Meu voto crítico vai para Dilma Rousseff: por quê?

No primeiro turno das eleições, enquanto socialista livre, apoiei criticamente os partidos da esquerda socialista PCB, PCO, PSOL, PSTU, por entender que esses partidos são os únicos partidos legalizados no Brasil que verdadeiramente apontam propostas no sentido de questionar a naturalização do capitalismo burguês instalado no nosso país e no mundo.

Compreendo que não há saída para a classe trabalhadora mundial a não ser rompendo com a lógica de exploração do grande capital e para isso temos de acenar sempre com o nosso programa máximo: com propostas que apontem para a construção do SOCIALISMO LIVRE, rompendo com a dívida externa e interna paga aos grandes banqueiros e estatizando os grandes meios de produção, colocando-os sobre o controle da classe trabalhadora, para, de fato, economicamente podermos ter recursos para melhorar a vida do povo, com 10% do PIB investido em saúde pública, com 10% do PIB investido em educação pública, com 10% do PIB investido em construção de moradia popular para todos os que não possuem casa, com criação de transporte público de qualidade para todos, inclusive, com passe livre para estudantes e desempregados.

Na vida, entretanto, existe o ideal e o real. O ideal nosso é a construção do SOCIALISMO LIVRE e seguimos lutando por esse ideal. O real, o prático, o concreto, o hoje é que existe um segundo turno, com a candidatura de Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB), ambos governos pró-capitalistas, financiados pelas grandes empresas, e um deles vai governar o Brasil nos próximos quatro anos.

Quem vamos deixar governar o Brasil nos próximos quatro anos? Qual o melhor cenário para travarmos a luta pelo SOCIALISMO LIVRE? Um cenário com o governo do PT ou um cenário com o governo do PSDB? Muitos companheiros da esquerda socialista, a maioria, recusam-se a pensar na possibilidade de escolher entre o pior e o melhor. Eu não penso assim. Para mim, quanto pior, PIOR. Votar NULO é deixar que outros DECIDAM por nós quem vai governar o país nos próximos QUATRO ANOS e qual será o cenário de poder que vai vigorar no país nos próximos quatro anos. Detalhe: esse cenário político pode ser MELHOR ou PIOR e se eu votar nulo eu vou me abster de participar dessa DECISÃO.  Portanto, em minha opinião, é um equívoco a política do VOTO NULO, pois transferiremos a outros a decisão DE QUEM VAI NOS GOVERNAR no próximo período. E pior, podemos contribuir para a vida PIORAR, agindo assim. Esse é o problema moral e político da NÃO ESCOLHA em um dos candidatos. Nada é neutro nessa vida. A NÃO ESCOLHA é também uma ESCOLHA. E toda ESCOLHA tem consequências, mesmo a aparente NÃO ESCOLHA e a aparente neutralidade do VOTO NULO. Alguém vai governar: ISSO É FATO INCONTESTÁVEL. A escolha do VOTO NULO não impede que alguém GOVERNE NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

Por que então votar-escolher criticamente Dilma Rousseff e não Aécio Neves e não o VOTO NULO? Ora, é verdade que o governo do PT se juntou aos políticos direitistas como José Sarney, Collor, Maluf e é verdade também que grandes empresários financiam o governo petista nas eleições em troca de o PT seguir garantindo a lógica do capitalismo no Brasil. Ou seja, o PT é um partido reformista que reproduz o capitalismo. Isso é fato.

Mas, por outro lado, comparando o governo capitalista-reformista PTista com o governo capitalista-direitista PSDBista, é verdade também que o PSDB em Minas Gerais e em São Paulo são governos muito mais esmerados em atacar a classe trabalhadora e suas organizações do que o PT o faz em nível nacional ou em nível estadual ou em nível municipal, quando governa.

