Greve das SREs/MG: a culpa é do trabalhador? o que está em jogo?

Vejo alguns colegas de trabalho, postando matérias políticas equivocadas nas redes sociais, atacando o Sind-UTE/MG, chovendo no molhado da ideologia burguesa, fazendo parecer que os trabalhadores das SREs é que são culpados por estarem em greve. Vi, inclusive, a arrogância de um dado trabalhador do ensino de Minas Gerais, uberlandense, por sinal, falando em protesto contra os grevistas. Ora, cara pálida, pare de pensar apenas no próprio umbigo. Descobrimos até a existência de água em Marte, o que sugere possibilidade de colonização de vida naquele planeta, e vocês acham que existe apenas o umbigo de vocês no universo?

Ninguém faz greve porque gosta, fazemos greve por necessidade. Ponto. É o caso dos trabalhadores das SREs. E merecem todo nosso apoio e solidariedade. E não adianta também simplesmente rasgar o fígado contra o governador eleito, como fazem alguns umbiguistas, querendo colocá-lo no mesmo balaio de gato de Aécio Neves (PSDB), o governo anterior, porque não é. Pimentel (PT) pela primeira vez depois de anos abriu uma negociação com o Sind-UTE/MG, em relação aos trabalhadores da educação das escolas. E o PSDB em anos de governo negociou o que, cara pálida? Se você chegou no mundo do trabalho educacional mineiro hoje, é bom pensar além da história das próprias fraldas. Se já está no mundo do trabalho educacional mineiro há mais tempo, faça um teste de memória.

O governo Pimentel (PT) está pisando na bola com a greve das SREs? Está capitulando à burguesia. Forçado pela conjuntura, ele está escolhendo um lado. O lado do ajuste fiscal proposto por Dilma Rousseff em Brasília para todos os governadores, ou seja, nenhum gasto a mais. Quem exige nenhum gasto a mais? Os banqueiros nacionais e internacionais e uma parte dos empresários brasileiros que inclusive tramam um golpe contra o PT, caso este partido não atenda suas exigências de cortes e mais cortes de gastos. O que faz o setor governista do PT? Capitula às exigências da burguesia, infelizmente. Isso não vai parar o golpe direitista em marcha no país, temos insistido nisso. A direita quer extirpar tudo que cheira à classe trabalhadora do poder do estado brasileiro. Na ótica deles, os governos trabalhistas petistas cedem demais ao povo.

Portanto, a greve das SREs se prolonga, porque se trata de uma disputa acirrada do orçamento minguado do Brasil e de Minas Gerais em um momento de crise política e econômica. De um lado, os trabalhadores e suas necessidades, de outro lado, o governo petista espremido entre os trabalhadores e os banqueiros e empresários e suas exigências econômicas que querem também garantir a sua fatia no minguado bolo.

Nós, socialistas livres, temos lado, nada de ceder às exigências do empresariado. Vamos exigir que se governe para os trabalhadores na medida de nossas forças. Os trabalhadores das SREs estão lutando com suas forças, no fundo, contra uma política de cortes de gastos públicos, em âmbito estadual e nacional. É mais uma de muitas outras lutas que virão. O Sind-UTE/MG está cumprindo o papel político correto: esticar a corda para o lado da classe trabalhadora. Vamos conseguir sair vitoriosos? Vai depender da força dos companheiros e companheiras das SREs e também da capacidade de não misturar nossas reivindicações com as exigências dos golpistas oportunistas de direita, partidários do PSDB e DEM, que, vendo os recursos econômicos estatais minguados, querem ver o circo pegar fogo e chegam com intuito de destruir os governos mais próximos dos trabalhadores, como o caso de Pimentel (PT).

Os trabalhadores da SREs não vão conseguir tudo, mas estão cumprindo um papel importante na luta de classes de Minas Gerais. Apresente proposta melhor aos trabalhadores, Pimentel. E parem de pensar apenas no umbigo, caras pálidas.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Luta de Classes, Lutas do Sind-UTE/MG e marcado . Guardar link permanente.

19 respostas para Greve das SREs/MG: a culpa é do trabalhador? o que está em jogo?

