FUTEBOL: Paixão e Preconceito!

Futebol! O esporte mais adorado pelas pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos; independente de raça, cor, sexo ou religião, a maioria absoluta dos seres humanos e até alguns que não são humanos – gostam desse esporte.

Mas, que poder é esse que faz com que milhares de pessoas saiam de suas casas, enfrentem filas e tumultos, chuva e sol, para poder assistir a um jogo de futebol, seja aquela “pelada” de domingo com os amigos, ou um campeonato do seu time de coração? As pessoas se unem em um só coro, uma só voz para prestigiar os vinte e dois jogadores em campo, rolando a bola e fazendo gols.

Futebol é arte, é show, é paixão, é competitividade, enfim, esse esporte é a alegria nos pés dos jogadores, é uma tela pintada com detalhes de movimentos; um drible, um passe, um gol, e o grito dos milhares de apaixonados.

Porém, apesar da beleza do esporte da ‘bola nos pés’, ainda existe um fator que o denigre. O preconceito. Não raro se veem casos de racismo no meio esportivo, grandes jogadores, nacionais e internacionais, já sentiram na pele a força do preconceito racial. Mas, existe um outro preconceito que pode-se dizer oculto na prática do futebol, a discriminação de gêneros. Isso quer dizer que jogadores de sexo oposto tem “privilégios” diferentes, as jogadoras de futebol, por exemplo, não são tão valorizadas quanto os jogadores.

Apesar de muitas mulheres darem 10 a 0 em muito Neymar, Fred, Ganso e por aí vai, elas nunca tem a mesma intensidade de prestígio do que os homens. O salário de jogadores do sexo masculino é, por vezes, mais do que o dobro do salário de uma jogadora do sexo feminino. A presença de público nos campeonatos masculinos é o triplo do público em jogos femininos. E também a quantidade de campeonatos, a transmissão dos jogos via rádio e televisão nos jogos femininos nem se comparam ao do masculino.

Mesmo que não se admita, esse preconceito existe. Mas, o bom mesmo, é saber que apesar dos pesares, as garotas do futebol nunca desanimam, e mostram que quando se trata de mostrar atitude em campo, elas dão olé em muitos homens e com direito a gol de placa.

Mas, independente se for homem ou mulher, o importante é ter um drible, uma ginga, um gol e ver a massa delirar com a rede estufada. Um gol é sempre um gol, independente de quem chutou a bola, até porque, pé não tem sexo.

Por: Camila Aparecida – Jogadora de Futebol Feminino – Uberlândia – Estudante 1º Colegial na Escola Estadual Teotônio Vilela – Anexo Morada Nova

Nathally – Jogadora de Futebol Feminino – Uberlândia – Estudante 1º Colegial na Escola Estadual Teotônio Vilela – Anexo Morada Nova

Kennedy Magno – Estudante 1º Colegial na Escola Estadual Teotônio Vilela – Anexo Morada Nova

Rafael Silva – Uberlândia – Estudante 1º Colegial na Escola Estadual Teotônio Vilela – Anexo Morada Nova

Obs: (Esse texto foi originalmente publicado como reportagem, por alunos de Gílber Martins Duarte, no BLOG: www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com. Face à qualidade política da discussão feita, compartilhamos esse brilhante texto também no BLOG www.socialistalivre.wordpress.com).

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.comSocialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s