Uma avaliação sobre o militarismo nas polícias estaduais

Sou praça da PM e utilizo o pseudônimo “BOLA DE NEVE”, personagem do livro “A revolução dos bichos (1945)”, de autoria do escritor GEORGE ORWELL, a fim de fazer minhas ponderações acerca do tema e não ser repreendido por meus “superiores hierárquicos”.

Com 20 anos de operacional cheguei à conclusão de que o militarismo nas policias estaduais é  uma herança maldita dos governos despóticos, elitistas e corruptos, que se mantém no poder desde o Brasil colônia, e que o condenou  ao anacronismo social vigente nos dias de hoje. Para fazer valer suas políticas de governo, por exercer sobre as PM’S o comando absoluto, estes lacaios fizeram delas seus “tacapes” de controle social.

Por meio de instrumentos doutrinários/ideológicos a classe de oficiais entorpecem com seus discursos as praças, alijando-os da capacidade de se reconhecerem como classe, tão importante quanto, talvez até mais, que a dos oficiais, entretanto,  submetida a  exploração e vilipendiada dos seus direitos elementares, sendo um deles o direito de expressão.  Por isso, deparamos com muitas praças reproduzindo, como “papagaios domesticados”, aforismos (bordões) como: “se não está gostando pede para sair”, “sabia que era pau, veio por que quis”.

Sabemos que a segurança pública não é promovida apenas pela polícia, mas por vários órgãos que representam a sociedade organizada e a própria sociedade. A desmilitarização das polícias, por si só, não será a solução definitiva para o problema da SP, contudo, significará um avanço importantíssimo para o processo, devido tornarem-se instituições  mais democráticas, com maior participação e controle da sociedade e não dos governos. Aos comandantes meu recado: desprendam-se dos seus interesses particulares, abdiquem-se dos seus privilégios  e sejam mais compromissados com os interesses da sociedade.

Por: BOLA DE NEVE – Praça da PM – Pseudônimo – Leitor do Blog

Para estas e outras discussões, acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Uma avaliação sobre o militarismo nas polícias estaduais

  1. Julio Cesar Moura disse:

    O famoso filme-documentário intitulado Agenda, agora está disponível com legendas em português e vale muito a pena ser visto. Mostra como o comunismo, como já afirmei em artigos aqui no blog, não desapareceu com o esfacelamento da ex-URSS e a queda do Muro de Berlim, apenas mudou radicalmente sua forma de ação. A guerra contra a democracia e a liberdade é travada de forma sutil e silenciosa, sem armas e sem bombas, por meio de uma doutrinação sistemática que se utiliza das próprias instituições democráticas para subvertê-las. É denominado “marxismo cultural”.

    O filme mostra como isso ocorreu e continua ocorrendo nos Estados Unidos. Entretanto, ao ver este documentário se constata que a mesma coisa acontece no Brasil aqui e agora, bem como em toda a América Latina e na Europa.

    A ver este documentário vocês constatarão de forma absolutamente clara e evidente como tudo que é relatado coincide com o discurso e a prática dos governos do PT.

    Por tudo isso, esse filme é imperdível. Não deixe de ver e compartilhar com todos os seus amigos e familiares.

  2. Sargento Gílber de Souza Mattos disse:

    Não vejo que este seja o principal problema das polícias militares estaduais no Brasil. Entender o militarismo como filosofia de formação de conduta é o que transforma a imagem do militarismo em algo aceitável.

    Se acabar com a Polícia Militar, como recomenda a ONU, o que ficará no lugar? A Polícia Civil? Obviamente, é inadmissível termos uma polícia similar à Polícia Civil como principal referência de segurança pública estatal; é necessário termos uma polícia fardada, salvo aos investigadores, disciplinada e única. Não faz sentido termos duas polícias com características distintas e que se confrontam, devido principalmente à vaidade de poder.

