“Rússia derrubou Boeing”! Como a Revista Veja pode ter tanta certeza?

Na Capa da Revista Veja vem estampada a seguinte manchete: “A CULPA DE PUTIN: 283 passageiros de um Boeing foram mortos nos céus da Ucrânia por um míssil russo na mais forte ameaça à paz mundial neste século” (VEJA, 23 de julho de 2014). A pergunta é: como a Revista Veja tem tanta certeza de que a Rússia é a culpada, se as investigações ainda estão sendo realizadas e se, inclusive, há denúncias e possibilidades de que o Boeing tenha sido abatido por caças da própria Ucrânia?

Ora, é cedo para afirmar, de modo unilateral, aliando-se ao imperialismo de Barack Obama, que foram os separatistas pró-Rússia, na Ucrânia, que derrubaram a aeronave. Pode até ser, mas não se tem certeza. A Revista Veja, contudo, por incrível que pareça, já faz o discurso da certeza e, inclusive, com essa matéria jornalística, já proferiu seu julgamento internacional: “A CULPA DE PUTIN”, leia-se, “A CULPA É DE PUTIN”. Ademais, de tabela, a Revista Veja coloca o Governo Dilma Rousseff como aliada do Governo Russo, fruto da reunião dos BRICs ocorrida no Brasil na semana passada. Na reportagem – cujo discurso nós estamos aqui analisando –, os dois Chefes de Estado são apresentados em uma foto em que Dilma Rousseff aparece afavelmente com as mãos nas costas de Vladimir Putin, fotos cuja descrição possui o subtítulo sugestivo de “OS CAMARADAS ANTIAMERICANOS”.

Qual imagem, então, que a Revista Veja quer construir com essa reportagem em que afirma com toda “certeza” que a Rússia derrubou o Boeing da Malaysia Airlines? Simples: induzir seus leitores a pensar que Dilma Rousseff se aliou a um governo “inimigo da paz mundial”. Portanto, o que se vê não é uma reportagem séria da Revista Veja, comprometida com a informação verídica dos fatos, mas uma tentativa lamentável de também usar das vítimas do Boeing da Malaysia Airlines para promover queimação política do Governo Brasileiro.

Essa maneira de fazer política da imprensa burguesa, escondendo-se sob a desculpa cada vez mais questionável de “jornalismo sério”, precisa ser atentamente investigada sempre, se quisermos de fato ter a pretensão de reconstruir a real verdade dos fatos. Portanto, no caso dessa tragédia, antes de qualquer pré-julgamento, o mais prudente seria ainda investigar, confrontando imagens de satélites, a partir das interpretações de uma comissão internacional plural, se foram os separatistas pró-Rússia ou se foi o governo ucraniano que derrubou o Boeing. VEJA, e depois DUVIDE.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para “Rússia derrubou Boeing”! Como a Revista Veja pode ter tanta certeza?

  1. Professor Manoel disse:

    Russia, Hamas, Black bloc, terroristas e marxista são farinha do mesmo, com esses sequelados tudo é possível, e com milhões de evidências. Terrorista é terrorista. Bandido defende bandido. Isso é socialismo. Quem é o fabricante do míssil, seu filhote do Marx ???

    • Professor João disse:

      SINDICATOS FINANCIAM OS BLACK-BOCS
      Os vândalos são financiados por sindicatos e partidos socialistas e defendidos pela OAB. Estas são as maiores quadrilhas do país! Leiam a matéria: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policia-detecta-indicios-de-que-sindicatos-financiaram-black-blocs

      • Vallore disse:

        O pt, psol, pco pc do b e sindicatos são os responsáveis por isso tudo e vão continuar atuando assim, mas acredito que não seja novidade para ngm.

      • Professor João disse:

        Legal, e quem financia o sindicato?? É só merda em cima de merda
        Foi a forma que o governo encontrou para esfriar as movimentações pacíficas. Terrorismo institucionalizado.
        Quem financia esses sindicatos pelegos?
        Agora estou esperando eles noticiarem uma novidade….

    • Ricardo da Mata disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKk o vídeo mais ridículo jamais feito por um reacionário.

      • São o máximo das obras primas a que podem chegar, risos!

