Dilma Rousseff está por um sopro: por quê?

É lamentável ver um governo eleito, em dois meses de mandato, com apenas 23% de popularidade de bom/ótimo. É o que pesquisa Data Folha aponta no dia de hoje, mesmo que se possa duvidar parcialmente das pesquisas encomendadas pela mídia burguesa. De qualquer modo, por incrível que pareça, a capitulação do PT às pressões do capitalismo está levando o seu governo a essa situação lamentável, já que, por estar burocratizado e esquecido de como é que se luta, o PT preferiu enfrentar a opinião pública com medidas econômicas impopulares, neste início de 2015, a enfrentar a burguesia golpista de direita, com sua sanha de lucro.

Que a burguesia de direita está fazendo de tudo para derrubar o governo Dilma Rousseff, só não enxergam os que têm miopia política. Porém, qual atitude o governo do PT teve depois de ser sido reconduzido ao poder graças à militância de vários anônimos que não aceitaram a volta do PSDB, já que este imporia uma política totalmente direitista? Lamentavelmente, Dilma Rousseff, ao invés de apostar na luta do povo para governar e defender suas condições de vida, preferiu apostar em aumentar o preço da gasolina; preferiu apostar em mexer em itens do seguro desemprego, dando argumentos para os que, com razão, falam que o governo está sacrificando o povo trabalhador, ao invés de sacrificar os ricos; preferiu apostar em mexer em aposentaria por pensão, quando, todos os dias, políticos estão sendo acusados por roubo na Petrobrás, o que torna a medida ainda mais intragável aos olhos do povo. Ou seja, Dilma e o PT, ao invés de enfrentar a burguesia golpista tucana, com sua balela de superávit primário para engordar banqueiro, preferiu enfrentar conquistas do povo, para mostrar-se confiável à burguesia.

Ora, a burguesia está se lixando para o PT. Não querem o PT na direção do país mais, e o governo petista sonhando, dormindo, no auge de sua burocratização política, dando doces e pirulitos para a burguesia capitalista. Com 23% de popularidade, medidas impopulares, uma acusação sem provas diuturnamente da mídia burguesa de que tem gente do governo desviando dinheiro na Petrobrás, coloca, infelizmente, o governo Dilma Rousseff na seguinte situação: basta um sopro e a Presidenta cai.

A classe média, capitulada à ideologia direitista e associada ingenuamente ao golpismo, vai conseguir dar esse sopro, em movimentos de rua, abrindo caminho para um dos maiores retrocessos na vida nacional, destituindo mais uma vez na história brasileira a nossa democracia, destituindo o nosso direito de eleger um presidente, e colocando na direção do país a corja direitista do PSDB, PMDB e do aparato jurídico-militar-burguês? Essa é uma hipótese, a hipótese do sopro.

De minha parte, sou radicalmente contra o impeachment de Dilma Rousseff, defendo a democracia (quem ganhou no voto deve governar), porém, com tanta capitulação do PT aos mandos da burguesia, fica difícil fazer o povo mover-se em defesa da democracia, quando os golpistas de direita e a mídia burguesa atacam sem tréguas e não há nenhuma política econômica popular em andamento por parte do PT, mas apenas cortes e aumento do custo de vida. Alguém conta isso para a Dilma Rousseff?

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS – EDITOR DO BLOG http://www.socialistalivre.wordpress.com.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

21 respostas para Dilma Rousseff está por um sopro: por quê?

  1. Professor Paulo Ricardo disse:

    PT é bom em propaganda, mas não tem a mesma destreza na ética e no manejar a coisa pública.
    O governo e o PT sabem esgrimir como ninguém um discurso de campanha, uma aparição na TV, uma peça de mídia, um programa de obras, uma meta para uma empresa estatal, ou, sempre que ocorre um fracasso, a inculpação de um inimigo imaginário (como as “elites” ou os “americanos e europeus”). São mestres na propaganda. Antes tivessem a mesma destreza para as mais comezinhas tarefas da administração ou para um comportamento minimamente ético no manejar a coisa pública.

    Os vários “PACs”, Programas de Aceleração do Crescimento, objeto de retumbantes lançamentos desde 2007, prometiam um futuro de desenvolvimento nunca visto, com obras a toque de caixa do Rio Grande do Sul ao Amazonas. Na televisão, eram impressionantes. Na realidade, eram só um ajuntamento de ações, várias delas da iniciativa privada, sem articulação entre si, sem planejamento nenhum, que não podiam chegar a bom termo, como não chegaram. Sete anos após o anúncio eleitoreiro do primeiro PAC, apenas 12% de suas metas foram cumpridas.

