CARTA ABERTA AOS ALUNOS E A TODA COMUNIDADE ESCOLAR DE UBERLÂNDIA

“Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Nós, professores da rede estadual de ensino de Uberlândia, vimos por meio desta, expor nossa discordância em relação à situação vivenciada nas escolas, provocada por uma política do governo do estado de não investimento na educação pública.

Entendemos que a realidade vivenciada em grande parte das escolas da rede estadual de ensino de Uberlândia e de todo o Estado de Minas não está de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Educação e apresentadas nas peças publicitárias feitas pelo governo e a comunidade escolar precisa saber disso.

Na maioria das escolas faltam laboratórios de informática, física, química e biologia, salas com recursos multimídia, bibliotecas, refeitório. Os prédios não tem acessibilidade, o que impede a participação efetiva nas atividades da escola de alunos e da comunidade em geral que tenham algum tipo de necessidade especial.

Vamos recordar que no inicio deste ano, o jornal Correio de Uberlândia, veiculou reportagem sobre a situação da Escola Estadual 13 de Maio, que está em um prédio improvisado há mais de quatro anos e da Escola Estadual Angelino Pavan que estava sem energia elétrica desde o final do ano passado, ou da manifestação dos alunos da Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, que se manifestaram pelas ruas do bairro, pedindo melhores condições de estrutura, mais investimentos na instituição e na merenda escolar.

A questão salarial é outro problema grave, enfrentado por todos nós. A atual política remuneratória impõe baixos salários e o congelamento da carreira, além do corte de direitos. O Governo de Minas não paga o Piso Salarial como vencimento básico.

A promoção por escolaridade adicional (política de carreira) está congelada desde 2011 até dezembro de 2015. Na prática, quem foi nomeado em 2004 permanece paralisado na carreira por mais de 10 anos. A progressão na carreira deveria ter sido paga em fevereiro deste ano e até maio não houve o pagamento. Não compactuamos com essa realidade. Por isso fazemos esta denúncia, e propomos discutir com toda a comunidade escolar este quadro – escolas sem infraestrutura adequada, sem laboratórios, sem biblioteca, sem refeitório. Professores que recebem baixos salários, e que diariamente tem que conviver com a imposição de práticas nada pedagógicas, que tem como único objetivo “maquiar a realidade” e passar a falsa ideia de que tudo caminha bem nas escolas.

Esperamos que o governo seja sensível às reivindicações dos professores e tome medidas concretas para a valorização dos professores – salário e carreira dignos -, e para a melhoria da estrutura das escolas públicas.

Lembre-se, esta é a escola que seu filho estuda!

Acesse a carta aberta nesse LINK e divulgue-a junto aos alunos e à comunidade de sua escola: CARTA ABERTA AOS ALUNOS E A TODA COMUNIDADE ESCOLAR DE UBERLÂNDIA

Por: Professores da Rede Estadual de Uberlândia

Para esta e outras discussões, acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-w10003247_235356923332503_1987199304_n.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

11 respostas para CARTA ABERTA AOS ALUNOS E A TODA COMUNIDADE ESCOLAR DE UBERLÂNDIA

  1. Loremarie disse:

    Esses professores socialistas só pensam no próprio umbigo.
    Greves e manifestações infernais que não deixam o cidadão estudar e trabalhar!!
    Socialistas inconsequentes, com ideologias doentes na cabeça, com truculência nas ações, infernizam a vida de milhões. Como sempre, os grandes prejudicados são os mais humildes. Aqueles que já tem a vida muito sacrificada no dia a dia. Qual o balanço destes movimentos, o que de bom resultaram, quem foi beneficiado senão eles próprios? Realmente, nosso povo é muito manso e submisso.

    • Tenho Doutorado. Trabalho, por opção, na Rede Pública Estadual de Minas Gerais, na escola de ensino fundamental e ensino médio, e só daqui oito anos eu tenho direito de receber a promoção de 10% no salário pelo título de doutor que conquistei por meu próprio mérito. Por que um doutor não pode dar aula para as crianças e adolescentes? Eles não merecem? Por que um doutor só pode dar aula na Universidade? Em Minas Gerais, se o professor faz especialização espera oito anos para ser promovido em 10%, se faz mestrado espera oito anos para ser promovido em 10%, se faz doutorado espera oito anos para ser promovido em 10% do salário. Em outras palavras, o Estado de Minas Gerais não quer professores qualificados dando aulas para os filhos da classe trabalhadora. E ainda vem um bando de pequeno-burguês alienado aqui no site http://www.socialistalivre.wordpress.com falar bobagens contra as greves dos professores de Minas Gerais. A gente, que luta por um mundo melhor tem de ter um caminhão de paciência mesmo com esses direitopatas alienados, defensores do atraso. Ass: Gílber

