“O Brasil precisa de reformas”? Quem não te conhece que te compre!

Em artigo de opinião intitulado “A pobreza da radicalização eleitoral”, a Revista Época, já em franca campanha política contra uma suposta reeleição do PT, lança o seguinte velho argumento, típico da burguesia política, que, quando se pretendendo séria, não faz mais do que chover no molhado. Criticando uma suposta “pobreza” dos argumentos políticos radicalizados do PT, em que o PT atacaria o papel da “imprensa conservadora” no sentido de esta tentar desestabilizar o governo, a Revista Época lança mão de outro argumento tão mais antigo, tão mais pobre, tão mais falso.

Em determinada parte do artigo, a Revista Época diz: “o país enfrenta uma conjuntura econômica desfavorável e precisa de reformas para superar formidáveis desafios que se colocam a nossa frente para nos tornarmos uma sociedade mais decente e civilizada” (ÉPOCA, 23 de junho de 2014, p.10).

Ora, sempre que o capitalismo está em crise e sendo questionado pelos trabalhadores, vem a velha fórmula da burguesia para enganar o povo: “O PAÍS PRECISA DE REFORMAS”. Quem não se lembra das “REFORMAS” de Fernando Collor, confiscando a poupança do povo? Quem não se lembra das “REFORMAS” de Fernando Henrique Cardoso, lançando o Plano Real como o salvador da nação, privatizando inúmeras empresas estatais, o que levou o país a uma crise imensa em 2000/2001/2002? Quem não se lembra das “REFORMAS” de Luís Inácio Lula da Silva, retirando direitos previdenciários dos servidores públicos federais?

Em outras palavras, essa conversa de REFORMAS para tirar o país da crise econômica até hoje só significou uma coisa: RETIRADA DE DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA. O que quer a Revista Época com esse discurso político de que “o país precisa de REFORMAS”? Enganar o povo mais uma vez e abrir caminho para um governo ainda mais capitalista do que o PT, no sentido de promover REFORMAS que ataquem ainda mais os poucos direitos da classe trabalhadora.

Ora, que Brasil é esse que está pedindo REFORMAS? O Brasil dos pobres ou o Brasil dos ricos? Está na cara que para a Revista Época é o Brasil dos ricos. O Brasil dos ricos quer retirar direitos dos trabalhadores para sobrar mais lucros em seus cofres patronais-capitalistas. O Brasil dos pobres, o Brasil dos trabalhadores não precisa de REFORMAS. O Brasil dos trabalhadores precisa de uma REVOLUÇÃO SOCIALISTA LIVRE, aplicando 10% do PIB na educação pública já; aplicando 10% do PIB na saúde pública já; estatizando o transporte público e colocando a tarifa a preço de custo já; construindo moradia popular para todos os que não têm casa já; dobrando o valor do salário mínimo já.

Portanto, atenção perante esse discurso capitalista burguês que faz parecer que é natural e inevitável que o “país precisa de reformas”.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para “O Brasil precisa de reformas”? Quem não te conhece que te compre!

  1. Everson Andrade disse:

    O sábio pode mudar de opinião. O ignorante marxista nunca.

  2. Everson Andrade disse:

    Essa é a raça do PT e Socialistas: https://www.youtube.com/watch?v=X3K3PZ6fsP8

  3. Adelino Mac Cord disse:

    ” discurso capitalista burguês ” Mais uma pérola do Gílber.
    Pessoas que são a palmatória do mundo… Não se trata apenas de ter opiniões críticas — o que é altamente salutar, necessário —, mas proferir juízos com a arrogância de quem impõe uma pena a certo réu que, de antemão, não tem direito a “sursis”. As redes sociais estão cheias desses loucos que papagueiam com virulência, mas que se encontrassem cara a cara o objeto de seus julgamentos odiosos e implacáveis se fechariam num mutismo covarde. Há um pensamento que me consola, entretanto: “Os homens são tão necessariamente loucos que seria ser louco, de um outro jeito de loucura, não ser louco” (Pascal).

  4. Gertrudes disse:

    Os distribuidores de anátemas sócias parecem que estão multiplicando. São insuportáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s