Dívida BOLA DE NEVE em Minas Gerais!

Você sabia que o Estado de Minas Gerais, em 1998, já tinha uma dívida de 18,5 bilhões de reais? Então, e mesmo destinando 25,9 bilhões de reais durante os onze anos seguintes para o pagamento dos serviços e amortizações dessa dívida, em 2009, o valor da dívida interna de Minas atingiu a cifra de 56,4 bilhões de reais.  Ou seja, a dívida foi se transformando em um buraco sem fundo ou em UMA BOLA DE NEVE, para usarmos de metáforas! É o que revela os estudos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Sindfisco-MG).

Acha que parou por aí? Não! Em 2014, essa dívida já está em torno de 74 bilhões de reais. Em outras palavras, nesses últimos 16 anos, houve um aumento de mais de 260% da dívida interna de nosso Estado.

E quem paga essa dívida? Os trabalhadores, claro. Enquanto os trabalhadores mineiros pagam, com os bens e serviços fruto de seu trabalho, impostos para o Estado de Minas Gerais transferir o dinheiro a banqueiros, em forma de juros altos ou em forma de isenção de impostos aos empresários mineiros, como modo de amortização das dívidas que tem com as empresas, nossa escola pública mineira está precária, nossa saúde pública mineira está doentes, a política de moradia popular é um desastre e só em Belo Horizonte faltam 17.000 vagas em creches. Será que essa política econômica do PSDB mineiro é modelo para o Estado e para o País?  Em época de eleições é momento de avaliar essas questões e votar em candidatos comprometidos com a luta socialista dos trabalhadores, isto é, candidatos que priorizam o investimento no social, ao invés de priorizar pagamento de juros altíssimos a banqueiros e empresários especuladores.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

19 respostas para Dívida BOLA DE NEVE em Minas Gerais!

  1. Jurema de Lourdes Giordani disse:

    A MÁGICA DE LULA E O PAGAMENTO DA DÍVIDA EXTERNA
    SAIBA O QUE LULA FEZ DE 2002 A 2010 COM A “DIVIDA INTERNA/EXTERNA” DO BRASIL
    Você ouve falar em DÍVIDA EXTERNA e DÍVIDA INTERNA não entende direito vamos explicar a seguir:
    DIVIDA EXTERNA – é uma dívida com OS Bancos, Mundial, o FMI e outras Instituições,
    No exterior em moeda externa.
    DIVIDA INTERNA – é uma dívida com Bancos em R$ (moeda nacional) no país.
    Então, quando LULA assumiu o Brasil, em 2002, devíamos:
    Dívida externa = 212 Bilhões
    Dívida interna = 640 Bilhões
    Total DA Dívida = 851 Bilhões
    Em 2007 Lula disse que tinha pago a dívida externa.
    E é verdade, só que ele não explicou que, Para pagar a dívida externa, Ele aumentou a dívida interna:
    Em 2007 no governo Lula:
    Dívida Externa = 0 Bilhões
    Dívida Interna = 1.400 Trilhão
    Total DA Dívida = 1.400 Trilhão
    Ou seja, a Dívida Externa foi paga, mas a dívida interna quase dobrou.
    Agora, em 2010, você pode perceber que não se vê mais na TV e em jornais algo dito que seja convincente sobre a Dívida Externa quitada.
    Sabe por que? É que ela voltou…
    Em 2010 no governo Lula:
    Dívida Externa = 240 Bilhões
    Dívida Interna = 1.650 Trilhão
    Total DA Dívida = 1.890 Trilhão
    Ou seja, no governo LULA, A dívida do Brasil aumentou em 1 Trilhão!!!
    Daí é que vem o dinheiro que o Lula está gastando no PAC, Bolsa família, bolsa educação, bolsa faculdade, bolsa cultura,
    Bolsa para presos, dentre outras mais bolsas… E de onde tirou 30 milhões de brasileiros DA pobreza !!!
    E não é com dinheiro do crescimento, mas sim, com dinheiro de ENDIVIDAMENTO. Compreenderam?
    Ou ainda acham que Lula é mágico? Ou que FHC deixou um caminhão de dólares
    Para Lula gastar?
    Quer mais detalhes,
    Sobre dívida interna e externa do Brasil?
    Acesse o site:
    http://www.sonoticias.com.br/opiniao/2/100677/divida-interna-perigo-a-vista
    Os brasileiros, vão pagar muito caro pela atitude perdulária do governo Lulla,
    Que não está conseguindo pagar OS juros dessa
    “Dívida trilhardária”
    Tendo que engolir um “spread”(txa. Juros)
    Muito caro para refinanciar OS “papagaios”,
    Sem deixar nenhum benefício para o povo,
    Mas apenas
    DIVIDAS A PAGAR
    Por todos OS brasileiros,
    Que pagam seus impostos…!!!
    A pergunta que não quer calar é:
    Dilma
    Vai continuar esta gastança?
    REPASSE PELO BEM DO PAÍS
    ACORDA BRASIL !!!

