Nada, em termos econômico-sociológicos, deve parecer natural, pois não o é! Enquanto a economia mundial patina, inclusive no Brasil, fruto da crise de superprodução do capitalismo que não consegue mais vender e lucrar como antes, os que formam opinião e tentam fazer o discurso do que deve parecer ser verdade, tentam simplificar o que é complexo, para impor suas ideologias em favor do grande capital.
Trata-se aqui principalmente dos grandes órgãos de imprensa que dias após dias tentam transformar em verdade a falácia de que a culpa de tudo que está ocorrendo de marasmo na economia dos ricos é culpa da Dilma. É mesmo?
Se a Dilma fosse destituída hoje do cargo como querem os golpistas, e assumisse a excelência burguesa Aécio Neves, a economia iria mudar para melhor? Claro que não. Pelo menos naquilo que se refere à economia dos mais pobres, dos trabalhadores, tudo seguiria o mesmo ou pior. Estes provavelmente perderiam ainda mais, já que a oposição de direita capitaneada pelo PSDB nunca teve qualquer compromisso com as classes mais desfavorecidas. Balela ficar repetindo que o dinheiro do país sumiu, porque o PT o roubou.
Portanto, antes de simplificar e dizer que a culpa do preço do aumento da cebola é culpa da Dilma Rousseff, pediria aqui apenas um lampejo de racionalidade e de postura crítica, para que se queira de fato investigar os motivos que estão fazendo com que a economia capitalista mundial esteja patinando desde 2008. Trata-se da crise endêmica do capitalismo.
Onde está então o erro do PT, enquanto posição mais próxima da esquerda, em meio a essa avalanche de crise política do país? Passar a ilusão de que é possível governar no capitalismo para todos. Não é possível. Ou se governa para os trabalhadores ou ficamos eternamente nas mãos dos ricos golpistas, principalmente quando a economia capitalista entra crise, como está agora. Os capitalistas querem fazer com que os trabalhadores paguem pela crise e lamentavelmente o PT cede às pressões, pois implementa a política do “governar para todos”.
Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com
Gilber babaca.Não debate. Marxista de merda.