Socialismo de livre debate: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA!

Enquanto militante socialista livre revolucionário do COLETIVO CSL-CAEP, tendo já experimentado 18 anos de militância em uma organização “cupulocrática”, o PSTU, organização auto-intitulada de trotskista, sendo eu, na época, um militante regional de boa intenção como tantos outros dessa referida organização, só na prática concreta da luta de classe pude atentar-me para o quão prejudicial é uma organização “cupulocrática”, ou seja, uma organização em que a cúpula é a única que decide, escreve, elabora toda a política do partido, cabendo à base militante um servilismo panfletário à tudo que de cima para baixo vem decidido desde a cúpula.

Os revolucionários de boa fé, crendo na santidade principista de sua direção, fazem isso por anos a fio, acreditando estar em uma organização “democrática”, já que de dois em dois, o militante pode discordar da direção cupulocrática em documentos internos e secretos lidos, na prática, por poucos do partido e se a regional possuir o número de 15 militantes, estes poderão mandar um militante ao CONGRESSO DA CÚPULA para “decidir” sobre quem é a cúpula trotskista que terá mais dois anos de PLENO PODER para escrever, elaborar, encaminhar toda a política da organização. A base, obviamente, por mais dois anos, será fiel panfletária e vendedora de jornais dos textos escritos pela “cupulocracia”.

Eu, como tantos outros militantes, vivi essa organização política por 18 anos como um abnegado defensor do socialismo sem suspeitar eu que o próprio modelo de organização em que vivia é uma manjedoura que mais cedo ou mais tarde poderá levar ao stalinismo político. Em outras palavras, quando a cúpula erra e desvia dos princípios SOCIALISTAS E DEMOCRÁTICOS, a base da organização partidária está de mãos atadas e não tem a mínima condição de corrigir, honestamente, os erros da “cupulocracia”. A base tem de acatar os erros da “cupulocracia” em nome da “revolução socialista” e em nome do “centralismo democrático”, em outras palavras, ai da base militante que ousar criticar honesta e publicamente os desvios da direção: é expulsa como traidora da organização, sem direito sequer à defesa interna. Foi isso que aconteceu comigo na citada organização, e esse tipo de organização “cupulocrática” e equivocada, de desvio stalinista, é o que jamais podemos deixar acontecer com o CSL-CAEP e outros coletivos que por ventura se juntem conosco, como temos sinceras pretensões de nos fundir também com o coletivo MEOB em uma única organização, CSL-CAEP-MEOB.

Em minha proposta, nós devemos ter uma COORDENAÇÃO NACIONAL eleita e avaliada de ano em ano, para encaminhar as decisões estratégicas de nossa organização, mas, a despeito da COORDENAÇÃO NACIONAL, em nossos BLOGs, em nossos grupos no FACEBOOK, em nossas PÁGINAS NA INTERNET, todos os militantes SOCIALISTAS LIVRES do CSL-CAEP terão PLENA LIBERDADE de expressão para emitir suas opiniões e suas críticas enquanto membro do nosso coletivo. Ninguém será considerado “traidor” da nossa organização por escrever publicamente um texto discordando da política deliberada pela maioria do coletivo ou pela maioria da COORDENAÇÃO NACIONAL DO COLETIVO. Ao contrário, todas as críticas são bem-vindas e é a livre expressão de todos os companheiros e companheiras militantes que ajudarão a COORDENAÇÃO NACIONAL acertar mais e errar menos em nossas decisões políticas estratégicas.

Contra a “cupulocracia”, os socialistas livres governam com PLENA LIBERDADE DE DEBATE e ponderamos SEMPRE a necessidade de nossas divergências internas serem tratadas com fraternidade e generosidade socialista. Não nos interessa o massacre ideológico de nenhum de nossos companheiros e companheiras. Todos nós temos direito de acertar e de errar, lembrando que todo tipo de opressão é própria do capitalismo e do stalinismo, ou seja, a opressão é um lixo ideológico que deve ser expurgado de todas as práticas dos socialistas livres. Esse é o único modo de um dia superarmos a exploração e a opressão capitalista, bem como os desvios graves do “socialismo” stalinista CUPULOCRÁTICO. Por essas e outras é que dizemos: o socialismo de livre debate é UMA NECESSIDADE HISTÓRICA.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante Socialista Livre do CSL/CAEP – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – Membro MEOB – CSP-CONLUTAS.

Acessem nosso Blog: www.socialistalivre.wordpress.com

cropped-u10013734_235352529999609_858194854_n1.jpg

 

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Socialismo de livre debate: UMA NECESSIDADE HISTÓRICA!

  1. Nikolaievitch Smirnov Sokolov Morozov Popov disse:

    Livre debate????? Deletando vídeos???? kkkkkkkkkkkkkkkk…………..censor babaca

  2. Questões Relevantes disse:

    Gilber, mais uma vez deixo o convite para você e seus leitores lerem este artigo e deixarem lá suas opiniões sobre ele: http://questoesrelevantes.wordpress.com/2014/03/12/quando-a-patrulha-ideologica-compromete-a-logica/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s