PT cede às pressões da burguesia: juros sobem, impostos dos ricos caem!

Banqueiros ficam muito felizes quando os juros sobem. Claro, vão ganhar mais dinheiro com os seus empréstimos e financiamentos a juros altos. O primeiro presentinho do PT, após as eleições 2014, portanto, não foi para os trabalhadores que derrotaram a direita política nas redes sociais, nos diálogos interpessoais, nas ruas e nas urnas. O primeiro presente do PT foi para os banqueiros, acalmando o “nervoso” mercado, subindo a taxa de juros no país, contendo a inflação via controle do consumo por conta de juros mais altos no final das prestações.

O outro presente do PT foi isentar impostos das folhas de pagamento das empresas, facilitando que elas ganhem mais dinheiro, ao não pagar os impostos devidos, gastando menos com os trabalhadores. Impostos são revertidos para as obras públicas e programas sociais que beneficiam a classe trabalhadora. Quando há menos impostos sobre os ricos significa menos dinheiro para as políticas sociais. Isso preciso ser entendido.

Engraçado, basta o mercado ficar “nervoso” e o PT esquece suas bases e vai lá afagar os ricos. Isso é o reformismo-capitalista do PT sobre o qual sempre alertamos em nosso BLOG www.socialistalivre.wordpress.com, inclusive quando declaramos voto crítico em Dilma Rousseff no segundo turno, contra a eleição do direitista do PSDB. O problema do reformismo-capitalista do PT, entretanto, é que a direção desse partido quer ficar bem com os trabalhadores e bem com os banqueiros, por conseguinte, basta a burguesia e os mercados ficarem “nervosos” e o PT os enche de dinheiro. Em 2018, vem nova ingratidão, a burguesia se junta toda de novo para derrubar o PT nas eleições e, no dia seguinte, o PT segue priorizando os ricos. Até quando? Quem deveria ficar nervoso com a burguesia são os trabalhadores, vocês não acham? Não é a burguesia e o mercado que devem ficar nervosos, eles já são ricos.

Precisaria ser assim? Claro que não. A vida social é luta de classes. Se os ricos ganham, os trabalhadores perdem. Pergunta: quando os trabalhadores ficarem “nervosos” o PT vai ceder à nossa pressão na mesma proporção que cede aos banqueiros e empresários? Não seria a hora de os trabalhadores ficarem NERVOSOS e exigirem 10% do PIB para educação já? Não seria a hora de os trabalhadores ficarem NERVOSOS e exigirem 10% do PIB para a saúde pública já? Não seria hora de os trabalhadores ficarem NERVOSOS e exigirem moradia popular para todos já? Não seria hora de os trabalhadores ficarem NERVOSOS e exigirem redução da jornada de trabalho já, sem redução de salário?

O discurso do amor contra a burguesia, pregado por alguns petistas, é um jeito de acalmar os trabalhadores com discursos de fé, enquanto o governo petista acalma a burguesia, enchendo-lhe de dinheiro. Sou socialista livre, não faço esse discurso conformista do amor contra a burguesia odiosa e sedenta de lucros. Isso é falso. Os trabalhadores devem ficar nervosos com essa burguesia que nos odeia e que quer nos explorar cada dia mais. Nada de amor aos que nos exploram. Exploração deveria ser crime. Merecemos mais, merecemos o socialismo livre, merecemos justiça social. É da nossa nervosia com a burguesia e banqueiros que obteremos conquistas, não nos iludamos.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s