Não podemos nos esquecer de que foi com chicote em punho sobre as organizações da classe trabalhadora que FHC governou o Brasil há doze anos. Alguém já se esqueceu do massacre que FHC promoveu à greve nacional dos petroleiros para coibir a organização sindical no Brasil?  Recentemente, em São Paulo, alguém já se esqueceu de que foi com chicote em punho que metroviários foram demitidos pelo PSDB por fazer greve durante o período da Copa? E em Minas Gerais? Aqui, finalmente, depois de doze anos sofrendo ataques, censuras, opressões, processos aos sindicatos, felizmente os mineiros entenderam que as opressões-explorações do PSDB não podem seguir existindo. Só para exemplificar, os educadores mineiros fizeram uma greve de QUATRO MESES em 2011 (e eu estava nessa greve) e o governo não negociou uma única reivindicação com o nosso sindicato, o Sind-UTE/MG. Portanto, os trabalhadores mineiros finalmente descobriram que a única saída para Minas Gerais seria rejeitar POLITICAMENTE, em 2014, esse governo PSDBista já no primeiro turno. Ou seja, com o PSDB o chicote corre solto, não tem diálogo. Logo, é um erro grave deixar que eles voltem ao controle político do país, na figura do truculento Aécio Neves, o homem forte do choque de gestão, o homem forte do estado mínimo e do corte de gastos sociais. Alguém da esquerda vai facilitar a volta do PSDB à direção política do país? Sinto muito, mas entendo que isso é ir na contramão das lutas da classe trabalhadora brasileira mais consciente e mais combativa.

Resumindo: é verdade absoluta que tanto o PT, quanto o PSDB, não representam ruptura com o capitalismo, e que, com diferentes métodos, vão seguir de mãos dadas com setores da burguesia brasileira e da burguesia mundial, continuando a lógica do sistema capitalista burguês. Entretanto, é um erro achar e dizer que são iguais. Por quê? Porque o governo do PT é mais democrático e mais próximo ao povo, logo é mais PRESSIONÁVEL pelas organizações da classe trabalhadora. Enquanto o governo do PSDB é truculento, distante dos pobres e tem ódio à organização sindical e popular dos trabalhadores. Por ser mais próximo do povo e mais próximo das organizações da classe trabalhadora, o governo capitalista-reformista do PT é forçado a ceder mais para a classe trabalhadora, GASTAR MAIS COM OS POBRES, o que, aliás, tem incomodado muito determinados setores da burguesia capitalista direitista. Com o PSDB isso não existe.

O fato de o PT ser mais democrático e mais próximo ao povo, sendo mais PRESSIONÁVEL pelo movimento popular e pelas organizações da classe trabalhadora do que seria, por exemplo, um eventual governo do PSDB, faz com que, por exemplo, a Revista Veja, a Rede Globo, a Revista Época e seus amigos diversos odeiem tanto o PT no poder. Não é a toa que todos os dias inventam uma denúncia de corrupção para tentar desestabilizar o governo petista, mesmo que nem sempre apareçam provas das denúncias feitas, enquanto os incidentes de corrupção nos governos PSDBistas são totalmente silenciados pela grande mídia burguesa e por aqueles que, nas redes sociais, só atacam o PT, indiretamente apoiando a direita política do país. A direita política sabe que, com o PT no governo, não pode fazer tudo que a burguesia capitalista em crise gostaria de fazer no Brasil: cortar direitos trabalhistas, cortar programas sociais, cortar gastos sociais, atacar as aposentadorias, gastar menos com a educação pública, gastar menos com a saúde pública, privatizar tudo que ainda resta para privatizar, atacar a internet livre, reduzir o número de partidos políticos, tirar a maioria dos impostos sobre os ricos.

Portanto, em minha opinião, é um erro não escolher quem governará concretamente o nosso país nos próximos quatro anos, logo, no segundo turno das eleições 2014, compreendo que o voto deve ser crítico em Dilma Rousseff, seguindo, entretanto, a nossa atuação cotidiana nas lutas da classe trabalhadora, acumulando forças, pressionando e construindo as organizações necessárias para construirmos um dia o ideal político do SOCIALISMO LIVRE no Brasil.

Nosso projeto deve ser superar o atual governo petista pela esquerda e não através da direita PSDBista. Para superar o atual governo petista pela esquerda não podemos facilitar a volta do PSDB ao poder, ao contrário, temos de garantir a democracia no país, garantir um governo mais dialogável, enquanto, na luta consciente, fortalecemos as organizações da esquerda socialista para um dia assumirmos o poder, rumo à construção do SOCIALISMO LIVRE.

A meu ver, portanto, é um erro político da esquerda socialista, sob o argumento da não legitimação dos governos, anular o voto e deixar o PT ser superado pela volta do PSDB ao poder. As organizações da classe trabalhadora só terão a perder – e nada a ganhar – se permitirem o PSDB voltar à condução da política e da economia brasileira em tempos de crise capitalista. Por isso, no segundo turno, meu voto crítico vai para Dilma Rousseff.