  1. Franchesco disse:

    Quando mostramos os FATOS HISTÓRICOS e não discursos falsos de esquerdistas, os socialistas são surpreendidos pela verdade, verdade que revela que sua ideologia só trouxe miséria e mortes, mas os matutos dos movimentos socialistas já criaram a desculpa ”perfeita”, a de que ”aquilo” não era socialismo, ou seja, quando dá errado, não é socialismo, mas só quem for desprovido de massa cefálica cai nessa lorota, apenas 5 minutos de análises e vemos que URSS, Cuba, Vietnã, Coréia do Norte, Etiópia, Angola, Bielorrúsia, Moçambique, Venezuela etc, países que implantaram ou implantam o socialismo são uma miséria, um fracasso total, com autoritarismo e muitas mortes.
    NÃO REPRODUZAM DISCURSOS SOCIALISTAS DESSA DOUTRINAÇÃO SÓRDIDA DA ESQUERDA NAS FACULDADES.
    Isto sem contar o fato de que antes de por em prática, o socialismo já estava refutado.

  2. Rafal augusto de miranda disse:

    Cara pálida, preste bastante atenção, ninguém é contra a greve!! Só é contra não receber! Entendeu? Vc é a favor de algum ser humano trabalhar e não receber pelo seu trabalho?

  3. Cara pálida!!! Ninguém é contra a greve, cara pálida!!! Só somos contra não receber! O Sr é a favor de trabalhar e não ser remunerado pelo seu trabalho? Ora cara pálida, só se trata disto! é tão simples registrar os servidores no sistema! É muito simples! Obrigado cara pálida!

    • Cobre do governo, não dos grevistas, cara pálida. Toda greve tem efeitos e prejuízos.Simples assim.

      • Rafal augusto de miranda disse:

        Vamos cortar seu salario cara palida pra depois o sr ter legitimidade argumentativa cara palida!! O sr é só retorica cara pálida, quero ver dar exemplo cara pálida!!

      • Rafal augusto de miranda disse:

        Vamos cortar seu salário cara pálida pra depois o sr ter legitimidade argumentativa cara pálida!! O sr é só retórica cara pálida, quero ver dar exemplo cara pálida!!

      • Já fiquei quatro meses sem salário por fazer greve. Não sabe de nada inocente. Quem está com o salário cortado são trabalhadores que pegaram contrato agora, ou seja, pegaram o contrato em um momento de luta da SRE. Toda greve tem efeito. E greve é direito do trabalhador.

    • Coxinha disse:

      Como se não bastasse o “tal” sistema, a comunidade que pouco participa da vida escolar, os alunos em sua maioria desinteressados, as péssimas condições de trabalho, ainda é preciso conviver com os Cara pálidas marxistas! Aqueles que batem no peito dizendo que fazem greve e demonstram aos alunos seu despreparo enquanto educador, sua forma torta de olhar o mundo, seu jeito contraditório de falar da teoria e fazer diferente na prática. Uma alienação, uma covardia, uma vergonha!

  4. Rafal augusto de miranda disse:

    Cara pálida!!palavras !!apenas!! Palavras pequenasss!!palavras!! Ao vento!! Brinca não cara pálida!! Pra mim o sr é só um cara pálida, cara pálida ,mais nada!! Muitos estão nessa de inocente cara pálida, como o sr mesmo disse cara pálida! Espero que o sr nunca precise desse misero salario cara pálida, assim como muitos colegas seus precisam nesse momento cara pálida! Pra mim o sr ainda é um comédia cara pálida!!

  5. Rafal augusto de miranda disse:

    Palavras !!apenas!! Palavras pequenasss!!palavras!! Ao vento!! Brinca não cara pálida!! Pra mim o sr é só um cara pálida, cara pálida ,mais nada!! Muitos estão nessa de inocente cara pálida, como o sr mesmo disse cara pálida! Espero que o sr nunca precise desse misero salario cara pálida, assim como muitos colegas seus precisam nesse momento cara pálida! Pra mim o sr ainda é um comédia cara pálida!!

    • Rafal, infelizmente, você só pensa no seu umbigo. A escolha de trabalhar na educação é isso. Lutas e mais lutas. Como disse já fiquei 4 meses sem receber por conta de corte de ponto, em greve, do governo tucano autoritário de Aécio Neves, mas como você só pensa no umbigo, não vai entender a luta coletiva nunca. Fica aqui o nosso apoio aos companheiros e companheiras de luta das SREs, que estão fazendo uma greve heroica. Ass: Gílber.

  6. Rafal augusto de miranda disse:

    Queria saber se o salário dos grevistas estão cortados!! Gílber pra mim suas palavras não tem lastro, são apenas palavras bonitas!! Em uma greve legítima gílber deve-se manter os serviços essenciais!! Creio que o sálario de muitos é a unica fonte de subsistência!! Sabe o que é isso Gílber?? Isso é estar vivendo de favor!! Já que o sr é tão altuísta, pq o sr não doa parte do seus vencimentos a quem está sem receber!! A luta não é coletiva? Gílber pra mim o sr não pode ser representante nem de sala de aula de ensino fundamental! Sua noção de coletividade é totalmente deturpada!!!!

