Modo PSOL de governar?

Participamos, como membros fundadores, da organização do Partido dos Trabalhadores – PT. Como antigos militantes, desconfiávamos de sua imprecisão política. Apostávamos, entretanto, no seu instinto de classe, na sua intuição. É evidente que esses atributos são insuficientes para assegurar um rumo político de grandes consequências. Na falta de um discurso elaborado, o velho PT limitava-se a se dizer “um partido diferente”. Quanto a nós, timidamente, perguntávamos: “Mas em que consiste tal diferença?” Seria diferente por que é maior? Seria diferente por que é mais aguerrido? Seria diferente por que é possuído de miopia político-ideológica? Ou seria diferente por se tratar de um partido que traduzisse os interesses históricos dos trabalhadores? Ou seja, seria diferente por que teria os olhos voltados para a conquista de uma nova ordem econômica e social como negação radical da sociedade capitalista? Essa sim, uma diferença substancial!

Nada se respondia e continuava a repetir-se: “O PT é um partido diferente.” À falta de estabelecer essa diferença, propôs-se o PT a empalmar a bandeira da moralização do capitalismo. Numa feliz expressão do político gaúcho Leonel Brizola, o PT foi chamado de UDN de macacão. Pretender moralizar o capitalismo corresponde ao mesmo que pretender enxugar gelo.

Mas os “gênios” do PT não enxergavam essa verdade. Em 1984, como membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, tornei público um artigo sob o título: “PT, uma proposta e muitos riscos”. Neste artigo dizia, de forma peremptória, que essa nova agremiação política trazia, para a burguesia, o perigo de levantar bem alto a bandeira do anticapitalismo, a bandeira do socialismo. Por outro lado, essa nova organização política, que brotava das fábricas, dos campos, dos meios estudantis, poderia descambar para o reformismo e se transformar num instrumento eficaz de sustentação do próprio sistema capitalista.

Infelizmente, foi justamente isso que aconteceu, quando os petistas lograram, através de expedientes espúrios, chegar ao governo. E é grave que do seu ventre tenha nascido o PSOL, proclamando “uma nova forma de fazer política”. É evidente que essa nova forma não existe, desde que ela não seja explicitamente anticapitalista e se negue a colocar-se como agremiação cujo intento é galgar postos nos diversos aparelhos de governo, sejam eles federal, estadual ou municipal. Em outras palavras: Ou teremos a bandeira do socialismo ou repetiremos a trilha sinistra do velho PT.

Por: Gilvan Rocha, escritor socialista, articulista, Presidente do CAEP – Centro de Atividades e Estudos Políticos e membro do CSL – CAEP.

Acessem nosso Blog:  www.socialistalivre.wordpress.com

Acessem nosso Blog: www.gilvanrocha.blogspot.com.br

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Modo PSOL de governar?

  1. Serapião Silva disse:

    Gilvan, hoje você guardou seu lado social-democrata e ficou apenas com o “socialismo” de fora. O resultado é mais uma oração “por um mundo melhor” que pertence mais ao “realismo fantástico” de Garcia Marques do que à realidade. Deixo aqui dois contrapontos à seus devaneios: DEMOCRACIA DIRETA:BOA INTENÇÃO LIBERTÁRIA OU LIBERTICIDA?
    http://questoesrelevantes.wordpress.com/2014/06/04/democracia-direta-boa-intencao-libertaria-ou-liberticida/

    DEMOCRACIA SOCIALISTA:
    http://questoesrelevantes.wordpress.com/2014/03/02/democracia-socialista-e-o-saci-perere-da-ciencia-politica-nao-passa-de-folclore/

  2. Gracias Ferraz disse:

    Raul Castro, hospedado À NOSSA CUSTA, na Granja do Torto e Maduro, ESCOLTADO COM HONRAS DE ESTADO. Ou seja: além de termos como presidente, uma mulher com PASSADO CRIMINOSO, ainda temos que hospedar e honrar os amiguinhos CRIMINOSOS dela.
    DILMA PROMOVE ENCONTRO DE DITADORES COMUNISTAS:

    MADURO, O TIRANETE DA VENEZUELA É RECEBIDO PELO DITADOR RAÚL CASTRO NA GRANJA DO TORTO, UMA DAS RESIDÊNCIAS OFICIAIS DO GOVERNO BRASILEIRO! Na foto Raúl Castro e Nicolás Maduro, dois ditadores assassinos acolhidos pelo governo da Dilma. Isso é vergonhoso!

    Leiam e compartilhem! As pessoas precisam estar informadas sobre o que está acontecendo nos bastidores do PT: http://bit.ly/1qLblzM

  3. Beatriz disse:

    Se um cara de 40, sustentado pelos pais, acasalar c/ a Rita Cadillac, nasce um sindicalista como o gílber q sonha em ser politico. + vagabundo impossível!

  4. marcomagioli disse:

    Sempre o Mestre Gilvan. Nuca vi a luz fazer sombra ao sol.

  5. marcomagioli disse:

    Sempre o Mestre Gilvan. Nunca ví a luz fazer sombra ao Sol, ou ao PSOL ! NO ÚLTIMO CASO, SOMOS GUARDIÃES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s