O irracional politicanho!

É o que se vê. O povo brasileiro, em sua maioria, está alienado. Quem é responsável por isso? Em grande parte, o PT que ensinou, nos últimos anos, que bastava votar em seus deputados e vereadores e prefeitos e governos que os problemas do país estariam solucionados. Pegaram carona no oportunismo parlamentar de eleger mandatos e mais mandatos e ganharem dinheiro fácil à custa do voto do povo.

Só que o buraco é mais embaixo. Não basta votar certo para a vida melhorar. Vivemos no mundo capitalista, sistema baseado na exploração dos patrões sobre o trabalho não pago aos trabalhadores, isto é, baseado na exploração de mais-valia. Quando os patrões não conseguem ter mais os lucros de antes, explorando a mais-valia dos operários, eles demitem, fecham as fábricas, exigem pagar menos impostos ao estado, e, enfim, minguam, assim, o dinheiro arrecado pelo estado e para os políticos reformistas que disseram que bastaria votar neles para os problemas do povo serem resolvidos. O governo reformista, com os recursos minguados, corre para o ajuste fiscal, ou seja, faz cortes de gastos, é o que está fazendo o PT em nível federal, cortando gastos sociais, dando nome a isso de ajuste fiscal.

Resultado: temos hoje uma população alienada, ensinada pelo próprio PT de que basta votar, mas rompida com o PT, porque descobriu que simplesmente votar no PT não a tira da crise econômica capitalista de demissões e dinheiro curto em que se encontra.

Essa mesma população que foi ensinada pelo PT de que bastaria votar correto para a vida mudar, agora está totalmente alienada, mas continua tendo a mesma ilusão de que se apoiar a direita golpista, que também prega a mesma mentira, VOTEM EM MIM que a vida irá mudar, terá algum êxito. Não terá êxito, mas isso explica a onda que tem feito com que muitos tenham ilusão no Golpe que prega o Fora Dilma. Acham que a vida mudará, se trocarem o governante eleito por outro, mesmo que não seja no voto, mesmo que seja por um golpe.

Uma alienação historicamente construída que serve às classes dominantes, ou seja, a população não sabe pensar fora do esquadro, e apoia interesses escusos por conta disso, inclusive um GOLPE, como está acontecendo na atual conjuntura. Essa culpa, em grande parte, é do PT. A saída para fora desse irracional politicanho é acreditar mais na nossa luta e menos no nosso voto em qualquer partido político que seja. Resumindo: é mentira dizer que basta votar no PT para a vida mudar. Não basta votar em partido algum. Temos de estar na luta contra o capitalismo e vigilantes em relação a nossos direitos a serem conquistados e nunca perdidos.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Lutas do Sind-UTE/MG e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s