Entrevista com BEATRIZ CERQUEIRA sobre CENSURA ao Sind-UTE/MG

Entrevistamos aqui a COORDENADORA ESTADUAL do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, sobre um fato gravíssimo que está ocorrendo em Minas Gerais. O TRE proibiu o Sind-UTE/MG de fazer qualquer crítica à situação calamitosa da educação pública. Nós não temos dúvidas, trata-se de uma censura política ao direito de expressão e ao direito de opinião política do Sind-UTE/MG. O governo PSDBista do estado de Minas Gerais não aceita receber críticas? Essa é a grande questão que não pode ser calada. Voltamos à época da ditadura em Minas Gerais?

Socialista Livre: Beatriz Cerqueira, estamos todos chocados com o que está acontecendo em Minas Gerais. Então o Sind-UTE/MG está proibido de fazer críticas à situação calamitosa da educação pública em Minas Gerais?

Beatriz Cerqueira: Até o momento são 22 representações da coligação encabeçada pelo PSDB contra o Sind-UTE MG e um pedido de direito de resposta num artigo que escrevi cujo título é “Os novos coronéis querem calar os educadores mineiros. Já temos várias liminares e decisões de mérito, todas contra o sindicato e a favor do PSDB. O assustador é que a coligação não está preocupada com a realidade que estamos denunciando. Não se importam de termos escolas funcionando num posto de gasolina, de termos mais de 600 escolas sem saneamento básico, ou a maioria sem quadra de esporte ou refeitório.  O incômodo foi por denunciarmos isso. Como a maioria dos donos dos meios de comunicação, em Minas, protegem o governo e escondem a realidade, a população só teve acesso a estas informações quando o sindicato denunciou.

Socialista Livre: Quais medidas o Sind-UTE/MG está tomando em relação a isso, pois parece-nos que essa medida fere a própria Constituição Federal que garante liberdade de expressão e liberdade de organização sindical em todo território nacional?

Beatriz Cerqueira: Estamos recorrendo. Nos defendendo. Mas é assustador como o TRE concordou com a maioria das representações que o PSDB apresentou. O TRE não considerou que o que estamos fazendo é exercer o nosso direito de liberdade de  de defesa dos interesses da categoria.

Socialista Livre: Por que, em sua opinião, o governo de Minas Gerais, quer calar o Sind-UTE/MG?

Beatriz Cerqueira: Porque falamos a verdade. É constragedora a situação da escola estadual. Como justificar que um estado tão rico como Minas Gerais, com tradição tão acolhedora possa tratar tão mal seus educadores ao ponto de proibir que comam a merenda da escola? Como explicar que uma professora com 12 anos de serviço, pós-graduada, receba pouco mais de R$900,00 de salário? Como a maioria dos meios de comunicação não abordam a nossa realidade, a nossa campanha abordou. Então as pessoas tiveram acesso a informações que nunca chegavam até elas. Isso tudo incomodou e estamos diante de um governo que não sabe lidar com quem pensa diferente.  Aí precisa eliminar o pensamento que atrapalha a sua hegemonia.

Socialista Livre: Nós, socialistas livres, estamos encaminhando um abaixo-assinado nas redes sociais contra a censura em Minas Gerais. O que mais que a sociedade mineira poderia fazer para apoiar o Sind-UTE/MG diante dessa censura tão grave que o governo estadual quer impor ao Sindicato?

Beatriz Cerqueira: acho que o principal caminho é o da solidariedade. E o da denúncia.  Não conseguem calar quando são muitos os que reproduzem a verdade. A sua iniciativa é muito importante. Tivemos também uma bela manifestação em BH no dia 27 de setembro em solidariedade ao sindicato com a participação de vários movimentos como MST, MAB e Levante Popular da Juventude. O Zé Maria, candidato a Presidente, publicou uma nota de solidariedade. O Fidelis, candidato a governador pela Frente Socialista de Esquerda, falou do que estamos sofrendo num debate, a CUT mobilizou sua base e fará denúncia na OIT. Acho que este o caminho.

Muito obrigado pela entrevista, Beatriz Cerqueira, e estamos juntos na luta em defesa do Sind-UTE/MG e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Para esta e outras discussões, acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s