O discurso político da acusação sem averiguação!

A sociedade política capitalista, tendo a imprensa burguesa como aliada, cria diariamente o espetáculo discursivo das acusações em averiguação, acentuando cada vez mais a sua falta de escrúpulo político. Acusar discursivamente políticos ou lideranças populares sem averiguações, simplesmente para tentar desgastá-los, puni-los, pública e politicamente, tem sido uma arma discursiva inescrupulosa largamente utilizada.

Vamos a alguns exemplos: a oposição de direita brasileira (PSDB/DEM) e admiradores, assim que descobriu prejuízos em negócios feitos na Petrobrás, sem qualquer averiguação profunda, fazendo politicagem eleitoreira, já tentou incriminar a Presidente Dilma Rousseff que, em 2006, era Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, aprovando a realização da compra da refinaria de Pasadena na ocasião, confiando nos relatórios dos membros responsáveis pelo negócio. Qual o intuito dessa acusação sem averiguação em relação à Dilma Rousseff? Desgastar, pública e politicamente, a imagem da Presidente.

Mais recentemente, para que não se venha aqui nos acusar de unilaterais nessa nossa reflexão, o candidato da oposição de direita, Aécio Neves, provou do próprio veneno, ou seja, é acusado de beneficiar sua família, ao construir, supostamente com dinheiro público, um aeroporto privado na fazenda do tio-avô. Já foi feita toda a averiguação para que julguemos Aécio Neves como culpado? Sinceramente, nesse caso específico, ainda tenho minhas dúvidas, se não se trata do discurso da acusação sem averiguação para, em época de eleições, tentar desgastar a imagem do candidato. É preciso investigar melhor, para que possamos tecer uma opinião mais alicerçada sobre o tema.

A militante do PSOL, popularmente chamada de Sininho, e outros manifestantes no Rio de Janeiro, foram acusados sem averiguação e, como são pessoas do povo, sem poder político institucional, frutos dessa acusação politicamente montada, foram sumariamente condenados, julgados pela mídia burguesa e até presos como “quase terroristas”, supostamente acusados de preparação de “protestos violentos”. Conseguiram agora habeas corpus de soltura, para se fazer investigação com direito pelo menos à defesa, claro, depois de muita pressão política dos lutadores sociais e, inclusive, depois do escândalo diplomático causado, quando a advogada militante Eloísa Samy, defensora desses manifestantes, chegou a pedir asilo político à embaixada do Uruguai no Brasil, trazendo à tona a prática ditatorial que tem sido imposta pelo governo PMDBista no Rio de Janeiro.

Por outro lado, metroviários em São Paulo foram demitidos sumariamente pelo governo do PSDB, acusados de “vandalismo” sem averiguação, execrados pela mídia burguesa, supostamente por terem cometido o “crime” de lutar por melhores salários, desobedecendo às ordens judiciárias patronais de volta ao trabalho naquele Estado. Fazer greve não é um direito constitucional? Como pode o PSDB demitir trabalhadores grevistas assim, passando por cima da Constituição Federal? Trata-se de uma acusação sem averiguação simplesmente para punir lutadores da classe trabalhadora.

No plano internacional, assim que o Boeing da Malaysia Airlines foi derrubado, uma tragédia, diga-se de passagem, choveram discursos da acusação sem averiguação, colocando a Rússia como responsável direta pelo atentado e a Revista Veja brasileira, inclusive, foi taxativa em dizer que “A culpa é de Putin”. Mas até agora não há provas internacionais de quem cometeu o atentado, tudo se resume a troca de acusações políticas. Qual o objetivo? Parece-nos que é dar razão ao imperialismo norte-americano, que tem interesse em se beneficiar com a exploração das riquezas produzidas pelos trabalhadores da Ucrânia.

Em outras palavras, acusação sem averiguação é um discurso sem escrúpulos, próprio da moral do vale-tudo do capitalismo, largamente praticado na política, cujo objetivo é queimar e desgastar a imagem de pessoas que possui algum poder de interferir na realidade sócio-histórica-econômica. Grupos políticos, partindo do pressuposto inescrupuloso de que vale-tudo para estar no poder ou para derrubar quem está no poder, fazem acusações graves sem averiguação sem o mínimo constrangimento. Isso, para dizer pouco, é muito feio.

Seria prudente, antes de sair por aí acusando gravemente os outros sem averiguação séria, que investigássemos melhor os fatos. Isso causaria menos erros e menos julgamentos levianos no mundo.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

18 respostas para O discurso político da acusação sem averiguação!

  1. Beatriz disse:

    A começar por você, que vive acusando os outros seu melancia.

  2. Evellyn disse:

    Recordando verdades sobre esses TERRORISTAS, COMUNISTAS, o retardado do Gílber, imprensa e a nossa LEI, insistem em classificá-los como “vândalos”. O copo do cidadão de bem já está no limite, quando transbordar ninguém mais segura. Nos aguardem, ZUMBIS.

    • Rubia disse:

      Acabo de ler, no jornal O Globo, que a tal Sininho cogitava pedir asilo à Inglaterra! Ela achava que num cenário pré-eleitoral iria causar uma “comoção” no nosso país! Essa menina é muito petulante! Li, também, que sua mãe, no encontro com os jornalistas, disse que ela é ativista e ajudou a fundar o PT! Está aí a explicação prá entender essa baderneira! Ela saiu à sua mãe!

      • Virgulino disse:

        Ajudou a fundar o “petê”? Acredito que a genitora dessa coisa, seja tão ignara quanto ela, porque o “petê” foi fundado em 1980 e acredito que nessa época, a filha estava na primeira infância (hoje está na segunda e pelo, visto, última infância, já que se recusa a crescer). Quanto a ir para a Inglaterra, por que será que ela não pensou em Cuba ou Venezuela, onde encontraria reciprocidade com os devaneios dela, né?

      • Rubia disse:

        A mãe dela ajudou a fundar o PT, Virgulino! Ela estava presente na reunião do Sindicato socialista dos Jornalistas e gritava tudo isso ao lado da filha Sininho.

      • Virgulino disse:

        Ah, desculpe, entendi que a Elisa foi uma das fundadoras rsrs

      • Virgulino disse:

        Aliás, Rubia , o pai (padrasto) também é uma toupeira vermelha. Dá uma olhada nessa entrevista: http://www2.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=530404

      • Rubia disse:

        Ué, ele não ficou sabendo que os próprios ex-companheiros da Sininho a delataram dizendo que ela dava as ordens para a compra de gasolina e provocar os incêndios durante as manifestações? Isso agora está na mídia, não dá mais prá dizer que não sabia disso. Ela era esperta, mandava os outros fazer e ficava sem máscara, atrás da turma. É canalha e covarde!

      • Virgulino disse:

        Pois é, coisa de toupeira mesmo rsrs

    • Idilio disse:

      A terrorista e socialista do PSOL mal saiu da cadeia já estava gritando contra a polícia…

    • Idilio disse:

      Ratinho disse bem…
      – Dilma,a hora que o cidadão,que está em casa,só olhando,resolver ir pra rua e resolver de vez essa baderna,pode fugir,porque ninguém mais vai segurar.Governe esse país para todos e parem com as picaretagens!

  3. Idilio disse:

    ESSE MERDA DO GÍLBER VEM AQUI DEFENDER BANDIDO. QUEM DEFENDE BANDIDOS O QUE PÉ MESMO???? ESSE FDP NÃO PASSA DE UM DOENTE MENTAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s