    • Lilica disse:

      O desgoverno do ex-Presidente Lula, com aval do atual governo do PT, vem tentando a qualquer custo esconder suas deformidades políticas no cenário nacional.
      A tudo isso se deve aos desvios de verbas públicas “mensalão, operação Rosemary e outras já conhecidas pelo eleitores do Brasil”
      Para quem não tinha nada, enriquecer a custa do dinheiro público com um patrimônio surreal é uma facilidade neste desgoverno que jamais prezou pela ética pública.
      Para muitos que não sabem, os programas sociais, tiveram como percursor o nobre Presidente da República Federativa do Brasil, Itamar Franco, um homem simples, ético que sempre prezou pela moralidade da ética pública neste país.
      Mais adiante, Fernando Henrique Cardoso, também Presidente da República Federativa do Brasil, dinamizou os programas sociais, com eficiência, efetividade e eficácia.
      Infelizmente, e para a tristeza do povo brasileiro, Luiz Inácio da Silva, vulgo Lula, transformou os programas sociais em voto escravidão, bolsa farinha, bolsa miséria, bolsa penúria e bolsa se vc não votar no PT, vai passar fome.
      Hoje, estamos vivenciando os maiores escândalos do Brasil, e para complementar o rol de bandidagem da Quadrilha Vermelha do PT, vamos pagar a conta com os nossos impostos pesados deste governo com o suor do nosso trabalho.
      O PT a qualquer custo, tenta blindar o mensaleiros, a Rosemary e outros bandidos da quadrilha vermelha do PT, fazendo o papel de vítima perante o povo Brasileiro.
      O nível de bandidagem e formação de quadrilha do PT chegou a níveis alarmantes.
      Veja o exemplo do operador do Mensalão Marcos Valério que era qualificado para fazer negócios no governo Lula e agora é desqualificado para denunciar Lula e seu governo?
      Se a sociedade é uma força poderosa capaz de mudar o destino político do Brasil, que o faça agora, pois não queremos um partido que usou a boa fé das pessoas para enriquecer a custo do suor dos trabalhadores.
      Independente da faixa presidencial do ex-pt para a atual pt ou vice verça, o pt será o mesmo chafurdado em seus escândalos, desvio de verbas públicas dentre outros negócios escusos.

    • Judite disse:

      COM TODOS OS DEFEITOS, AÉCIO AINDA É MELHOR DO QUE DILMA/LULA E A PERPETUAÇÃO DOS PETRALHAS ( ELES ESTÃO IMPLANTANDO DITADURA COMUNISTA NO PAÍS. A LEI FAVORECE A LADRÕES E CORRUPTOS)

    • Olmira Piana S disse:

      Num país de 75% da população são analfabetos funcionais é o melhor cardápio para os políticos em época de eleições.Um país onde existem casos de que se come atá defuntos no IML,imagina os idiotas úteis?
      A Gang do PT: “Eles são muitos corruptos para serem presos”.
      A sugiro a vocês que hoje este endereço eletrônico e vera que a divida nunca foi paga, ele pagou a divida com o FMI dinheiro que o FHC pegou para injetar dinheiro na economia em troca da divida interna devido aos processo do FGTS. Vale lembrar que nos íamos ser credor do FMI, ele ia pegar 10 bilhões de dólar da china emprestado em nome da Petrobras e colocar uma parte no FMI para tornarmos credor. Hoje não pegamos dinheiro emprestado em nome do FMI o Brasil esta buscando dinheiro no BID e outros.
      http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?c=bl&v=94&l=pt
      você vera que esta divida nunca foi paga.

      • Vallore disse:

        Pagar os gringos de forma antecipada uma dívida não auditada com valor superfaturado é melhor do que pagar aos brasileiros que morrem e não recebe seus créditos? ( tem aposentado que morre e não recebe os precatórios)
        E tem mais um detalhe: atualmente o Brasil possui dívida interna e externa
        LULA NÃO PAGOU A DÍVIDA E ELA CONTINUA CRESCENDO.

