A MATERIALIDADE DA IDEOLOGIA, segundo Louis Althusser!

Althusser, em sua obra Sobre a Reprodução, formula exemplos concretos de como a ideologia religiosa, moral e jurídica funciona interpelando indivíduos a adotar determinada prática sócio-ideológica:

“Se o indivíduo acredita em Deus, vai à Igreja assistir à Missa, ajoelha-se, reza, confessa-se, faz penitência (que, outrora, era material no sentido corrente do termo) e, naturalmente, arrepende-se e continua, etc. Se acredita no Dever, terá comportamentos correspondentes, inscritos em práticas rituais “conformes aos bons costumes”. Se acredita na Justiça, submeter-se-á sem discussão às regras do Direito e até poderá protestar quando elas forem violadas, a partir do âmago da profunda indignação de sua consciência, até mesmo assinar petições, tomar parte em passeatas, etc.” (ALTHUSSER, Louis. Sobre a Reprodução, Petrópolis: Vozes, 2008, p.207)

Em outras palavras, as práticas sociais dos indivíduos refletem as ideologias que os interpelam. Tais ideologias interpelam os indivíduos funcionando como verdades incontestáveis, tanto que os indivíduos praticam sem titubear as ideologias em que acreditam. É nesse sentido que as ideologias reproduzem práticas sócio-jurídico-político-econômico-cultural-discursivas-materiais no mundo.

E você, leitor, leitora, quais ideologias o interpelam a praticar o que pratica?

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-u10013734_235352529999609_858194854_n1.jpg

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em exploração de mais-valia, Luta de Classes, Mais-valia e Análise do Discurso, Práticas sociais, Sem categoria, Socialismo e trabalho, trabalho não pago ao trabalhador e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s