Corrupção justifica GOLPISMO? João Batista Duarte acha que NÃO!

“Meus amigos e amigas, sob o pretexto de protestar contra a corrupção, muitos de nós estamos ingenuamente apoiando uma falácia golpista.

Protestar contra a corrupção, sim; mas, com a lucidez de não cometer injustiça e fomentar o retrocesso. Há claramente um discurso predominante neste movimento, que tenta destituir do poder um governo legítimo (eleito democraticamente) e que tem transformado este país, melhorando a vida das pessoas; sobretudo dos mais pobres, na sua empregabilidade, melhoria de seus salários, no acesso às universidades e escolas técnicas, entre outros avanços sociais inquestionáveis. Este é, sim, gostemos ou não, o Governo de Dilma, Lula, Jacques Wagner, Rubens Ottoni e tantos outros, como, por exemplo, o nosso amigo Edward Madureira. Cito este último, pois, se não consegue enxergar os avanços do Governo em geral, visite aqui, bem pertinho, a nossa UFG; e perceba, com seus próprios sentidos, a realidade dessa transformação. A qual foi realizada por gente honesta como eles, que se multiplica pelo país afora, e, sim, no Governo Dilma!

Essa gente dedica a sua vida trabalhando incansavelmente pelo bem comum, sobretudo pela melhoria das condições de vida dos mais necessitados. Logo, atentemo-nos para injustiças que podemos estar prestes a cometer ou apoiar, sob o pretexto de “acabar com a corrupção”! Não sejamos ingênuos acerca da solução deste “câncer” entranhado em nossos próprios “jeitinhos espertos” de dar cabo às mais comezinhas necessidades cotidianas de nossas vidas; ao levarmos nossos filhos ao colégio, ao pagarmos uma conta de luz, ao tomarmos a fila para comprar um ingresso, ao reservar o lugar no teatro (e até na igreja) para aquele querido que ainda não chegou etc.

Enfim, não é difícil perceber que gente corrupta desvia recursos e vantagens para si mesmos (direta ou indiretamente). Logo, não realiza transformações como as que acabo de listar; e, pelo desvio indevido, merecem, sim, “cadeia”! E, nunca se prendeu tantos graúdos em prática de corrupção, neste país, como agora; ou seja, neste campo também estamos experimentando avanços realizados por gente séria espalhada Brasil afora. Mas, meus amigos e amigas, gente honesta, que realiza transformações para o bem comum, sobretudo enfatizando os mais necessitados, deveria, sempre, merecer o nosso apoio; principalmente diante das inúmeras resistências que enfrentam num país de tradições oligarcas e corruptas.

Jamais, gente assim poderia merecer, como nossa contrapartida, o desestímulo em continuar na “batalha” por transformar, para melhor, a vida e as oportunidades dos mais pobres. Portanto, avaliem melhor o nível de justiça das posturas associadas ao movimento “Fora Dilma”, antes de também empunhar a mesma bandeira. Sócrates já dizia, 300 a.C. “é preferível sofrer uma injustiça do que cometer uma”! Todavia, a escolha continua sendo sua”.

Texto escrito por: João Batista Duarte – Professor Universitário da UFG – Lutando pela DEMOCRACIA

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s