      • Professor João disse:

        Esse Putin faz o tradicional discurso dos comunistas: culpa a vítima. Se não houvesse guerra na região não teria havido a tragédia. E quem está fazendo guerra lá? A própria Rússia que, pelo menos até agora, é a principal suspeita de ter feito o ataque. Ricardo da Mata vc e o Gílber tem as mãos sujas de sangue por defender essa ideologia totalitária e assassina.

      • Professor Manoel disse:

        As vítimas do imperialismo desesperado da Rússia não se reduzem às 298 pessoas mortas nesta queda. Se o mundo não se unir para frear a Rússia, eles matarão muito mais gente.

    • Wilson disse:

      FATOS INTERESSANTES SOBRE KARL MARX – DECLARADO CONTRA A BURGUESIA:
      1 – verdadeiro nome era Moses Mordechai Levi, neto de rabinos, nunca pôs os pés numa fábrica ou conheceu de perto o cheiro do suor do proletariado.
      2 – A edição dos livros foi patrocinada pelo seu amigo milionário, herdeiro de um império industrial, Friedrich Engels.
      3 – Karl Marx foi seu casamento com a milionária Jenny, em 1843, ou melhor, a filha dos aristocratas da casa dos Westphalen (um amigo do proletariado casado com uma nobre? – NR). Como podemos ver, o maior amor de Moses Mordechai, ou Karl Marx, era mesmo o Capital e o dinheiro.
      achei interessante compartilhar, falar é facil VIVER NO SISTEMA É OUTRA HISTORIA –

    • Wilson disse:

      Baronesa Johanna Von Westphalen da Prússia, redactora e autora do Manifesto Comunista….Esposa de Marx , http://aventar.eu/…/baronesa-johanna-von-westphalen-da…/

    • Francisco disse:

      Que cara mais ousado. Acredito que quem pouco leu foi esse “professor”. É muita cara de pau emitir opinião com pouco conhecimento sobre o assunto. Que coisa mais ridícula. Abestalhado é quem acredita nas divagações reacionária deste cara.

  2. Professor João disse:

    Sabem porque foi a Russia???
    Todos os socialistas, quando tomam o poder ou o adquirem “democraticamente”, extinguem ou neutralizam o exército regular e criam um “exército nacional”. Isto foi feito em Cuba, URSS, Venezuela, Camboja, China e o próximo é o Brasil. O objetivo do Partido dos Trabalhadores é transferir o comando das Polícias Militares dos Estados para a União (executivo) e transformá-las em uma guarda nacional… Popular!
    O nacional socialismo tinha Schutzstaffel, mais conhecida como a SS, que antes da chegada ao poder era uma espécie de milícia paramilitar. Ao longo dos anos, se tornou um exército independente e no ápice de sua existência, absorveu a Gestapo (a polícia secreta nazista), a Reichssicherheitshauptamt (órgão que controlava as polícias), o Sicherheitsdienst (SD – o serviço de inteligência) e o Einsatzgruppen (grupo que tinha como objetivo exterminar grupos étnicos minoritários). No ano de 1941 a SS passou a comandar os campos de concentração.
    A URSS tinha o exército vermelho ou exército vermelho dos operários e dos camponeses (seu nome completo)n em russo: Рабоче-Крестьянская Красная Армия – Rabotche-Krest’yánskaya Krásnaya Ármiya, nasceu durante a guerra civil russa sendo criado em 28 de janeiro de 1918 integrado por voluntários camponeses e operários comunistas no início e ao longo dos anos pelo serviço obrigatório.
    Ao longo dos anos, a polícia secreta soviética, o KGB, mudou de nomes. O KGB surgiu no período da Guerra Fria, com o colapso do então serviço secreto NKVD, que tinha origens antes da Revolução de 1917, quando Félix Dzerzhinski fundou o grupo paramilitar denominado Tcheka — a instituição que seria a matriz de todos os serviços secretos da URSS. Semelhante a SS e Gestapo, o KGB era uma polícia secreta e política que dispunha de soldados, blindados, caças e barcos, constituindo uma organização militar totalmente independente das Forças Armadas.
    Era dividida em direções gerais e subdireções; a primeira direção subdividia-se em: a dos ilegais (agentes que viviam no estrangeiro sob uma falsa identidade); a subdireção cientifica e técnica; serviço de contra-espionagem; serviço de ação e um serviço dos negócios sujos (assassinatos, atentados, sequestros, bombas). A segunda e terceira direcções-gerais estão encarregadas da informação, vigilância e da repressão interna, a quarta são os guardas da fronteira e a quinta, das escolas, que são muitas e variadas.
    Como denunciado no documentário “The soviet story”, os nazistas aprenderam o aparato estatal com os soviéticos. Esta organização militar, paramilitar e policial, deixa isto em evidência.

