Gasolina e capitalismo: 3% de aumento na refinaria, mais de 10% na bomba!

Supondo-se que seja verdade que o aumento de 3% da gasolina, na refinaria, seja justificado, em função do aumento do valor de custo de sua extração e refino, conforme afirmou o governo federal, a outra pergunta que precisamos fazer é: o que justifica que a gasolina tenha subido mais de 10% em alguns postos de abastecimento? Simples. Aproveitamento capitalista da situação.

Ou seja, muitos donos de postos de abastecimento aproveitam-se do aumento do custo de 3% da gasolina na refinaria para buscar lucrar ainda mais nas costas dos consumidores. Em outras palavras, até que a concorrência inter-capitalista regularize os preços, muitos capitalistas espertinhos, donos de postos de gasolina, vão esconder-se atrás do aumento concedido pelo governo federal para serem mais realistas do que o rei.

Isso nos coloca uma questão, os postos vendedores de gasolina também deveriam ser estatais, nivelando-se a gasolina, o álcool e o óleo diesel em uma tarifa nacional única, sendo proibida a venda acima do preço de custo. Sendo postos privados, entretanto, seus donos capitalistas praticam a farra do AUMENTO ABUSIVO DE PREÇOS. E quem paga o pato é o consumidor. Diga não ao abuso de preços!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Gasolina e capitalismo: 3% de aumento na refinaria, mais de 10% na bomba!

  1. Excelente texto e uma boa análise. A ganância gera prejuízos em toda a sociedade,devemos combater antes que seja tarde demais. Não consumamos e nem paguemos tarifas abusivas impostas por esses corruptos,doentes e insaciáveis !

  2. Julia disse:

    A corja Socialista Livre quer, “na marra”, impor-nos o

    comunismo, ainda que a ferro e à custa de

    muito sangue!!!

  3. Julio Cesar Moura disse:

    VAMOS LA GAUCHADA!
    O BRASIL PRECISA DE 10.000 DEZ MIL GAÚCHOS NAS RUAS NESTE SÁBADO EM NOSSA CAPITAL!

    PORTO ALEGRE, PARCÃO, 14:00, TODOS IRÃO VER, O QUE É A RAÇA GAUCHA DE VERDADE!

    A SEGURANÇA SERA FEITA PELAS FORÇAS POLICIAIS DE BEM, QUE DEFENDEM OS GAÚCHOS DE BEM. QUE TERÃO COMPLETO APOIO DO POVO.
    APOIAMOS O MP, AS POLICIAS FEDERAL, MILITAR E CIVIL QUE ESTARÃO SEMPRE AO LADO DO POVO DE BEM CONTRA ESTA QUADRILHA “AINDA” NO PODER!

    NOSSOS FILHOS AGRADECERÃO!

    SE É PRECISO GENTE NA RUA, MOSTRAREMOS QUE NÃO TA MORTO QUE PELEIA!!!!!!!

    Julio Cesar
    https://www.facebook.com/events/736679696408047/

  4. Julio Cesar Moura disse:

    O MST(PV) – Movimento dos Sem Terra (Para Vender) é um movimento financiado e mantido com o dinheiro do povo brasileiro pelo governo federal do PT para fazer parte do seu exército de ladrões caso uma guerra civil venha a acontecer no Brasil. Infelizmente os que gostam desse lixo de governo não percebem o mal que estão fazendo ao colaborar , manter e idolatrar esse câncer que se alastrou pelo nosso país.
    É preciso que os jovens acordem, não se iludam, não creiam nas falas mentirosas dos líderes do PT.
    Eles não têm escrúpulos e já assumiram a postura de ladrões e mentirosos.
    Eles estão se comportando como verdadeiros invasores e donos do nosso país e, o povo, donos legítimos, não tem a quem recorrer, pois com o nosso dinheiro, o PT paga tudo e todos para irem em seu favor, de forma que não adianta você se revoltar e não concordar com eles.
    O nosso grito de socorro ninguém escuta, nem mesmo as FFAA faz nada pelo povo.
    Por isso é importante a nossa união para nos tornarmos maiores em números. Seremos a sombra que, com a Força de Deus, cairá sobre os malfeitores desta nação, castigando-os pelos sofrimentos, pelas dores e mortes de muitas pessoas que dependiam e ainda dependem de alimentos e saúde pública para sobreviver.
    PARIS e EXPANABRA. Nós vamos fazer Justiça! Juntem-se a nós.
    http://www.folhapolitica.org/2014/11/assentados-do-mst-vendem-suas-terras.html

    • Julia disse:

      Sempre foi assim. Alguém acha que eles são trabalhadores rurais? Ou melhor, alguém acha que eles são trabalhadores? São Socialistas Livres. Filiados ao PSOL e PSTU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s