    A despeito disso, a presidente, batizada ainda no governo Lula como “mãe do PAC”, se prepara para lançar a terceira fase do programa, mirando nas eleições que estão ali, logo depois da Copa.

    A megalomania de Lula, aliada ao cinismo eleitoreiro e à ignorância, fez com que fosse trombeteada em 2006 uma autossuficiência na produção de combustíveis. Era apenas uma euforia enganosa, mentirosa, que a realidade, duramente, se encarrega de desmentir, a cada importação de gasolina (subsidiada pela Petrobrás). Contudo, fez efeito quando anunciada.

    A transposição do Rio São Francisco, proclamada como a redenção de várias áreas secas do Nordeste, impactou de esperança a região. Mas se tornou apenas um sumidouro de dinheiro público e um abandonado canteiro de obras onde equipamentos apodrecem ao sol, e à (pouca) chuva.

    O trem-bala Rio-São Paulo, de que se falava em 2009 como se estivesse quase a rodar, já que prometido para 2014, mostrou-se inviável, ao primeiro estudo tardio, que haviam esquecido de fazer previamente, e hoje é apenas manchete em jornais empoeirados. E o pré-sal, redenção de todos os problemas nacionais (a educação inclusive) a acreditar no governo, o tonitruante pré-sal de Lula, onde andará, caladinho que está?

    E os parques eólicos do Nor­deste, um reforço para a produção de energia elétrica, de que o País necessita urgentemente? Trinta e seis deles estão prontos, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Bahia, mas não geram. E por que não geram, justo neste ano de seca, quando as caras e poluentes usinas térmicas estão em pleno rodar? Porque faltou planejar, e as linhas de transmissão não chegaram, embora as turbinas estejam prontinhas para fornecer energia. Como algumas turbinas das hidrelétricas de Jirau e Santo An­tônio, também esperando as linhas de transmissão, “esquecidas” por quem deveria planejar o sistema brasileiro de energia elétrica.

    Um rompante de Lula, proclamado aos quatro ventos como um enorme benefício nacional, trouxe para o Brasil a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A jactância presidencial importava uma enorme bomba (ou melhor, duas). Sorvedouros de dinheiro público, sacos sem fundo de preços superfaturados, com cronogramas mal administrados, a sabor do improviso e da vontade malandra de empreiteiras, as obras da Copa já se mostraram como realmente são: devoradoras de recursos de áreas verdadeiramente importantes, como a saúde, e apenas geradoras de futuros elefantes brancos, obras sem serventia. Na área da saúde, por exemplo, a construção de UPAs não chega à metade do que foi prometido. Eram 500 unidades até 2014. Para atingir a meta, ainda falta entregar 356 unidades.

    E o governo não foi capaz do mínimo de coordenação para que não nos envergonhássemos com os sucessivos puxões de orelha da Fifa pelos atrasos e cancelamentos de providências.

    A presidente, eleita pelo prestígio lulista, veio com a fama de faxineira zelosa e gerente competente. Mas só nas campanhas de marketing, pois jamais havia demonstrado essas duas qualidades. Também não as demonstra agora. Era tudo uma trovoada anunciando uma chuva que não viria. Era a palavra sempre fácil e inconsequente de Lula — e só. Uma lambança como a da refinaria de Pasadena demole de uma só vez os dois pilares da fama presidencial.

    Com todas as características de uma grande corrupção, foi aprovada a desastrada compra pela presidente (então chefiando o Conselho de Administração da Petrobrás). Dilma não examinou devidamente o relatório malicioso que recomendou o negócio, como ela mesma confessa. Relatório malicioso no dizer dela própria, que tardiamente o classificou de “técnica e juridicamente falho”. A competente gerente então se deixou levar por uma enganação grosseira, que deveria ter percebido? Sendo assim, competente não é. A faxineira, tendo descoberto pouco depois o engano, não defenestrou Cerveró, autor do relatório, mantido até agora num dos mais altos cargos da nação, mais disputado mesmo que ministérios? Então, faxineira Dilma tampouco é, pois tolerou, no núcleo de seu governo, uma das piores imundícies morais — a corrupção.

    “A presidente deveria assumir sua responsabilidade no caso de Pasadena”, bradou não um deputado ou senador da oposição, mas o petista, companheiro de Lula e Dilma, ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, recusando-se a assumir sozinho a culpa pelo lamaçal. Bastam esses, embora outros exemplos existam, de que esse pessoal do governo é mesmo bom de propaganda e ruim de serviço; bom de garganta, mas incompetente; barulhento, mas preguiçoso. Sabe falar, mas não administra coisa alguma.

