Contra o golpe e contra o ajuste! (Nota de conjuntura da Frente Resistência)

O golpismo contra o governo Dilma tem perdido força. As contradições entre os setores da oposição de direita -tendo como exemplos o cerco ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (investigado por corrupção e alvo do conselho de ética da Casa) e as decisões do STF contra seu atabalhoado rito do processo de impeachment, o papel de “bombeiro” que o vice Michel Temer tem adotado, bem como a “suavização” no discurso das grandes empresas de mídia- enfraquecem a possibilidade de “golpe branco” (isto é, golpe travestido de legalidade).

Porém, o refluxo do movimento golpista parece ser apenas temporário. Tais setores tem feito esforços enormes para incluir, cedo ou tarde, Lula como réu nas investigações da Lava-Jato, inviabilizando-o para as eleições presidenciais de 2018, bem como se apegam a qualquer elemento ou dado que possa ser usado contra o governo Dilma.

Ao mesmo tempo em que realizam esses ataques institucionais contra o governo, a oposição de direita e os setores reacionários do país, alinhados com o imperialismo mundial, continuam arrancando concessão atrás de concessão de Dilma. Ao invés de se voltar para as bases populares e os movimentos de massa, para combater a direita, o governo prefere se submeter, de forma pusilânime, aplicando a agenda neoliberal tão ao gosto da burguesia.

 

Fala-se agora, por exemplo, em uma nova reforma da previdência (inclusive com aumento da idade mínima para aposentadoria), aprofundando as mudanças anti-trabalhador realizadas por Lula no início de seu mandato. A pretexto de um “ajuste” nas contas públicas, o que o governo Dilma tem feito é onerar mais e mais os trabalhadores, de modo que é sobre o povo, e não sobre os burgueses, que tem caído a conta da crise capitalista.

É evidente, todavia, que o governo Dilma tem aplicado tal programa anti-trabalhador de forma lenta. E isso contraria os setores reacionários de direita, que tem pressa na aplicação pura e sem disfarces da agenda neoliberal. Por isso o interesse de derrubar Dilma e emplacar um representante de direita “puro sangue”, que não possua a cor -ainda que simbólica- vermelha do PT ou a ligação histórica com a classe operária que o partido possui, mesmo que cada vez mais distante disso.

Se com Dilma é ruim, com alguém à direita de Dilma será pior ainda. É por isso que nós, da Frente Resistência, mantendo nossa oposição de esquerda ao governo, nos posicionamos no campo do ANTI-GOLPISMO, e convocamos à FRENTE ÚNICA de luta, com todo o setor progressista, popular e de esquerda, governista inclusive, para que possamos combater a ofensiva reacionária de direita dos nossos tempos.

 Por: Frente Resistência – Janeiro de 2016

Acessem aqui os BLOGs da FRENTE RESISTÊNCIA: www.frenteresistencia.blogspot.com.br ,   www.coletivolenin.blogspot.com, www.espacomarxista.blogspot.com, www.tendenciarevolucionaria.blogspot.com, www.tmarxistaleninista.blogspot.com.br , www.socialistalivre.wordpress.com

SL-FR

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Contra o golpe e contra o ajuste! (Nota de conjuntura da Frente Resistência)

  1. Gilza disse:

    POVO MINEIRO ESTÁ REVOLTADO!

    AS MORDOMIAS DO GOVERNADOR FERNANDO PIMENTEL PT: 180 KG DE CAMARÃO, 40 K DE LAGOSTA, 250 K DE PICANHA ARGENTINA, 140 K DE CORDEIRO URUGUAIO. DESPESA COM COMIDA DOS PALÁCIOS: R$ 718 MIL!

    Leiam, confiram e compartilhem! É tanta comida que chega dar náusea… http://bit.ly/1ngxHwW

  2. Coxinha disse:

    É golpismo da esquerda que saqueou o Brasil . Estamos agindo de acordo com a Constituição

  3. Coxinha disse:

    Golpismo é da esquerda de votar contra o povo e em favor dos bandidos.
    Quando o protesto é da esquerda todo mundo bate palma, agora se é de direita é golpismo …
    Golpismo é o nome que se dá a qualquer ação da Oposição e da Imprensa quando a Esquerda corrupta está no Poder.
    Não existe saída para a crise econômica brasileira que não passe pelo impeachment ou a cassação do mandato de Dilma Rousseff, eleita com dinheiro roubado da Petrobras.

    Golpismo é mantê-la no poder.

    Todo o resto é blá-blá-blá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s