OBSERVAÇÃO FINAL: No Coletivo Socialistas Livres, não há discurso único, há LIVRE DEBATE, portanto, essa minha posição de voto crítico em Dilma Rousseff contra o PSDB é uma posição individual. Há companheiros COMUNISTAS do Coletivo Socialistas Livres que apontam para o VOTO NULO no segundo turno das eleições/2014. E os respeito muito porque são companheiros VERDADEIRAMENTE honestos e defensores de um projeto socialista revolucionário para o mundo, como eu também o sou e o defendo há 20 anos de militância na luta da esquerda socialista. Logo, esses companheiros também terão pleno espaço no BLOG www.socialistalivre.wordpress.com para defenderem suas posições acerca do VOTO NULO no segundo turno. É muito importante a realização desse debate acerca do segundo turno e o Coletivo Socialistas Livres vai fazê-lo publicamente. Acompanhem o debate aqui no nosso BLOG e nos hangouts que serão promovidos.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE do CSL (Coletivo Socialistas Livres) – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Assina em concordância: Professora Lídice Pimenta – Militante SOCIALISTA LIVRE do CSL (Coletivo Socialistas Livres) – Governador Valadares

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

Socialistas Livres II

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

22 respostas para Meu voto crítico vai para Dilma Rousseff: por quê?

  1. Vitória disse:

    Porque o socialismo livre é farinha do mesmo saco podre.

  2. Vitória disse:

    Parabéns aos mineiros que insistem em votar no PT, vcs ganharam mais 4 anos de roubos corrupção, miséria, falta de empregos… PARABÉNS

    • Floriano disse:

      Alguém esperou algo diferente dos socialistas livres, são o braço armado da Dilma e PT.

    • Os mineiros votaram contra o PSDB de Aécio Neves. Aécio Neves foi rejeitado no Estado em que GOVERNAVA até ONTEM. Alguém ainda se ilude com Aécio Neves? Os mineiros, dessa vez, disseram não ao PSDB em nosso ESTADO.

      • Floriano disse:

        Parabéns tonto, vote nos corruptos do PT, afinal é tudo socialismo livre.

      • NO BLOG DOS SOCIALISTAS LIVRES, http://www.socialistalivre.wordpress.com, GARANTIMOS PLENA LIBERDADE DE EXPRESSÃO ATÉ PARA OS QUE NOS ODEIAM. Os socialistas stalinistas não aceitam críticas, e a imprensa capitalista burguesa de direita também não aceita críticas. Nós, lutadores por um mundo superior ao capitalismo e superior ao stalinismo político, SOMOS DIFERENTES, a começar por garantir plena liberdade de expressão até para os que nos odeiam. É o caso do comentador acima: incapaz de usar argumentos convincentes, apela para grosseria, mesmo assim, em respeito à liberdade de expressão e só por isso, as opiniões arrogantes desse comentador não são excluídas. Viva o SOCIALISMO LIVRE. Um sistema superior ao capitalismo, pois não haverá exploração, opressão, atrasos, obscurantismos. Um sistema superior ao stalinismo, pois haverá liberdade de crítica, liberdade de expressão, liberdade de organização política. Conheçam mais profundamente nossas teorias de liberdade, de socialismo, e o jeito SOCIALISTA LIVRE de lutar por um mundo diferente. Ass: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL

      • Floriano disse:

        Por isso

      • Aviso aos leitores-comentadores, não postamos vídeos nesse espaço. Obrigado.

      • 45 Aécio disse:

        Que mané direita. Socialista livre mentiroso

      • 45 Aécio disse:

        Eu nunca imaginei na minha vida que iria ver tamanha falta de ética e injustiça no Brasil, Brasil este que ví desde pequeno com homens no poder que me inspiravam confiança de estadistas honestos, e hoje, um bando de pessoas sulapando os cofres e as riquezas de nossa nação. TRISTE….
        Fora PT e levem os socialistas livres junto com vcs.

      • 45 Aécio disse:

        o PT esconde-se no lema de tudo pelo social para se perpetrar no poder, criando para isso uma classe de dependentes do estado para sobreviver, e para se manter no poder vale tudo, até usar os funcionários dos correios com essa finalidade. O Socialismo Livre é a mesma coisa dessa merda.

  3. Floriano disse:

    MINHA CIDADE VOTOU ASSIM – TIMBÓ – SC DEVE SER O MAIOR PERCENTUAL DO PAIS….

