A vingança do Rio Tietê: mostrando o ÚTERO!

É chocante, a quem tem sensibilidade ambiental e sabe que o Planeta Terra é um Planeta Vivo, ver toneladas de lixo amontoadas no útero seco do Rio Tietê, em São Paulo. Inevitável historicamente essa prática social de poluir assim os rios? Claro que não. Trata-se de uma cultura exploradora atrasada, inconsequente, que não educa os seres sociais, incluindo também as grandes empresas, para cuidarem do meio-ambiente. Ao contrário, mata-se a NATUREZA impiedosamente.

O mau cheiro do Rio Tietê desde há muito se tornou um horror químico no Estado de São Paulo, causando repugnância aos olfatos. Toneladas de detritos químicos e líquidos já mataram a vida de centenas de espécies desse rio há anos. A atual seca drástica em São Paulo, contudo, como que em uma vingança silenciosa da Deusa Terra, revela agora, ironicamente, também as montanhas de lixos sólidos, amontoadas no fundo do Tietê, mostrando a olhos nus como a população castigou o belo Rio Tietê ao longo dos anos, transformando-o em Rede de Esgoto. A grande lição que a Deusa Terra, com seus insondáveis mistérios, nos mostra, é o quanto é lamentável essa prática social atrasada de não saber cuidar do lixo que nós mesmos criamos.

Espera-se, todavia, que o Rio Tietê tenha chorado as últimas gotas de sua tristeza, ao ponto de secar-se inteiramente até mostrar seu útero repleto de sujeira, para que, talvez – caso haja mesmo a volta da tão esperada chuva no Estado de São Paulo, e todos torcemos para isso – possa outra vez renascer-ressuscitar e quem sabe, junto com a ressurreição do rio, também renasçam-ressuscitem na parcela da população poluidora um pouco de compaixão e consciência para com a natureza, reconhecendo que a água limpa em abundância é um dos mais preciosos bens que o planeta nos oferece. Diga-se de passagem, este bem está acima de qualquer mercadoria humanamente fabricada que, muitas vezes, são descartadas inconscientemente como lixo na NATUREZA, matando inconsequentemente o que nos é essencial: o PLANETA VIVO, com seus rios, matas, córregos, nascentes, mananciais, brejos, terras férteis…

As práticas exploradoras, ambientalmente insustentáveis, em suas variadas formas, tem destruído o equilíbrio da NATUREZA. O Rio Tietê, cruelmente assassinado, deixou seu cadáver à mostra com as balas de seu assassino alojadas em seu útero, em forma de LIXO EM ABUNDÂNCIA. Os olhos sensíveis veem isso como um sinal da NATUREZA que grita por RESPEITO. Mas será que os sinais da NATUREZA serão compreendidos por todos, ao ponto de provocar mudanças nas práticas poluidoras e destruidoras da vida ambiental? Ou os irresponsáveis e insensíveis darão de ombros e seguirão assassinando o PLANETA?

Será que precisaremos ir até o ponto de os oceanos e geleiras derretidas também mostrarem suas iras? Nem tentemos! Seria o FIM.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s