    • Abul Qasim Cesar DA Silveira Al-harawi disse:

      O governo PT roubando o país há 12 anos… Estouram vários escândalos, como mensaleiros, Porto em Cuba, Pasadena e o pior de todos na Petrobras onde todas as investigações apontam políticos do governo e base aliada e o povo lendo livrinho de história pra encontrar culpados há 20 atrás??? Continuem dormindo no passado enquanto um presente escandaloso se escreve hoje, para seus netos lerem um dia… Se esse país ainda existir! O Gílber defendendo o indefensável. Comunista retardado.

  2. Rodolfo Aurich Balzer disse:

    Gílber seu quadrupede se a demissão em massa, for o preço a pagar para que as pessoas caiam em si, recuperem a capacidade de raciocínio, deixem de permitir que sindicatos as manipulem, comecem a se informar sobre o que acontece no país e parem de eleger a vermelhada, estou torcendo por ela.
    http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2015/02/schulz-dara-ferias-para-2-6-mil-funcionarios-em-joinville-4695823.html

  3. Sargento Gílber de Souza Mattos disse:

    Anos de roubalheiras e falcatruas.Isso é o socialismo do retardado do Gílber.

  4. Sargento Gílber de Souza Mattos disse:

    Seja como for, o fato é que o tamanho do escândalo do petrolão, pelas suas dimensões e agora desnudado pela operação Lava-Jato, obriga os veículos da grande mídia, dentre eles a Rede Globo, a veicular essas informações, ainda que de alguma forma tentem dourar a pílula para salvar o PT. Entretanto, como se vê pelos depoimentos dos envolvidos, já não é mais possível manter no ar essa peteca doida.
    http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com.br/…/o-que-ma…

  5. Olá boa tarde, novamente.

    Eu estou pasmo com a posição do “companheiro” Gilber, que deve ser um retardado mental. Criatura estúpida!!! Que raios de “burguesia branca” você se refere? A “burguesia” que trabalha duro todos os dias, deixa mais de 1/3 de seu salário para os atuais dirigentes petistas e distribuir para seus próprios bolsos???? É ISSO QUE VOCÊ CHAMA DE BURGUESIA!! EM SEU LUGAR EU TOMARIA VERGONHA NESSA CARA E DESABILITARIA ESSE SITE HIPÓCRITA, QUE ALIAS ACHEI QUE MEUS COLEGAS DA BURGUESIA BRANCA JÁ O TINHAM FEITO.

    MAIS UMA VEZ ABAIXO AO SOCIALISMO CORRUPTO E MORTE A TODOS OS SOCIALISTAS E AQUELES QUE POSSUEM PENSAMENTOS COMUNISTAS COMO VOCÊ, SEM EXCEÇÃO (É ASSIM MESMO QUE SE ESCREVE, GILBER SEU RETARDADO) .

    AGUARDEM!!!!!!!

  6. Almir Szmik disse:

    A situação do país é critica e requer atenção e prudencia. O que nós cidadãos podemos fazer???

    Ir para a rua mostrar nossa insatisfação e indignaçao, para que o mundo todo tome conhecimento do que estamos vivendo e como estamos nos sentindo, isso é democracia que tanto defendemos e pregamos.

    Enquanto Dilma estiver no poder nós estaremos na rua.

    Afinal o PODER EMANA DO POVO.

    Estamos definindo diretrizes e data para a proxima manifestaçao

    AGUARDE PORQUE A PROXIMA VAI SER MUITO MAIOR!!!!

  7. André Márcio Murad disse:

    Os socialistas coitadinhos e canalhas sempre se fazem de vítimas quando o nó da forca aperta. E tem trouxa que sente piedade dos crápulas embusteiros! Diga sim, a saída dessa quadrilha socialista que se instalou no planalto.

  8. Candidata derrotada à Presidência da República, a esquerdista radical, Luciana Genro (PSOL), assumiu na última terça-feira (3) um cargo público na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

    A ex-deputada vai trabalhar como coordenadora-geral da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com um salário de R$ 16,9 mil mensais, pago pelos contribuintes gaúchos.

    Detalhe: A bancada do partido é composta de um só deputado.

    A propósito, a moça, que se tornou um dos grandes baluartes nacionais contra a desigualdade de renda no país, vai receber, mensalmente, para coordenar uma bancada de um só membro, quase tanto quanto o trabalhador brasileiro médio ganha em um ano.

