A esquerda que cai no oportunismo e serve à direita: o que Zé Maria do PSTU não respondeu?

A esquerda, que pauta sua luta de classes apenas fazendo oposição ao governo institucional de plantão, tentando se colocar como a voz da verdade no movimento operário, achando que a crise da humanidade é tão só uma crise de direção, em momentos de crise política institucional, tem demonstrado sua total fragilidade dirigente e, assim, simplesmente essa esquerda tem caído no colo da direita, achando que está dirigindo os ventos para a esquerda, quando, na verdade, o discurso do purismo fantasioso, em que vivem, ajuda a executar os planos da direita golpista. Trata-se da política do Fora Dilma, Fora PSDB, Fora PMDB, Fora Eduardo Cunha, encampada pelo PSTU.

Na tentativa do PSTU, em seu site, de polemizar com artigos de imprensa do movimento operário de esquerda que denunciam o caminho oportunista do PSTU ao engrossar, indiretamente, o Fora Dilma golpista da direita, o militante Zé Maria (PSTU) – aliás, militante em quem votei para presidente da república no primeiro turno das eleições 2014, antes que me acusem, como crianças, de rancoroso e despeitado, porque um dia fui militante do PSTU, logo, se agora o critico só pode ser por despeito – enfim, Zé Maria destila simplismo e diz que todos partidos são de direita, inclusive o PT. Assim, o PSTU considera progressivo os “trabalhadores” quererem derrubar o governo direitista de Dilma do PT. Tudo bem, podemos até concordar que o governo petista prefere fazer ajuste fiscal contra os trabalhadores a enfrentar a direita em prol dos trabalhadores. Isso por si amarra o governo petista a ser igual à direita que o quer derrubar? Claro que não. Há contradições com o PT no governo. Não se pode atacar tanto os trabalhadores, como a burguesia em crise econômica precisaria atacar, com o PT no governo. Por isso querem derrubar o PT.

O que Zé Maria não responde? O movimento da direita por derrubar o PT começou agora com a fragilidade do governo perante a opinião pública, com Dilma “no volume morto”, como Zé Maria insinua? Não. O PT sofreu uma metralhada de ataques da direita para rebaixar ainda mais seu reformismo em prol de governar para a classe dominante e assim tem se construído o projeto direitista, desde o segundo turno das eleições 2014, quando, no segundo turno e não no primeiro, votei em Dilma Rousseff. A luta de classes é que tem colocado o PT nas cordas do ringue.

Esse projeto direitista, desde então, tem feito sistematicamente, com o apoio da mídia, toda uma campanha suja para não deixar a presidente eleita governar. Agendas conservadoras ganham o país. O PT perde proposta atrás de proposta no Congresso Nacional. Esse é o plano que está sendo posto em prática pela direita: derrubar o PT, colocar a direita truculenta no poder. Para Zé Maria (PSTU), não. O PT apenas serve à direita e por isso tem de ser derrubado. Para Zé Maria não há contradições. O PT é um freio à revolução.  No fundo, é o que Zé Maria do PSTU pensa. Tudo bem. Rendamos, então, à tese de Zé Maria. Derrubamos os direitistas do PT. Quem vai governar? Chegou a revolução? O freio foi quebrado, afinal.

O PSTU quer derrubar o PT, o freio da revolução brasileira, na visão do PSTU. Assim, para fingir que não está engrossando e apoiando o golpe de impeachment da direita golpista contra Dilma, o PSTU, através de Zé Maria, diz: queremos Fora a Dilma, Fora o PSDB, Fora o PMDB, Fora o Eduardo Cunha. Bingo. Aqui vem o oportunismo de esquerda, que vive no mundo da lua, fazendo suas comédias em luta de classes e suas concessões à burguesia.

Quem está colocando em pauta derrubar o PSDB no Brasil? Qual instituição? Qual mídia? Qual movimento operário? Qual pesquisa de opinião pública? Qual Congresso Nacional? Quem está colocando em pauta derrubar o PMDB no Brasil? Qual instituição? Qual mídia? Qual movimento operário? Qual pesquisa de opinião pública? Qual Congresso Nacional? A resposta é NINGUÉM, NENHUMA, NENHUM. O que existe é uma trama clara para derrubar o PT e tão só o PT, prendendo e se possível cassando os direitos políticos dos seus dirigentes.

Ora, vamos à verdade. A esquerda oportunista sabe que se cair o PT, nas condições atuais, quem vai governar é o PSDB e seus aliados de direita do PMDB, com o apoio da mídia, com o apoio do Congresso Nacional, com apoio até das massas que já não apoiam Dilma, totalmente dominadas pelas mentiras da mídia, somadas às dificuldades da crise econômica atual. Mesmo assim, mesmo sabendo que vai governar a direita golpista, a esquerda oportunista pega carona no movimento da direita para ajudar a derrubar Dilma. O que acham que vão ganhar com isso? Lunaticamente acreditam que com a queda do PT, com a morte do freio revolucionário do país, finalmente a direção revolucionária do PSTU será a ungida, a reconhecida por todo movimento operário, para conduzir a classe operária brasileira ao verdadeiro paraíso. Isso explica o oportunismo abstrato de esquerdas como o PSTU. Se é governo e não é revolucionário, é freio à revolução, logo, são contra, não importa se venha o diabo governar em seguida. Troca-se um freio por uma metralhadora governante.

Fazendo oposição apenas ao governo petista de plantão, sem saber atuar nas contradições do capital e da política, a esquerda oportunista não responde que ela mesma poderá ser trucidada, caso prevaleça mesmo o projeto dos golpistas, como está se desenhando. Se os golpistas de direita querem até inventar uma desculpa para colocar Lula na cadeia, o que farão com outros que se dizem de esquerda? Não existe lugar na luta de classes hoje para o Fora Todos do PSTU. Concretamente, apenas o que se vê é um Fora PT.

Na verdade, para ser coerente com sua tese oportunista, que pega carona no projeto golpista da direita que quer derrubar Dilma, o PSTU tinha mesmo era de ir, no dia 16 de agosto, para o ato de massa da direita golpista, fazer frente única com eles, e disputar a “massa inconsciente” que quer derrubar apenas Dilma Rousseff e que não foi ainda avisada pelo PSTU que precisam derrubar também o PSDB, o PMDB. Que o PSTU ouse levantar suas bandeiras vermelhas concretas no meio desses fascistas e assim verão qual movimento concreto existe na luta de classes atual. Quem sabe assim chegam mais rápido à ditadura. Do proletariado? Receio que não, Zé Maria.

De minha parte, não caio no oportunismo da esquerda que pega carona no projeto da direita. Dia 20 de agosto estarei nas ruas contra a derrubada de Dilma Rousseff que foi eleita pelo povo trabalhador.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s