  7. Rafal augusto de miranda disse:

    Queria saber se o salário dos grevistas estão cortados!! Gílber pra mim suas palavras não tem lastro, são apenas palavras bonitas!! Em uma greve legítima gílber deve-se manter os serviços essenciais!! Creio que o sálario de muitos é a unica fonte de subsistência!! Sabe o que é isso Gílber?? Isso é estar vivendo de favor!! Já que o sr é tão altruísta, pq o sr não doa parte do seus vencimentos a quem está sem receber!! A luta não é coletiva? Gílber pra mim o sr não pode ser representante nem de sala de aula de ensino fundamental! Sua noção de coletividade é totalmente deturpada!!!!

  8. Rafal augusto de miranda disse:

    Queria saber se o salário dos grevistas estão cortados!! Gílber pra mim suas palavras não tem lastro, são apenas palavras bonitas!! Em uma greve legítima Gílber deve-se manter os serviços essenciais!! Creio que o salário de muitos seja a única fonte de subsistência de tais!! Sabe o que é isso Gílber?? Isso é estar vivendo de favor!! Já que o sr é tão altruísta, pq o sr não doa parte do seus vencimentos a quem está sem receber!! A luta não é coletiva? Gílber pra mim o sr não pode ser representante nem de sala de aula de ensino fundamental! Sua noção de coletividade é totalmente deturpada!!!!

  9. Coxinha disse:

    Rafal!
    Esse Gilber petista é um sindicalista pelego, com certeza ele recebe dinheiro do sindicato.
    Eu achava o termo pelego muito forte.
    Hoje acho o mais adequado para esses caras!

    Professor sindicalista presta um (des)serviço à população.
    Professor sindicalista afirma que não precisa de dinheiro, que prefere não ser valorizado.
    Professor sindicalista gosta de ver seus alunos sofrendo com o péssimo serviço educacional que vem sendo oferecido pelo sistema.
    Professor sindicalista não tem consideração pela profissão!
    É isso o que acontece quando o sujeito desliga o cérebro e a razão e se entrega gostosamente ao desejo de se apegar a ideologias. Não tem muita salvação.
    Acredito que seja de má fé que os marxistas agem…

    • É POR ESTAS E OUTRAS QUE OS SINDICATOS E VÁRIAS REPRESENTAÇÕES DE MOVIMENTOS SOCIAIS QUE NUM PASSADO ATÉ RECENTE TINHA BASTANTE FORÇA, HJ ESTÁ NO OSTRACISMO E VIVE NO DESCRÉDITO POPULAR. SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER! É A MAIS PURA VERDADE! E O JUDICIÁRIO QUE OUTRORA ERA DISTANTE DO CIDADÃO, ESTA CADA VEZ MAIS PRÓXIMO A ELE! GRAÇAS A DEUS NÉ! ESSE CASO MESMO! O SINDICATO AO INVÉS DE IR LÁ E DIZER: “TURMA, EXISTE UM CONTINGENTE MINIMO DE COMPANHEIROS QUE PRECISAM SER CADASTRADOS NO SISTEMINHA AE DE VCS PARA QUE POSSAM RECEBER SEU GANHA PÃO ZINHO NO FINAL DO MÊS” NÃO!! NÃO FAZEM ISSO, PELO CONTRÁRIO!! hJ EU DIGO PRA VCS! SE EU TENHO UM PROBLEMA, VOU NO MP! SIMPLES ASSIM!!! LÁ O PROMOTOR ESTA ME OUVINDO MAIS QUE MEUS PARES! É TRISTE DIZER ISSO MAS É A REALIDADE CONTEMPORÂNEA! É UMA QUESTÃO DE POUCO TEMPO PARA OS SINDICATOS MINGUAREM! INFELIZMENTE! AE SIM OS INTERESSES INDIVIDUAIS SUPRIMIRAM OS COLETIVOS! INFELIZMENTE!

    • Coxinha, pensando redondo? Entendo.

  10. Soraya Hissa disse:

    Tudo bem, mas dá pra parar de utilizar a expressão “cara pálida”. Os indígenas não tem nada com isso e não precisam ser lembrados de uma forma pejorativa e sarcástica como os dois lados estão fazendo. Eles por sinal são um dos grupos mais organizados que conheço, apesar de seus conflitos internos, como todos os grupos tem, sabem superar inteesses individuais, pela causa coletiva e, por muito mais do que isto, merecem nosso respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s