Pitacos sobre a conjuntura!

O Brasil atravessa uma das maiores crises políticas e econômicas dos últimos tempos. O governo de Frente Popular não consegue mais governar como antes, a direita política não aceita mais ser governada como antes, e o capitalismo brasileiro não lucra mais como antes. Essa somatória de fatores tem feito de nosso país um caldeirão político prestes a explodir.

O PT, acuado pela conjuntura, acusado impiedosamente pela direita e pela mídia burguesa de desvio de verbas na Petrobrás, não consegue hegemonia político-ideológica para sequer manter sua agenda capitalista-reformista no Congresso Nacional. À medida que a agenda capitalista-reformista do PT sai de cena, o PMDB coordena a conjuntura política e juntamente com Joaquim Levy, nomeado por Dilma Rousseff para fazer ajuste fiscal à custa de sacrifícios dos trabalhadores, impõem uma agenda cada vez mais conservadora no Congresso Nacional.

O PSDB, o PPS, o DEM, o PV apoiam a agenda política do PMDB e o PT capitula às pressões da direita burguesa conservadora, não enfrentando a lógica neoliberal das políticas burguesas em curso. O PL 4330 é um dos maiores golpes desferidos contra a classe trabalhadora brasileira nos últimos anos. Mesmo o PL 4330 dividindo opiniões no Congresso Nacional, estamos prestes a ter um recuo histórico grave nos direitos trabalhistas. A redução da maioridade penal também tem sido imposta como parte da agenda dos conservadores de direita que tentam reduzir os problemas sociais graves da juventude brasileira a meros casos de polícia, como se aprisionar mais cedo os jovens fosse resolver o problema da violência no país.

Hordas fascistas tomam as ruas com propagandas abertas contra a esquerda e a favor da ditadura militar, trazendo à tona o discurso do ódio contra a classe trabalhadora organizada, clamando abertamente por golpe político contra o governo eleito, acirrando ainda mais os ânimos em uma sociedade capitalista em crise. Parte da esquerda não consegue fazer a leitura dos trâmites golpistas em andamento no país e facilita a vida dos fascistas de direita, à medida que não combate o discurso da direita golpista, e ao mesmo tempo em que se recusa em lutar em frente única contra o golpismo e o fascismo, recitando aos ventos sua miopia de que não há golpe em curso no país.

A inflação sobe e amplos setores de massa perdem a esperança no governo petista recém-eleito, ficando à mercê do discurso da mídia burguesa e do discurso da direita partidária que não apontam as verdadeiras causas das dificuldades econômicas do povo: a crise de superprodução capitalista que, impossibilitada de extrair mais-valia como antes, tem paralisado a economia e deixado a sociedade sem saída nos limites do que os capitalistas apregoam.

A classe trabalhadora precisa se unificar para enfrentar a crise capitalista, enfrentar a agenda de corte de direitos da direita política para o país, bem como enfrentar o golpismo que, no fundo, quer aprofundar a retirada de direitos dos trabalhadores. Os socialistas livres, organizados na FCT, acreditam que só a construção de uma greve geral, contra a retirada de direitos, contra o golpismo, e a favor das reformas progressistas podem modificar a correlação de forças imposta pela classe dominante brasileira, em um momento de fragilidade do movimento operário progressista. Convidamos você a se somar ao CSL e à FCT para, de forma independente do PT e da esquerda socialista vacilante, enfrentarmos os desafios políticos e econômicos que nos estão colocados.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE (FCT) – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB/CSP-CONLUTAS – EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Acessem os BLOGS das organizações que estão construindo a Frente Comunista dos Trabalhadores(FCT): www.socialistalivre.wordpress.comlcligacomunista.blogspot.com,  coletivolenin.blogspot.com.br,  espacomarxista.blogspot.com.br, tendenciarevolucionaria.blogspot.com.br

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Luta de Classes e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pitacos sobre a conjuntura!

  1. Questões Relevantes disse:

    Gilber, o título de seu artigo é perfeito: “pitacos”. Deixo aqui dois contrapontos que também poderiam ser chamados de “eu avisei”:

    DILMA, A LEI DA GRAVIDADE E O EFEITO ORLOFF.
    http://goo.gl/Vup7EH
    NA ENCRUZILHADA, COM O DEMÔNIO DA ECONOMIA.
    http://goo.gl/wXckF7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s