  3. Jr disse:

    Não é por nada, mas é melhor o senhor se informar antes de defender o DIREITISTA do Putim, que é contra negros, homossexuais, mulheres e outras minorias. Sim o PUTIM é filiado a partido de direita russo.

    • Professor Manoel disse:

      O jeitinho russo de resolver as coisas.
      Na Rússia Socialista livre não existe liberdade de imprensa. Putin é declaradamente contra o homossexualismo, que é proibido por lá, países que antes faziam parte na antiga União Soviética não querem nem ouvir falar na volta ao passado, todos odeiam russos, a exceção da comunista Bielorrússia. A Ucrânia não quer mais ser escrava da Rússia, e Putin vê que a falta de prestígio da sua Rússia naquela região é real, e quer operar como Hitler, dominar pela força.

      Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/ucrania-acusa-separatistas-de-destruirem-provas-13312109#ixzz38JVOa8Q6

  4. Eddy disse:

    Quanto mais um estado aumenta de tamanho e quanto mais pilha as riquezas na nação em impostos excessivos, piores serviços a população recebe.
    Além de não ter estradas a população necessita tirar recursos do próprio bolso para fazer aquilo que o governo se omite. Socialistas livres não passam de um bando de retardados.
    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/moradores-de-cidade-no-rs-abrem-estrada-por-conta-propria/3502902/

  5. Sargento Gílber de Souza Mattos disse:

    Vamos ter que ter uma 3ª Guerra Mundial para acabar com todos os comunistas do mundo

  6. Beatriz disse:

    80 crianças assassinadas pela corja dos socialistas livres e petralhas terroristas russos, PT cachorrada vermelha do vladimir putin: http://hollywoodlife.com/…/malaysia-airlines-victims…/

  7. Beatriz disse:

    O que esperar do Gílber e de um carreirista da KGB que declarou que a pior tragédia geopolítica do século XX, é o fim da União Soviética?

  8. Beatriz disse:

    Terrorismo pró-russo ataca o mundo (parafraseando o grande estadista liberal Winston Churchill, quem escolhe entre a guerra e a vergonha, no fim têm ambas). Admin@DiU: http://ucrania-mozambique.blogspot.com/2014/07/terrorismo-pro-russo-ataca-o-mundo.html

  9. Beatriz disse:

    Este Gílber comunista bolivariano acusa as potências ocidentais de imperialismo, mas são eles quem apoiam imperialistas como a Russia que além de invadir território ucraniano, ataca seus militares sem pestanejar. vai tomar no teu cú socialista livre de merda que apoia assassinos.
    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,jato-russo-derruba-aviao-militar-ucraniano-acusa-o-governo-de-kiev,1529995

  10. Frederico Baggio disse:

    Rosja kurwa

  11. Beatriz disse:

    Gílber bichona velha!

  12. Eddy disse:

    VOCÊ QUER UM BRASIL COMUNISTA? – ESTRATÉGIAS PARA UMA OPOSIÇÃO – TRATAMENTO DE CHOQUE.
    ASSISTA e DIVULGUE!
    http!//www.youtube.com/watch?v=pJDln0VV7vQ

  13. Burzum disse:

    Na real: existe idiota que lê a (in)Veja e leva a sério? Das duas uma: ou é sionista ou cocainômano (Tucano bicudo!).

    • Dr. Wilson Smith disse:

      Para bipolares maníacos. Se eu não estiver chutando muito, o biotipo e a argumentação delirante deste Burzum izlamita sugerem que está em crise de mania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s