PMDB para resolver a crise política, como assim? Dilma agora é FANTOCHE?

A burguesia já conseguiu quase que totalmente derrotar a política vencedora nas urnas de 2014, qual seja, a política que disse NÃO ao PSDB, não a Aécio Neves, não à retirada de direitos, ou seja, a política aprovada por mais de 50 milhões de brasileiros que tiveram discernimento de não permitir que o Brasil recuasse na gestão Federal, indo para as mãos do PSDB e seus aliados.

Mas essa vitória política das urnas já foi praticamente usurpada pela direita golpista e pela mídia golpista que, junto com a criminalização do PT, via Operação Lava Jato, conseguiram enfraquecer o PT ao ponto de fazer com que este partido se rendesse inteiramente ao poderio do capital e aos movimentos de pressão dos eleitores golpistas de Aécio Neves, que não aceitaram a derrota nas urnas.

Agora, fala-se em Renam Calheiros (PMDB) para salvar a Presidente Dilma Rousseff da crise política? Como assim? Dilma está se conformando com o papel de mero fantoche do PMDB e da direita golpista? Ao que tudo indica, sim. Na prática, Dilma Rousseff não consegue governar mais para quem a elegeu. O ajuste fiscal, em muitos sentidos, retira direitos dos trabalhadores para fazer superávit para os banqueiros. O PT também não aprova uma medida sequer no Congresso Nacional em favor dos trabalhadores. E portanto, no auge da crise política, com Renam Calheiros ou seja quem quer que for, com o discurso de fazer um PACTO para unificar Brasil, está se apenas impondo o programa político do PSDB e da direita golpista contra os direitos dos trabalhadores, isto é, vão jogar a crise econômica inteirinha nas costas da classe dos que vivem de salário, os trabalhadores. Pior, com o aval de Dilma Rousseff que está aceitando passivamente o papel de fantoche do capitalismo e da direita.

Se derrubarem Dilma por impeachment, uma possibilidade posta, sabemos que será uma derrota acachapante para toda classe trabalhadora do país que ainda acreditava que pelo menos a democracia brasileira existia. Para não sofrer essa derrota acachapante que a direita golpista e fascista quer nos impor, temos de fazer Frente Única com o PT e lutar juntos contra o golpe da direita fascista. Dia 20 de agosto tem ato contra o GOLPE. Mas, vejam bem, a derrota eleitoral de 2014 já está em voga, porque Dilma Rousseff, acuada, está aceitando passivamente o papel de ser FANTOCHE do programa do PSDB e da direita reacionária.

Qual a saída para essa derrota eleitoral e política que nossa classe está sofrendo? A desesperança? Virar quinta coluna do golpismo de direita, como setores oportunistas que se dizem de “esquerda” (PSTU, PCB, setores do PSOL) estão fazendo? Não. É preciso refazer tudo do zero, é preciso, enquanto trabalhadores que somos, seguir nas mesmas lutas de sempre pela sobrevivência dos membros da nossa classe, nas greves, nas lutas contra a perda de direitos, e aprender a lição, quem for capaz de aprendê-la. Qual lição? Nunca acreditar que em aliança com qualquer que seja a banda podre da direita (PMDB, PDT, PSB, etc…) pode se chegar ao poder do estado e de fato mudar a vida da classe trabalhadora. Não pode. Principalmente em momentos de crise econômica capitalista como vivemos hoje. E que não tem dia para terminar. A última grande crise econômica capitalista do mundo levou à segunda guerra mundial.

O PT hoje é fantoche do PMDB, em Brasília. Nas bases, o PT é fraco, velho, cheio de gente paga para fazer política, gente que não luta nem para defender o seu emprego de militante, um bando de alienados que mamam na teta dos parlamentares do PT, ou seja, o PT é um partido cada vez mais sem militância de verdade.

Seus líderes maiores estão presos, presos mesmo já estando presos, a exemplo de José Dirceu. Lula em breve poderá ser também preso, o sonho de consumo da direita fascista golpista. E se a Dilma Rousseff conseguir arrastar seu mandato até o fim, como estamos lutando para que consiga, para que nossa classe não sofra uma derrota ainda mais acachapante na luta de classes, sabemos que seu fantochismo governista, com toda certeza, poderá ser ideologicamente até melhor ainda para a burguesia do que um GOLPE, porque a classe trabalhadora, eleitora de Dilma Rousseff, sairá totalmente desmoralizada pelo governo que elegeu, acreditando que tudo que foi colocado em prática, corte de direitos, foi obra pura da maldade da esquerda ou da maldade do PT, quando, na verdade, não é uma maldade do PT, é só uma covardia mesmo.

Dilma Rousseff e o PT estão sendo covardes para cumprir as alianças com a burguesia que os financiaram para levar ao poder e esqueceram de olhar para a base social que os elegeu, o povo que luta e sofre. Lutemos contra o GOLPE em FRENTE ÚNICA com o PT, mas procuremos nos desgarrar dessa ideologia dos fracotes e dos covardes petistas, que jamais libertarão a classe trabalhadora do seu jugo histórico. Esse é o desafio do tempo presente. Não será uma eleição que melhorá nossa vida, não será fazendo seguidismo aos fracotes do PT que mudará a nossa vida, será a nossa incansável luta, enquanto classe trabalhadora.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Luta de Classes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s