“Denuncismo” jornalístico sem provas: o jogo sujo da política!

A burguesia de direita brasileira tem feito uso, cada vez mais, das denúncias e calúnias sem provas, descontextualizadas, para forjar, via imprensa burguesa (revistas e TVs), supostos escândalos políticos, no intuito de desgastar lideranças que querem derrotar.

O novo exemplo desse denuncismo jornalístico vem de vídeo gravado com câmera oculta, cuja edição faz parecer que houve fraude na CPI da Petrobrás, sugerindo que os acusados ligados ao PT teriam tido acesso prévio às questões dos senadores investigadores.

Ora, mas por que as questões de uma CPI deveriam ser secretas? Não deveriam ser as questões de uma CPI escancaradas a todo público? Ou uma CPI deve ser uma armadilha de palavras para a qualquer custo tentar incriminar pessoas com quem não se afina politicamente? Uma CPI não deve ser uma inquisição séria no intuito de se apurar as verdades de um dado fato?

Entendo que o único sentido honesto de uma CPI seria debater e inquirir exaustivamente um possível erro de conduta para se chegar mais próximo possível da verdade. Entretanto, a burguesia de direita não tem agido assim, ao contrário, através de seus deputados e senadores, tem instalado CPIs não para investigar honestamente possíveis erros de conduta, ao contrário, tem usado desse expediente para tentar desgastar e condenar, a qualquer custo, adversários políticos, fazendo cálculos eleitorais em cima dos supostos escândalos que exploram.

A mídia burguesa, com o denuncismo jornalístico sem provas, recorrendo a gravações ocultas descontextualizadas, fazem coro a essa prática política sem ética e entram de cabeça nesse jogo sujo da política. Será que isso é “jornalismo”? Será que o denuncismo sem provas é o caminho para a construção de um mundo melhor?

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “Denuncismo” jornalístico sem provas: o jogo sujo da política!

  1. Major Marco Aurélio disse:

    TODOS JUNTOS!
    O apelo aos militares é indecente
    Eu sempre defendi que a responsabilidade pelas mudanças do Brasil é de todos, não só dos militares. Ocorre que no meio civil a influência do pensamento equivocado do “politicamente correto” controla as manifestações. O apelo aos militares para que quebrem a ordem legal e constitucional é indecente, pois os responsáveis pela péssima situação do Brasil somos nós todos. Cabe a cada um de nós olhar no olho dos adeptos de ideologias ultrapassadas, totalitárias e genocidas e dizer NÃO !!! Não aceitaremos e vamos reagir. Mas parece que o povo está acovardado e obediente ao discurso esquerdopata gramscista. Quanto aos militares, que com coragem salvaram o país em 1964, são hoje desprezados, acusados de serem ditatoriais, assassinos, torturadores etc. pelos (des) governos que todos nós, por ação e omissão, colocamos no poder.
    É hora de repensarmos nossas atitudes, assumir nossas responsabilidades com a nação e iniciarmos a reação

  2. Dirceu Capelli disse:

    Minas Gerais terra de Aécio Neves !!!
    Parabéns !!!

    Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (Belo Horizonte) é inaugurado nesta terça, 5 de agosto.

    O trem possui 56 novos carros – 10 executivos (capacidade para 57 passageiros) e 30 econômicos (capacidade para 75 passageiros). Em ambas as classes, os vagões são climatizados e têm tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de notebooks e celulares. Além disso incluiu novos vagões de restaurante, lanchonete, banheiros, gerador e cadeirantes.

    O trajeto tem extensão de 664 kms e passa por 42 municípios, possibilitando aos passageiros o embarque e desembarque em 30 pontos.

    Acervo das fotos e mais informações:
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/07/22/interna_gerais,550696/viagem-de-mg-ao-es-de-trem-sera-feita-em-composicao-de-luxo-a-partir-de-agosto.shtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s