Morreu Gilvan Rocha: ficaram seus ensinamentos!

Como militante socialista livre, soube só hoje da morte do camarada Gilvan Rocha, que ocorreu no dia 27 de dezembro de 2014. Entretanto, mesmo com atraso, não poderia deixar de vir aqui manifestar meu respeito por sua luta e por alguns de seus ensinamentos político-teóricos que, com certeza, devem ficar para a posteridade da luta socialista livre.

Ele dizia: a imprensa no capitalismo é mais livre do que no dito socialismo stalinista-leninista-trotskista, já que aí, nesse dito “socialismo”, reinaram o autoritarismo e o monolitismo. Estava certo Gilvan Rocha.

Ele dizia: a democracia burguesa é mais avançada do que a democracia no dito socialismo stalinista-leninista-trotkista, já que aí, nesse dito “socialismo”, reinavam o partido único, o monolitismo, a falta de liberdade de crítica, a falta de liberdade de expressão. Estava certo Gilvan Rocha.

Ele dizia: o problema do capitalismo é que aí reina a ditadura do capital sobre os trabalhadores, em benefício de uma minoria, a classe dominante. Estava certo Gilvan Rocha.

Ele, contudo, apesar de fazer essas críticas corretas ao dito “socialismo leninista-stalinista-trotskista”, bem como ao capitalismo, não teve a coragem de assumir-anunciar o conceito e a verdade de que só o SOCIALISMO LIVRE pode ser a saída política para a humanidade. Esse foi o seu limite. Apesar de nossos debates políticos, uns acalorados, inclusive, ele não quis dar esse passo. Ele não quis me ouvir-ler-entender, e acho que assim o fez porque ele era mais velho do que eu, tinha a idade de meu pai, e os mais velhos geralmente têm os seus lados turrões, principalmente em admitir que um mais jovem talvez possa lhe ensinar algo que ele ainda não deu conta de perceber. Vaidade? Acho que sim. Gilvan Rocha era muito vaidoso em termos teóricos. Achava que só ele estava certo e tinha dificuldades em aceitar críticas honestas: uma de suas contradições. Então, em meu ponto de vista, ele não avançou mais por pura vaidade. De qualquer forma, ele não está mais aqui para me replicar, o que me dá uma ligeira vantagem teórica sobre ele nesse momento. Mas um dia também estarei morto e continuarei esse debate com ele no além-túmulo. Claro que isso é uma piada. Já que Gilvan Rocha sempre passou a impressão de que não acreditaria no além-túmulo nem morto. Mas eu só poderia me despedir dele contando essa piada, porque quem preza pela vida não perde o gracejo, mesmo quando a morte nos ceifa do convívio da história.

Então é assim que foi, é assim que é: quem quiser ler os pensamentos de Gilvan Rocha poderá ler seus livros e poderá acessar seu BLOG em www.gilvanrocha.blogspot.com.br. Há muito o que se aprender com sua obra. Saudações Socialistas Livres, Gilvan Rocha!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS – EDITOR DO BLOG http://www.socialistalivre.wordpress.com.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s