Minas Gerais tem dívida de 100 bilhões: isso é que é choque de gestão!

Passamos doze anos em Minas Gerais ouvindo o discurso do “choque de gestão” apregoado pelo PSDB, na verdade, o choque da contenção de gastos com o serviço público destinado à classe trabalhadora mineira. Com tanto “choque”, contudo, era de se esperar que as contas do estado mineiro estivessem em dia, mas não, a nova equipe do governo atual disse na imprensa que o estado deve 100 bilhões. Ora, Minas Gerais não era o modelo de gastos eficientes? Por que então o estado mineiro deve tanto?

Entretanto, pelo que estão indicando os primeiros passos do segundo mandato do governo Dilma Rousseff (PT), ao esta dar carta branca para o ministro da economia Joaquim Levy, o mão de tesoura, para este cortar gastos públicos federais à vontade, pelo visto também teremos em breve um novo “choque de gestão” em âmbito nacional, com outras palavras, é claro, para não parecer IGUAL. Mas tal “choque de gestão” nacional, com outro nome, será contra quem? Será uma diminuição de gastos com a dívida externa e interna, com seus juros altíssimos? Não. Será uma redução de gastos com os banqueiros? Não. Esse “choque de gestão” contra os ricos não vejo governante nenhum fazer. Choque de gestão, corte de gastos públicos, ajustes econômicos, ajuste fiscal, etc., tem servido mesmo só para cortar benefícios da classe trabalhadora que, no capitalismo, depende de gastos do estado para ter uma melhor qualidade de vida.

Que não se repita no Brasil, pelas mãos do PT, o que se fez em Minas Gerais, pelas mãos do PSDB, ou seja, choque de gestão contra os trabalhadores enquanto os gastos com os banqueiros e com as dívidas só aumentam. Essa é grande questão posta na atual conjuntura política-econômica, à luz do que se tem feito no Brasil pela lógica da classe dominante-governante.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS – EDITOR DO BLOG http://www.socialistalivre.wordpress.com.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s