      • Vallore disse:

        E ainda continuam a consider o pseudo intelectual como o melhor politico da atualidade, a bem da verdade, não passa de um papagaio (me desculpem os papagaios), que sómente sabe ler ou repetir palavras de intelectuais petistas se plantão.

        Ainda fico perplexo com as pesquisas onde estão alardeando que a arrogante e guerilheira Dilma, vencerá a proxima eleição no primeiro turno.

        Acordem brasileiros e brasileiras, PT (partido dos trouxas que acreditam neles) nunca mais

  2. Explicador disse:

    QUEM DIVULGOU QUE FHC FOI UMA DESGRAÇA PARA O PAÍS FOI O PT. É MAIS UMA MENTIRA DE LULA
    ATRAVÉS DE ITAMAR FRANCO E FHC, FOI POSSÍVEL VENCER UMA INFLAÇÃO DE MAIS DE MIL POR CENTO E CRIAR O REAL. (TODA ESTABILIDADE DO POBRE PODER COMPRAR A PRESTAÇÃO E COM JUROS MAIS BAIXO, FOI CRIADA COM O NASCIMENTO DO REAL)

    • Bixo disse:

      Um antigo desenho animado em propaganda eleitoral mostrava Ulisses Guimarães como um macaco velho e o Brizola sem dúvida era representado por uma raposa. Queria que alguém manda-se uma mensagem dizendo que animal era o Lula, uma coisa que não reparei na época.
      Não sei o que dizer, posso até estar dizendo bobagem, não sei. Mas, fora os crimes graves em muitas pessoas desapareceram ou foram mortas, isto são denuncias que muitas vezes circulam nos jornais. Eu cresci durante o regime da ditadura militar e os militares que dominavam a politica brasileira na época pareciam menos corruptos que os governos a partir de Sarney, até chegar no atual Pt que dizia que não roubava e não deixava roubar e acabou sendo o pior ladrão com lula, lulinha e o resto da turma.

  3. Sargento Gílber de Souza Mattos disse:

    Sul Minas das Gerais (força sul mineiro) Fora Dilma e todos os seus aliados …. (PT E SEUS ONZE CÚMPLICES/ALIADOS):
    PRB-10; PP-11; PDT-12; PT-13; PMDB-15; PTN-19; PSC-20; PR-22; PTC-36; PSB-40; PSOL-50; PC do B-65…

  4. Padre Pereira disse:

    Cada Missa que você assiste é uma intercessão junto à justiça divina para lhe obter o perdão.Então fora PT. PT nunca mais.

  5. Padre Pereira disse:

    O comunismo é um dogmatismo sem sistema. Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido e, com ele, se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo o que dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós

    • Padre Pereira disse:

      O Comunismo não é a fraternidade: é a invasão do ódio entre as classes. Não é a reconciliação dos homens: é a sua exterminação mútua. Não arvora a bandeira do Evangelho: bane Deus das almas e das reivindicações populares. Não dá tréguas à ordem. Não conhece a liberdade cristã. Dissolveria a sociedade. Extinguiria a religião. Desumanaria a humanidade. Everteria, subverteria, inverteria a obra do Criador. ENTÃO FORA PT E ALIADOS.

  6. Padre Pereira disse:

    A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias”.

    “O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria”.

    “Um comunista é como um crocodilo: quando ele abre a boca, você não sabe se ele está sorrindo ou preparando-se para devorar você. ENTÃO FORA PT E ALIADOS.

  7. Padre Pereira disse:

    Estamos caminhando para o socialismo, um sistema que, como se diz, só funciona no Céu, onde não precisam dele, e no Inferno, onde ele já existe. ENTÃO FORA PT E ALIADOS.

  8. Padre Pereira disse:

    Socialismo significa apenas inveja do dinheiro alheio. ENTÃO FORA PT E ALIADOS.

  9. Pingback: Governo do PSDB é derrotado em Minas Gerais: POR QUÊ? | www.socialistalivre.wordpress.com

  10. Pingback: Por que votar em Aécio Neves (PSDB) é um retrocesso? Vejam alguns motivos! | www.socialistalivre.wordpress.com

  11. Pingback: PSDB foi derrotado em Minas Gerais e não entendeu o PORQUÊ. Então eu re-explico! | www.socialistalivre.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s