O discurso da substantivação-nomeação manipuladora!

Hoje o apresentador de O Jornal Nacional da Rede Globo, William Bonner, realizou, para a percepção dos leitores críticos atentos, o “discurso da substantivação-nomeação manipuladora” que, aliás, joga por terra todo o blá blá blá de imparcialidade das notícias. A propósito do conflito Israel e Palestina, o jornalista global disse em português explícito: “Forças de defesa de Israel enfrenta por mais um dia conflito com o grupo Hamas”.

Já denunciamos no Blog www.socialistalivre.wordpress.com a falácia do discurso burguês de que “Israel tem o direito de se defender”, uma vez que os palestinos é que estão sendo atacados e sofrendo horrores, não os israelenses. Entretanto, em um gesto de manipulação sutil, a Rede Globo de televisão, ao substantivar-nomear os ataques assassinos do exército israelense como se fossem atitudes das “FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL”, está claramente induzindo a população brasileira a acreditar que o massacre feito pelo exército israelense é legítimo, pois leva os telespectadores mais desinformados a pensar que Israel é que é a vítima, a nação oprimida que precisa se defender, enquanto o Hamas, eleito pelo povo palestino na Faixa de Gaza, é o Satã que precisa ser destruído por Israel, já que este “ATACA” os israelenses.

Com essa substantivação-nomeação manipuladora, a mídia burguesa Rede Globo, sob a desculpa de que está passando uma notícia neutra, no fundo, está induzindo-inculcando sutilmente opiniões políticas pró-imperialistas no seio da população. No caso, ao substantivar-nomear as práticas assassinas do exército israelense como se fossem práticas das “FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL” e não práticas das “FORÇAS DE ATAQUE DE ISRAEL”, a Rede Globo está apoiando-legitimando o assassinato de centenas de civis e de crianças palestinas mortas pelo exército israelense invasor. Agindo assim, a emissora endossa a política da direita de Israel e da direita dos Estados Unidos em mais essa guerra capitalista estúpida, em que o exército de Israel nada possui de vítima, ao contrário, ataca-assassina-destrói-aterroriza-mata. E a Rede Globo apoiando sutilmente a morte de centenas de palestinos, que triste!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para O discurso da substantivação-nomeação manipuladora!

  1. Questões Relevantes disse:

    O Gílber, como sempre, erra. Não há lado bom nesta história. Quer uma visão múltipla e equilibrada da questão Israel X Palestina? Leia o artigo abaixo e os comentários que o acompanham. São uma excelente forma de ver este assunto com racionalidade:
    PARA EXTREMISTAS, NÃO INTERESSA QUEM MORRE, INTERESSA QUEM É O ALGOZ.
    http://questoesrelevantes.wordpress.com/2014/07/04/para-extremistas-nao-interessa-quem-morre-interessa-quem-e-o-algoz/

    • Gertrudes disse:

      O simples fato de seguir a ideologia marxista, não tem capacidade de ver que o bem-estar se adquire naturalmente. É uma consequência da liberdade econômica, social e política. O seu artigo acima o Gílber não tem neurônios suficiente para entender que qualquer extremista principalmente os marxistas, levam o caos econômico e morte a qualquer povo que adere.

    • Professora Magda Wernersbach Ziemann disse:

      “Coletivismo é Escravidão.”

      Friedrich Hayek foi um dos expoentes da Escola Austríaca de Economia e um dos mais importantes pensadores liberais do século XX. Conhecido internacionalmente por suas contribuições importantes no campo da economia, a partir dos anos 1940 passou a ser igualmente respeitado pelas novas visões que trouxe ao pensamento liberal nos campos jurídico, político, filosófico e histórico.

  2. Adolino disse:

    As Duas Grandes Contribuições de Karl Marx!

  3. Adolino disse:

    Eis a liberdade socialista.
    Prestem atenção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s