Governo e oposição de direita disputam interpretações sobre a COPA

Apagadas as luzes de uma das maiores festa planetária da humanidade atual, a Copa do Mundo, começa a guerra política de interpretações em torno de disputar os sentidos positivos acerca da realização do evento. O governo Dilma (PT, PMDB e outros) comemora: “superamos o não vai ter Copa” e o “a Copa vai ser um caos”, criando um acontecimento cultural em que “aeroportos, turismo interno e segurança funcionaram bem”. Ou seja, o governo tenta fazer valer a interpretação política de que acertou em ter trazido a Copa para o Brasil, trazendo alegria ao povo e claro fazendo com que os capitalistas do turismo e do futebol tenham ganhado muito dinheiro em torno da festança. As eleições de outubro seriam a coroação dessa política acertada, segundo ponto de vista do governo.

Por outro lado, a oposição de direita (PSDB, DEM e outros), abandona oportunisticamente a palavra de ordem “não vai ter Copa” e diz que o evento só foi um sucesso devido “à cordialidade e à hospitalidade do povo brasileiro e devido às parcerias público-privadas ou meramente privadas que construíram os aeroportos”, fazendo um discurso populista e abertamente o discurso da privatização dos serviços em prol do enriquecimento dos donos das empresas capitalistas privadas. As eleições de outubro, com um programa de governo privatizante e capitalista, é o que a eles interessa.

Qual a reflexão que queremos aqui proceder? As práticas sócio-culturais, sendo consideradas positivas pelas massas, sempre possuem um pai ou uma mãe doida para registrar a criança: o governo quer registrar seu filho sim ou sim. Por outro lado, os que não são pais ou mães de verdade da criança, uma vez esta sendo considerada uma diva em termos de positividade, tratam de costurar uma progenitura falaciosa, tentando sequestrar a criança de seus pais biológicos, assim age a oposição de direita, depois de não decolar o “não vai ter Copa”.

Claro que tanto o governo quanto a oposição de direita, com suas interpretações políticas, estão pensando principalmente em ganhar votos com essas tentativas de interpretar os sentidos derivados da Copa do Mundo. Como não temos compromisso com essa busca capitalista pelo voto propositalmente despolitizado, fazemos nossa interpretação política da Copa do Mundo nos seguintes termos: “indiscutivelmente a Copa do Mundo trouxe alegrias para o povo brasileiro que, de certo modo, também se enriqueceu culturalmente, ao se envolver com seres sociais de diversas nações. Esse foi o principal ganho popular com o evento. Entretanto, passados os holofotes, os problemas sociais seguem gritantes: falta escola pública de qualidade, falta saúde pública de qualidade, falta transporte público de qualidade, falta segurança no dia a dia das pessoas, faltam moradias para muitos, falta emprego para milhões. Isso é muito mais dolorido do que a derrota de 7 a 1 para a Alemanha”. Detalhe, isso não dá para esperar 2018.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s