BLOG VOZ ESTUDANTIL: uma experiência político-pedagógico-discursiva em construção!

Sou Gílber Martins Duarte, professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual Teotônio Vilela, e compartilho aqui uma experiência político-pedagógico-discursiva em construção e em realização com meus alunos de 8º Ano e 1º Colegial. É uma experiência política porque demanda criatividade, atitude, tempo e dedicação para além da sala de aula. É uma experiência pedagógica porque se trata de um projeto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa que é desenvolvido a partir da sala de aula. É uma experiência discursiva porque envolve sujeitos-estudantes tomando posição no mundo através da linguagem escrita. Resumindo, os estudantes são interpelados a ter voz, enquanto sujeitos sociais, políticos, culturais, partícipes do mundo da linguagem escrita, a partir da escola.

Na construção-fomentação dessa experiência, debatemos em sala de aula sobre vários temas sócio-político-cultural-científicos, materializados em diversos gêneros textuais-discursivos, e, em seguida, os estudantes são convidados-interpelados a produzir um texto-discurso, apropriado a determinado gênero textual-discursivo, sabendo que esse texto-discurso será divulgado no BLOG: www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com e também no FACEBOOK, no grupo https://www.facebook.com/pages/Voz-Estudantil-Teot%C3%B4nio-Vilela/1523619357856228?ref=bookmarks. Ademais, os textos escritos pelos estudantes também são levados para sala de aula como objetos de reflexão linguístico-discursiva, o que faz com que os mesmos se sintam valorizados naquilo que produzem. Essa produção de textos-discursos com objetivo claro de interação discursivo-social tem feito com que os estudantes produzam reflexões relevantes, criativas e engajadas.

Portanto, é com grande alegria, que divulgo aos leitores, amigos, professores, estudantes, essa experiência político-pedagógico-discursiva que realizo com meus alunos, enquanto professor da Escola Pública Estadual Teotônio Vilela – Uberlândia – Minas Gerais. Tenho a seguinte concepção, como educador e como professor militante em defesa de uma escola pública gratuita e de qualidade: em favor dos estudantes filhos da classe trabalhadora, matriculados na escola pública, temos de nos dedicar ao máximo, mesmo e apesar do frequente descaso dos governantes. Lutar contra a destruição da escola pública, lutar por melhores salários, fazer greves se necessário, é nossa obrigação política, porém, afora as necessárias lutas políticas, temos de, na prática, no interior da sala de aula, buscar construir, com o máximo de afinco e dedicação, uma escola pública de qualidade para os estudantes.

O BLOG VOZ ESTUDANTIL faz parte dessa minha luta em defesa de uma escola pública de qualidade. E obviamente, nesse blog, o estudante verdadeiramente tem voz, e jamais é censurado por suas visões políticas-culturais-ideológicas singulares. Conheça o BLOG VOZ ESTUDANTIL, clique aqui: www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com. Além disso, se interessar, pode solicitar participar do grupo VOZ ESTUDANTIL no FACEBOOK, clicando aqui,   https://www.facebook.com/pages/Voz-Estudantil-Teot%C3%B4nio-Vilela/1523619357856228?ref=bookmarks e acompanhando o dia a dia do trabalho ou até mesmo dando sugestões e trocando experiências.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s