Quando a honestidade vira notícia, alguma coisa muito podre está fora da ordem!

Diz um jargão comum do jornalismo: “se um cachorro morde um homem, isso não é caso de notícia, mas se um homem morde um cachorro, aí sim, isso deve ser estampado na capa dos grandes jornais”. Ora, volta e meia os grandes jornais estão noticiando casos de pessoas que encontraram determinada quantia de dinheiro na rua ou em um táxi ou em um local público e, em seguida, essas mesmas pessoas, quando há pistas, vão atrás do real dono do dinheiro para proceder a devolução do dinheiro encontrado.

No Bom Dia Brasil da Rede Globo dessa semana, outro caso semelhante foi noticiado: uma moça encontrou uma dada quantia de dinheiro, juntamente com uma conta em prazo de vencimento, pagou a conta, anotou os dados da titular da conta e depois procurou a real dona do dinheiro para devolver a quantia restante. Resultado: MANCHETE NOS JORNAIS. A honestidade virou notícia!

A grande questão é: por que a honestidade vira notícia? Simples. Porque não tem sido a regra. Infelizmente, no mundo capitalista, a ideologia é: explore o outro para se dar bem; oprima o outro para conseguir vantagens; roube o outro para se enriquecer de modo fácil; seja esperto para sair na frente do outro; passe a perna na concorrência; banque o esperto quando estiver nas chefias das repartições públicas do Estado; e um longo etc. Com essa ideologia moral capitalista apodrecida, calcada na exploração-opressão do ser social, ser honesto com os outros infelizmente não tem sido um comportamento comum, natural, inevitável, necessário, ao contrário, ser honesto passou a ser um comportamento raro: é como um homem sair por aí mordendo cachorros Pit Bulls. Lamentável.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-u10013734_235352529999609_858194854_n1.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Quando a honestidade vira notícia, alguma coisa muito podre está fora da ordem!

  1. paulo disse:

    Claro que o capitalismo é desumanizador, mas acho também que a mídia tenta criar um certa sensação de que a sociedade brasileira jaz no lodaçal da corrupção. Aqueless exemplos citados acima servem para ‘mostrar’ que ainda existem pessoas honestas, capazes de se contrapor ao ‘governo corrupto’. Pura sutileza

  2. Padre Pereira disse:

    As Palavras do PAPA FRANCISCO, na Homilia, calam fundo no mundo onde “a terceira guerra mundial ” acontece em pedaços, em diversos países. Refletindo sobre o texto do livro do Gênesis 4 repetiu as palavras de Caim “E a mim o que me importa…” ter matado Abel? Fez alusão àqueles que matam e não se importam, àqueles que provocam a guerra e matam muitos irmãos inocentes e não se importam; àqueles que vendem armas e não se importam; àqueles que são indiferentes e não se importam…e vivem como nada possa abatê-los. Enfatiza o PAPA é necessário chorar por essas mães, crianças, homens e mulheres sofridos. Excelente reflexão a todos nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s