Seleção BRASILEIRA ou seleção BRASILISTA?

Que seleção brasileira é essa cujos jogadores são, na maioria, importados dos clubes capitalistas do exterior?

Conversando com meu querido pai hoje de manhã, um apaixonado pelo futebol – inclusive meu pai ainda joga futebol society aos 70 anos de idade, fazendo lances geniais e correndo muito em campo, fazendo inveja a muita reportagem insossa do Esporte Espetacular –, enfim, nessa conversa com meu pai, ele fez a seguinte declaração:

“Antes, eu me emocionava mais com a seleção brasileira, pelo seguinte, os jogadores eram aqui do Brasil mesmo. Eram do Flamengo, do Corinthians, do Santos… A gente ficava torcendo pela seleção desde a hora da convocação. Hoje não, convocam só jogador lá de fora, que a gente nem vê jogar ou nem ouve falar. Isso não dá a mesma emoção, esses jogadores não são mais brasileiros de coração, não estão nem aí para o Brasil, só jogam por dinheiro”.

E o meu pai está certo. Meu pai não é socialista livre marxista, meu pai é pequeno camponês, sertanejo desde criança, ainda mora na zona rural, mas sente, do seu jeito, o estrago que o capitalismo causa em todas as relações sociais. Os craques da seleção brasileira são, na maioria, comprados pela sedução capitalista do dinheiro e por isso vão se embora país. São BRASILISTAS, explico, são “uma mistura de brasileiro com capitalista”, e assim vão vender seus talentos para as empresas capitalistas de futebol do exterior. Essas empresas rendem muito mais dinheiro do que os clubes empresariais futebolísticos nacionais.

Assim, no capitalismo, o futebol arte, o futebol cultura, o futebol paixão, o futebol nação estão em segundo plano. Os clubes dos craques BRASILISTAS são o Real Madri, o Barcelona, o Chelsea, etc. E nós, os brasileiros, ficamos aqui escutando a lavagem cerebral da Rede Globo, dizendo que agora “somos todos um só”, além do quê, ficamos com um capitalismo martelando nossas mentes para que compremos camisas amarelas e bandeiras do Brasil para enfeitar carros e casas.

Enquanto isso, só para dar um exemplo, goleiros como o Rogério Ceni, jogador do São Paulo, um autêntico craque BRASILEIRO que nunca deixou o Brasil em busca de luxos salariais capitalistas, isto é, em busca de salários de 1 milhão de reais por mês, enfim, este craque, ironicamente, NUNCA foi convocado para jogar uma Copa do Mundo.

Estou com o meu pai! Não dá para ter tanta emoção assim com uma seleção BRASILISTA!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s