Por que trabalhador não deveria gostar de política?

No capitalismo é comum uma campanha quase que diária, desqualificando os políticos, como se ser político fosse coisa de corrupto, coisa de quem quer passar a perna no povo, coisa de quem está mal intencionado. Ora, esse discurso capitalista cumpre um papel perverso no seio da classe trabalhadora. Por quê? Porque enquanto a classe trabalhadora é educada para colocar em descrédito o “ser político”, uma dada política de cunho conservador fica incólume, intocável, inquestionável, ou seja, somente algumas pessoas “supostamente as grandes lideranças” ficam com a função de representar os interesses da maioria do povo. E obviamente essas lideranças são valorizadas se elas falarem a língua do capitalismo, isto é, se mantiverem intactas as relações de exploração e dominação presentes na estrutura social.

Como socialista livre, eu digo o contrário: se temos ruins políticos, poderíamos tê-los melhorados, se todos nós nos interessássemos mais por política e parássemos de papagaiar o discurso capitalista de que a maioria dos políticos é corrupta e prestes a passar a perna no bem comum do povo. Essa naturalização discursiva de que todo político é igual e eticamente questionável é uma mentira repetida mil vezes para afastar o povo trabalhador honesto do mundo da política. Enquanto os trabalhadores honestos ficam afastados e não se interessam por política, os capitalistas manipulam e pressionam os políticos honestos existentes para defesa da manutenção da ordem que interessa ao sistema dominante.

Desqualificar cotidianamente os políticos é um jeito manipulador de deixar a política nas mãos de poucos. Portanto, concluo o contrário dessa lógica naturalizada pela ideologia capitalista-burguesa: trabalhador honesto deve participar da política SIM.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por que trabalhador não deveria gostar de política?

  1. Por que a preocupação? Quem não deve não teme. Ou será que tem caroço nesse angu? Vindo desse governo … será GÍLBER?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s