Racismo entre os jovens: basta!

Trago esse depoimento de um estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, que ele mesmo divulgou no Facebook, e me autorizou discutir aqui. Trata-se de uma prática racista que lamentavelmente ainda circula no mundo dos jovens e adolescentes. Portanto, o caso não se trata apenas de uma fala, mas, sim, de uma prática social criminosa que ainda produz seus efeitos, passando de pais para filhos. Até quando vamos tolerar essas práticas sociais atrasadas e opressivas?

Vejam o depoimento de William Pereira, estudante do Ensino Médio e colaborador, junto comigo e outros professores, do Projeto Constituindo Sujeitos e Praticando Esportes na Escola Teotônio Vilela: “Uma coisa que pensei que nunca iria me acontecer aconteceu… Todos sabem que perdi um amigo essa semana e estou sofrendo muito. E hoje precisando de um amigo eu sofri mais, porque ele disse assim: “Não posso ser teu amigo, tu é moreno, mais escuro que eu”. Isso foi dolorido, até quando a cor vai valer mais que o caráter?”, disse  William Pereira, 26 de junho às 23:45, Facebook.

Ora, é realmente estarrecedor saber que existem jovens na sociedade que fazendo coro com esse tipo de prática social racista, sentindo-se no direito de discriminar alguém por conta da cor da pele ou outro preconceito qualquer. Basta de preconceitos! Diga não ao racismo!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Práticas sociais e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Racismo entre os jovens: basta!

  1. Telmo Kiguel disse:

    Realmente é preocupante quando uma discriminação se manifesta num ambiente estudantil como vemos em:
    http://saudepublicada.sul21.com.br/2014/09/26/educacao-e-criminalizacao-nao-previnem-discriminacao/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s