    É como dizem por aí: comunista que se preza só é igualitarista da boca pra fora, e gosta mesmo é de uma boa teta. Né Gílber seu retardado…???

  9. Dr. Wilson Smith disse:

    Dia 15 de março, o Brasil se unirá num grito só: IMPEACHMENT.
    Quem são os manifestantes? O que eles sabem da situação política brasileira? Será que já ouviram falar em PNDH 3 e FORO DE SÃO PAULO? Conhecem algo sobre a UNASUL? Têm conhecimento do passado criminoso da dilma, que era TERRORISTA? Sabem que jamais tivemos ditadura em nosso país e sim, um GOVERNO MILITAR? Conhecem os feitos do governo militar? Estão cientes do que está ocorrendo na Venezuela e que dilma apoia Maduro? É de conhecimento dessa massa que sairá às ruas, que dilma tem gastos “secretos” com o cartão corporativo e que esse dinheiro é nosso? Sabem que o contrato do Porto de Mariel, construído com o nosso dinheiro em Cuba, foi tanto celebrado, quanto suas cláusulas foram mantidas em sigilo para NÓS, os donos do dinheiro que financiou isso? Será que essa galera sabe que desde 2009 até 2014, NOSSO DINHEIRO foi mandado, através do BNDES, para obras que precisamos aqui, mas serviram OUTROS PAÍSES__por coincidência, países do Foro de São Paulo e/ou ditadores__e que muitos desses financiamentos eram SECRETOS, só revelados porque o Ministério Público Federal ingressou em juízo exigindo a divulgação deles? Alguns deles: Porto de Mariel (Cuba), Hidrelétrica de San Francisco (Equador), Hidrelétrica Manduriacu (Equador), Hidroelétrica de Chaglla (Peru), Metrô Cidade do Panamá (Panamá), Autopista Madden-Colón (Panamá), Aqueduto de Chaco (Argentina), Soterramento do Ferrocarril Sarmiento (Argentina), Linhas 3 e 4 do Metrô de Caracas (Venezuela), Segunda ponte sobre o rio Orinoco (Venezuela), Barragem de Moamba Major (Moçambique), Aeroporto de Nacala (Moçambique), BRT da capital Maputo (Moçambique), Hidrelétrica de Tumarín (Nicarágua), Projeto Hacia el Norte – Rurrenabaque-El-Chorro (Bolívia), Exportação de 127 ônibus (Colômbia), Exportação de 20 aviões (Argentina), Abastecimento de água da capital peruana – Projeto Bayovar (Peru), Renovação da rede de gasodutos em Montevideo (Uruguai), Via Expressa Luanda/Kifangondo.
    Provavelmente, a maior parte desses manifestantes responderá NÃO a todas as perguntas, mas de UMA coisa eles têm certeza: o governo mexeu em seu direitos trabalhistas! Oh, “motivo mais que suficiente para ir às ruas”, dirão alguns.
    Ah, “também tem o aumento da gasolina”, responderão outros.
    E alguns poucos__pouquíssimos mesmo__se lembrarão que os VIÚVOS pensionistas tiveram seu direitos cortados pela metade.
    Pena que foi só quando DOEU DIRETAMENTE NO BOLSO, que a galera acordou. Isso deixa uma lição ao governo: mexa no bolso do brasileiro como veio fazendo até agora, mandando o dinheiro deles para fora__ aproveitando para tirar uma GORDA fatia para si próprio e guardar em paraísos fiscais, em nome de laranjas__ e continue dando pão e circo, pois a maioria vive em sono profundo, que não acorda por nada, só se você, governo, mexer DIRETAMENTE no bolso deles.
    Aí o bicho pega.
    Ah, continue fazendo-os também, desacreditarem em suas Forças Armadas, já que você, governo, sabe que SÓ ELAS TÊM O ANTÍDOTO CONTRA O VENENO VERMELHO.

  10. Dr. Wilson Smith disse:

    É por isso que quem acompanha o dia a dia político dessa nação, tem clara noção de que impeachment é chover no molhado e manter tudo alagado. Se não houver uma reação MILITAR, perfumarias como impeachment não acabarão com o odor dos vermelhos. Ou extirpamos a vermelhada da vida política nacional, ou seremos transformados em moscas varejeiras orbitando eternamente em volta das fezes deles.

  11. Quero o empalamento imediato de todos os esquerdistas!! quero tudo que for de esquerda sendo queimado! inclusive países vizinhos que querem impor esta merda comunista!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s