    Fico impressionado quando percebo que o cidadão não admira a Polícia Civil ou desconfia do caráter dela. A maioria dos policiais civis são honestos, porém, a imagem de corruptos é tão forte que se torna difícil mudá-la. Já a imagem da PM, aos olhos do cidadão, tende ao medo e a admiração. Ao medo, quando há abusos de poder; à admiração, quando não há abusos de poder. Ser abusador de autoridade ou não estar fortemente ligado à formação policial e ao caráter de cada um.

    Confesso que minha formação policial foi péssima, pois foi baseada em um princípio católico medieval: a humilhação. Para quem vê com bons olhos, a humilhação é útil na formação de uma conduta mais humilde, entretanto, em excesso, pode causar danos a auto-estima. Qualquer profissional com baixa estima produz insatisfatoriamente. Isto é uma das principais burrices das instituições militares. Ainda sobre este aspecto, talvez isto explique a enorme quantidade de policiais militares que cometem suicídio; raramente se ouve dizer que um policial civil ou federal cometeu suicídio.

    Pensando a respeito sobre o fim da PM, conclui que a tendência da segurança pública estadual é de se transformar em uma enorme Polícia Civil estatal. Está claro que isto não vai dar certo! Da mesma forma seria uma polícia estadual somente militar. Com a atual estrutura militar que temos, jamais daria certo! Na própria PM há dicotomia hierárquica: oficiais e praças; isto causa diversos conflitos internos. Então qual a melhor solução?

    Todo policial deve ter uniforme e proteção balística. Quem nunca viu na tv um policial civil entrar numa favela somente armado? Cadê o colete? Cadê o uniforme? Isto é inadmissível! Todo policial deveria ter um princípio de educação mais consistente. Quem nunca viu na tv um policial militar agredindo um cidadão pobre e inocente? Isto é mais inadmissível ainda! Uma polícia única, bem formada e disciplinada é o melhor caminho para uma segurança pública eficiente.

    É necessário uma reforma estrutural nos quadros de hierarquia, por exemplo, na PM, há tantos postos e graduações que a maioria pilar da instituição se sente irrelevante na própria instituição. Uma solução plausível seria a valorização do tempo de serviço e a redução da escada hierárquica. Outro fator interessante é o aspecto histórico. A cavalaria da PM é patrimônio histórico-cultural, jamais deve ser instinta; incluindo também as bandas de música militares. Já na PC, não saberia dizer ao certo qual é a imagem histórica relevante; com certeza os adjetivos Delegado e Detetive são marcas que não se deve perder.

    As soluções são várias, porém, nada simples. Não é utopia sonhar com uma polícia cidadã e eficiente no combate ao crime; melhor seria se não houvesse crime, mas a natureza humana sempre tende a isso. Não é utopia sonhar com uma polícia que saiba dialogar com o cidadão(qualquer cidadão; sem distinções); apesar de a natureza humana sempre tender ao preconceito e à discriminação.

    O militarismo tem muito a ensinar, não somente na área de segurança pública, mas em todas instituições, públicas ou privadas. Para isso, é preciso ver com bons olhos.

  3. Beatriz disse:

    O MUNDO PRECISA SABER:

    DO DESGOVERNO BANDIDO DO PT, DO COMUNISMO ASSASSINO INVADINDO A AMÉRICA LATINA, DA TORTURA, DA OPRESSÃO, DAS AGRESSÕES, DAS PERSEGUIÇÕES, DA VIOLÊNCIA, DOS ALTOS IMPOSTOS NOS SUFOCANDO, DA CENSURA, DA CORRUPÇÃO GENERALIZADA, DAS HUMILHAÇÕES E DOS CRIMES QUE A POPULAÇÃO DECENTE E CONSCIENTE DO BRASIL ESTÁ SOFRENDO.

    ATENÇÃO!!!

    O PT É UMA AMEAÇA PARA O BRASIL, PARA A AMÉRICA LATINA E UMA AMEAÇA PARA O MUNDO!!!