      • Loremarie disse:

        Doutorado em assuntos marxistas com bancada compostas por “cumpanheiros”, até jegue vira doutor. Preste concurso na USP, já que você se julga um gênio. Já não tenho mais paciência com esses esquerdopatas alienados defensores do atraso.
        O Brasil envelheceu mal. Aconteceu por estas plagas a falência de todas as tentativas de se obter uma civilização ou tronco civilizatório brasileiro. Dane-se quem achar ruim: uma mistura de troncos civilizatórios desordenada, exaltando o que de pior existe em brancos,pretos e índios,se há um arquétipo para o brasileiro,este é macunaíma. Alguém precisa de vinicius de moraes??? Um bêbado incapaz de produzir algo inspirador senão odes à vagabundagem. Jorge Amado escritor???? Prefiro o Carlos Zéfiro ao menos sabia desenhar…
        Dizem que triste o país que precisa de heróis. Penso que no Brasil,já que não há um sequer, poderíamos ao menos prescindir de vilões…
        Se bem que num país onde josé dirceu(Deus como odeio esse nome!) é herói, não precisa dizer mais nada!
        O país mais debochado do mundo. Assim entrará para a posteridade esta bodega lotada de rufiões. O último que sair apague a luz.

      • Virginia disse:

        Esses professores parasitas socialistas são o inferno da mulher e do homem comuns, daqueles que trabalham, que estudam, que trabalham e estudam, que PAGAM IMPOSTOS, que CUMPREM as leis, que EDUCAM seus filhos, que se esforçam para viver de forma ordeira e pacífica, que PAGAM suas contas de água, luz, aluguel…
        Somos uma nação doente, onde um mal, a partir da cabeça do organismo, começa a necrosar o tecido social, ameaçando todo o organismo de colapso. Uma medida firme e profunda está a se fazer necessária, para restaurar a saúde social. O verdadeiro objetivo do trabalho, de qualquer trabalho é produzir bens e serviços para a sociedade, ou melhor, promover o bem estar social e não especificamente de categorias.

  2. Rubia disse:

    O Brasil esta precisando de uma dama de ferro como a Margarethe Tchater acabar com esses sindicalistas que fazem do uso da desordem para se apropriar do poder e usa os alienados como manobra para se elegerem na politica ta na hora de dar um basta nessa laia

  3. Padre Pereira disse:

    Gostaria de saber em qual lugar do mundo as “manifestações” não atrapalham a sociedade. Na verdade as paralisações deviam nos fazer pensar ‘o motivo’ do caos, sem a superficialidade comum de ‘que tudo nos atrapalha’. Realmente o inferno é o não questionamento… o inferno é sermos massa de manobra desse vermelhos comunistas.

  4. Beatriz disse:

    Não vou nem comentar para não correr o risco de não ser publicado, tamanho ódio que me vem à mente com tantas barbaridades perpetradas pelos socialistas livres donos de todas as virtudes do mundo.

  5. Beatriz disse:

    O brasileiro é um povo bem intencionado, o que estraga é que é mal informado.
    A maioria é acomodada realmente, fica esperando as informações lhes chegarem “mastigadinhas”, mas a minoria que se informa, não o faz de maneira suficiente nem profunda, haja vista, que idolatram o primeiro que se mostra superficialmente e momentaneamente estar de acordo com os anseios desse brasileiro de bem. Exemplos disso são: JB, Yoani Sánchez, Raquel Sheherazade, Magno Malta, Pastor Feliciano, Denise Abreu e outros. Embora cada um dos acima mencionados, tenham em algum ou em vários momentos, se mostrado em comunhão com os desejos da camada pensante, eles têm um passado que não foi sempre assim e queiram ou não, os pensantes, tal passado não pode ser ignorado e é preciso ser analisado em conjunto com as atitudes presentes, para ver se ações atuais merecem realmente a confiança CEGA da camada pensante da população. Portanto abram o olho com esses marxistas.

  6. Frederico Baggio disse:

    Você tenta ser civilizado, obedecer as leis e respeitar o direito de as pessoas se manifestarem e no fim fica sendo apenas o pagador do pato, porque os poderes constituídos respeitam mais os violadores da ordem e da lei do que você, o civilizado .

  7. Geraldo Almendra disse:

    Nesta semana, revi o filme “a dama de ferro”.Enfrentou sindicatos, cortou salários de grevistas. hoje a Inglaterra lhe é grata.

  8. Idilio disse:

    São os famosos professores comunistas que estão infernizando a vida do Brasil. O comunismo é um câncer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s