    Timbo – SC

    Aécio Neves72,88%

    …Dilma Rousseff – PT
    Município 16,36%

    Aécio Neves – PSDB
    Município 72,88%

    Marina Silva – PSB
    Município 8,20%

    • marcomagioli disse:

      Olha eu já vi núcleo Cultural alemão, oriundo das migrações alemãs do passado. Às vezes os descendentes fruto destas migrações, são tão ciosos na preservação de suas culturas a ponto de a Antropologia classificá-los como Quisto Étnico, tão distantes, embora dentro, da cultura e nacionalidade que os acolheram. Com todo o respeito, o povo catarinense é uma das coisas muito boas deste Brasil. Mas, quisto étnico nazistas é sempre raro descobrí-los.
      Afinal, vindos da terra de Lutero, a moral protestante não tem este viés sectário, normalmente.

  4. Floriano disse:

    O eleitor PETISTA, precisa ter em mente que isso está sendo implantado aqui também, por causa dessa maneira suja que o “petê” governa, colocando uns contra os outros e incentivando o preconceito e o desmérito. Caro eleitor petista, irmão brasileiro, conterrâneo, lembre-se de colocar a foto de seus lindos filhinhos no lugar da foto desta moça e caia em si: VOCÊ, eleitor petista, está ajudando com seu voto, a difundir o mal nesta nação, SEU FILHO PODERÁ SER A PRÓXIMA VÍTIMA.

    dilmaluca faz parte do FORO DE SÃO PAULO e uma das determinações deste maldito foro, é justamente dar vazão à INVEJA, ao preconceito e à discriminação.

    Acorda enquanto é tempo ou SEUS FILHOS pagarão por seu voto.

    Acorda povo mineiro.

  5. Floriano disse:

    A cada dia que passa, mais me convenço que o índice de ignorantes neste país está diminuindo e muito se deve às redes sociais, onde a todo momento pipocam notícias fundamentadas, que são omitidas por meios de comunicação televisivos (única fonte de (des)informação de muitos).

    Graças às redes sociais, as maracutaias, malandragens, pilantragens e corrupções dessa gentalha vermelha que no comando do Brasil, vem assaltando e saqueando nosso país, são mostradas e comprovadas a to…do instante, de forma que, hoje em dia, só é petista __ou de outra sigla vermelha__ o mal-intencionado, o malandro, o cafajeste ou o débil mental, porque é IMPOSSÍVEL ALEGAR IGNORÂNCIA, sendo que os fatos estão escancarados aí.

  6. Floriano disse:

    É realmente um absurdo o que o PT fez com todas as estatais do país, transformando-as em braços partidários para um projeto puro de poder. Todos viram os vídeos de carteiros distribuindo propaganda de Dilma. Vídeos estes que o TSE, liderado pelo petista, digo, pelo ministro Dias Toffoli resolveu mandar o Google tirar do ar. Por que? Não querem que o povo saiba do que se passa por baixos dos panos na estatal?

    O PT alega ser o partido dos trabalhadores, mas como podemos ver, pisa nos verdadeiros trabalhadores para beneficiar os poderosos. É esse o conceito de “justiça social” do partido? Usar carteiros com salários baixos para atuar como um exército dos milionários petistas?

    • Ribeiro disse:

      Não precisamos de mais elementos para tirar a quadrilha montada pelo pt no governo.
      Povo brasileiro, vamos dar um basta, chega de sermos enganados igual idiotas por esse pessoal desqualificado.
      Por tudo que ocorreram nos últimos 4 anos, vamos mudar o nosso país para muito melhor, e a oportunidade não pode escapar das nossas mãos nesse momento de eleição que é o único momento que temos para a realização de mudanças. Por isso vou votar em Aécio Neves, que tenho certeza que fara um excelente governo e vai colocar novamente o Brasil nos trilhos do desenvolvimento.

    • 45 disse:

      Fiquem tranquilos trabalhadores dos Correios de todo Brasil,no dia 26 próximo as urnas democráticas vão colocar essa corja pra correr e procurar emprego.
      PRA CIMA DELES,AÉCIO !

    • 45 Aécio disse:

      Permita-me fazer-lhe uma pergunta: há quanto tempo você não ouve falar na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA ? A maior empresa do gênero no hemisfério sul e líder mundial em pesquisa de agricultura tropical sumiu do noticiário pelas mesmas razões, aparelhamento e cabide de emprego da companheirada, uma lástima confirmada por conhecidos meus que nela trabalham. Assim como ela, há muitas outras mais, por isso faço coro : “PRIVATIZE JÁ”.

  7. Floriano disse:

    As cores do Brasil (verde, amarelo azul e branco), estão para os petistas como a cruz está para o Drácula. Vamos usá-las para exorcizar o vermelho!

  8. Danúbia Fábia disse:

    Eu apoio o PT e a Dilma nessas eleições!!! Espero que o Brasil continue se desenvolvendo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s