    O PT É UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE JUNTO COM O FACÍNORA FIDEL CASTRO ESTÁ IMPLANTANDO O COMUNISMO E O TERROR NA AMÉRICA LATINA!!!

    VOCÊ QUE É DECENTE E CONSCIENTE VEM PRA RUA NO DIA 22 DE MARÇO DE 2014 GRITAR AO MUNDO A TUA INDIGNAÇÃO E PEDIR SOCORRO AS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL!!!

    AQUI EM SÃO PAULO NOS REUNIREMOS ÀS 3 HORAS DA TARDE NA PRAÇA DA REPÚBLICA!!!

    “QUEM SABE E QUEM SOFRE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER”

    O BRASIL MASSACRADO PELO PT PEDE: INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE!!!

  4. Beatriz disse:

    MILITARES: A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O BRASIL!!!

    EU VIVI NO GOVERNO MILITAR, FUI LITERALMENTE LIVRE E FELIZ, VIVI UM VERDADEIRO SONHO BOM E REAL E AFIRMO: O GOVERNO MILITAR NÃO FOI PERFEITO, MAS FOI O MELHOR E MAIS DECENTE GOVERNO QUE O BRASIL JÁ TEVE!!!

    NUNCA FUI PERSEGUIDO, NEM CENSURADO, NEM AMEAÇADO DE MORTE PELOS MILITARES.
    HOJE SOU PERSEGUIDO, CENSURADO E AMEAÇADO DE MORTE PELO PT.

    SÓ BANDIDOS, TERRORISTAS E COMUNISTAS SAFADOS NÃO GOSTAM DOS MILITARES!!!

    NUNCA EXISTIU GOLPE MILITAR, NEM DITADURA MILITAR NO BRASIL. OS MILITARES INTERVIRAM EM 64 PORQUE O POVO PEDIU DEVIDO AO DESGOVERNO DO COMUNISTA JOÃO GOULART, O QUE HOJE, INFELIZMENTE, ESTÁ ACONTECENDO COM ESSE DESGOVERNO BANDIDO DO PT.
    OS MILITARES NÃO ERAM DITADORES, ELES APENAS COMBATERAM BANDIDOS, TERRORISTAS, GUERRILHEIROS, AGITADORES INFERNAIS COMO O LULA, COMUNISTAS SAFADOS E OUTROS CRIMINOSOS QUE QUERIAM O PODER PARA ELES.

    HOJE SIM VIVEMOS UMA DITADURA CIVIL!!! TODA A MÍDIA ESTÁ CENSURADA, DOMINADA, MANIPULADA E SERVE AO PT. SÓ TEMOS LIBERDADE AQUI NA INTERNET, E MESMO ASSIM SOMOS MONITORADOS, PERSEGUIDOS E AMEAÇADOS DE MORTE PELOS BANDIDOS DO PT O TEMPO TODO.

    ESSES CANALHAS CIVIS: Lula, Dilma, Serra, Fernando Henrique, José Dirceu, José Genoino, e OUTROS não lutavam pelo povo, mas por eles. Eles queriam o PODER PARA SE ENRIQUECEREM ILICITAMENTE E MANTEREM O POVO SOB UM REGIME DE ESCRAVIDÃO COMO O CRÁPULA FIDEL CASTRO FEZ EM CUBA. Infelizmente esses MONSTROS, CRIMINOSAMENTE, conseguiram o poder e estão aí há mais de 28 anos DESTRUINDO, ESCRAVIZANDO E ROUBANDO O BRASIL, e assim já IMPLANTARAM O SISTEMA DE ESCRAVIDÃO CUBANO AQUI NO BRASIL. Hoje trabalhamos 5 meses de cada ano só para PAGARMOS IMPOSTOS, quer dizer…TRABALHAMOS 5 MESES DE CADA ANO DE GRAÇA PARA ESSES BANDIDOS DO PODER, E ISTO É ESCRAVIDÃO.

