nós da Frente Resistência não temos nenhuma solidariedade para com as polícias bem como denunciamos seu inerente papel repressivo, ao contrário da esquerda pequeno-burguesa que enxerga os agentes do aparato de segurança como “trabalhadores”. Todavia, também nesse caso – a substituição de um capataz por outro capataz, mas precarizado – fica evidente a ótica de desmanche neoliberal promovido pelo governo peemedebista.

É fundamental que todas as forças de esquerda, populares e progressistas se unam para combater o desmantelamento estatal e a privatização do interesse público. Seja no RS ou em qualquer canto do país, a nefasta e antioperária política neoliberal tem recrudescido sua sanha cada vez mais, e merece a resposta adequada.

Por: Nota política da Frente Resistência – 20 de fevereiro de 2016

Acessem aqui os BLOGs da FRENTE RESISTÊNCIA: www.frenteresistencia.blogspot.com.br ,   www.coletivolenin.blogspot.com, www.espacomarxista.blogspot.comwww.tmarxistaleninista.blogspot.com.br ,              www.socialistalivre.wordpress.com

jose-ivo-sartori_-foto_-galileu-oldenburg_-pmdb-rs668

 

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s