Eleições diretas para Superintendente de Ensino: ISSO É DEMOCRACIA!

Corretamente o Sind-UTE/MG apontou para a necessidade de se eleger os Superintendentes Regionais de Ensino em Minas Gerais, que nas gestões do PSDB sempre foram cargos de indicação política do governo do estado. Porém, democracia de verdade é o Governo do PT instituir a eleição direta para Superintendente de Ensino, como já o é para diretor de escola. E mais, eleição direta com mandato revogável, caso o Superintendente de Ensino eleito não corresponda aos anseios das bases das escolas.

O que está ocorrendo, porém, segundo orientação do Sind-UTE/MG, não é eleição direta, é eleição do Superintende de Ensino em plenárias regionais do Sind-UTE. Ora, não é papel do sindicato indicar-votar-escolher Superintendente de Ensino em suas plenárias regionais, pelo menos não é um papel verdadeiramente democrático. O sindicato poderia até ter o seu candidato preferido para disputar as eleições para o cargo de Superintende de Ensino, mas assumir o papel de fazer a eleição é, na verdade, ainda uma indicação política do sindicato com nome de democracia. E mais, sendo assim, fica sendo apenas uma política do governo do PT, não uma política permanente que educa para a democracia. Inclusive, vale lembrar que nessa gestão o governador é do PT, mas na outra gestão não se sabe. E aí, sem eleições diretas, voltamos a estaca zero dos cargos de confiança.

Portanto, é uma falsa democracia indicar o Superintendente de Ensino em Plenárias regionais do Sind-UTE. O democrático é fazer a eleição direta, colocando isso na legislação do estado, dando espaço para campanha e debate nas escolas por parte dos interessados em ser candidato a Superintendente de Ensino. Por que o PT temeria a vontade das escolas? Enfim, defendo eleição direta para Superintendente de Ensino, e não indicação para o cargo em plenária sindical do Sind-UTE. Por mais que eu confie nos companheiros e companheiras do sindicato, eu sou pela radicalização da democracia, o único jeito de acabar com o coronelismo das chefias, seja de direita, seja de esquerda.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Eleições diretas para Superintendente de Ensino: ISSO É DEMOCRACIA!

  1. Professor Manoel disse:

    Sind-UTE/MG são os pelegos do PT, o partido comunista mais corrupto de todos os tempos. Quem defende esses vagabundos o que é mesmo???

    • A “professora” Fake, voltou? E continua sem argumentos? Pouco adiantou a sua reclusão. Ass: Gílber.

      • Professor Manoel disse:

        As vitórias parciais, entretanto, só foi conseguida graças à luta decidida da categoria, independente dos pelegos que dirigem o sindicato. Gílber você não passa de um pelego oportunista, agora a sua bandeira é do PT. Porque será? Viado aqui é vc, esqueceu que vc não gosta da fruta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s