    Obs. – Se os MILITARES fossem MAUS como esses COMUNISTAS SAFADOS dizem…NENHUM DESSES BANDIDOS QUE HOJE ESTÃO NO PODER ESTARIAM VIVOS.

    É bom que se diga que TODOS OS PRESIDENTES MILITARES MORRERAM POBRES OU COM UMA ECONOMIA NORMAL. Hoje esses CANALHAS CIVIS ESTÃO TODOS MILIONÁRIOS; ELES, SEUS FAMILIARES E SEUS AMIGOS, TODOS ROUBANDO O BRASIL.

    A ÚNICA SOLUÇÃO!!!

    VOCÊ QUE É DECENTE E CONSCIENTE VÁ NO DIA 22 DE MARÇO DE 2014 A MARCHA DA FAMÍLIA PROTESTAR CONTRA TODA ESSA PODRIDÃO DO PT E PEDIR A INTERVENÇÃO MILITAR. LUTE POR VOCÊ, PELOS SEUS E PELO BRASIL.

    EM SÃO PAULO NOS REUNIREMOS, COM A PROTEÇÃO DOS MILITARES, NA PRAÇA DA REPÚBLICA E MARCHAREMOS ATÉ A PRAÇA DA SÉ. TUDO PELO BRASIL!!!

    INTERVENÇÃO MILITAR RIGOROSÍSSIMA URGENTE!!!

  5. Beatriz disse:

    O CLAMOR DOS AFLITOS!!!

    ATENÇÃO!!! ATENÇÃO FORÇAS ARMADAS DO BRASIL!!!

    ESTAMOS NO MESMO BARCO, NÓS E VOCÊS MILITARES!!!

    O CANALHA PT E SEUS MALDITOS ALIADOS ESTÃO NOS OPRIMINDO, NOS TORTURANDO, NOS MASSACRANDO, NOS AGREDINDO, NOS ROUBANDO, NOS HUMILHANDO, NOS ULTRAJANDO E NOS AMEAÇANDO DE MORTE!!!

    PRECISAMOS TODOS REAGIR IMEDIATAMENTE!!! A SITUAÇÃO VIOLENTA GERADA PELO PT É UMA QUESTÃO DE VIDA OU DE MORTE!!!

    OU O BRASIL DESTRÓI O PT, OU O PT VAI DESTRUIR O BRASIL!!!

    SEI QUE VOCÊS, FORÇAS ARMADAS, NÃO GOSTAM QUE NINGUÉM FIQUE COBRANDO VOCÊS!!! MAS NÃO SUPORTAMOS MAIS, ESTAMOS EXAUSTOS E DESESPERADOS VENDO O PT TRANSFORMAR O BRASIL NUMA MISERÁVEL CUBA E NUMA VENEZUELA MASSACRADA.

    SÓ ESTE APOIO DO PT A ESTE DITADOR VENEZUELANO JÁ É O BASTANTE PARA VOCÊS, FORÇAS ARMADAS DO BRASIL, AGIREM E FAZEREM A INTERVENÇÃO.

    O QUE MAIS VOCÊS, FORÇAS ARMADAS, ESTÃO ESPERANDO O PT FAZER?

    SINCERAMENTE, NÃO COMPREENDO ESTA DEMORA.

    E ESTA DEMORA É MORTAL!!! O PT ESTÁ ESTANCANDO AS NOSSAS VIDAS!!!

    SE NÓS, A POPULAÇÃO DESARMADA, ESTAMOS QUERENDO AGIR NA UNHA PORQUE VOCÊS, FORÇAS ARMADAS, QUE TAMBÉM ESTÃO SENDO MASSACRADAS, E TEM AS ARMAS NÃO AGEM?

    NÃO QUEREMOS CARNAVAL, NEM COPA DO MUNDO!!! QUEREMOS VIDA, LIBERDADE E JUSTIÇA!!! QUEREMOS INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!!!

    O QUE DIABO ESTÁ ACONTECENDO COM O BRASIL?!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s