Descobrir o prego

Corre uma pequena história que é bem esclarecedora. Conta-se que um viajante chegou a uma cidade e buscou uma pousada. Lá foi informado de que havia apenas um quarto disponível. Após os preparativos para o sono, eis que ele não consegue dormir, pois se sente, permanentemente, incomodado. Vira-se para um lado e para outro, mas o incômodo não desaparece. Irritado, ele se dá ao trabalho de buscar a causa do seu desassossego. Mexe daqui e dali, remove o colchão e descobre uma ponta de prego, que era a causa do incômodo.

Descoberta a causa, descoberta a ponta do prego, o nosso herói vai buscar a solução. Ali não havia um martelo, não havia outra ferramenta, mas, ele encontra uma pedra e, com ela, procura dobrar a ponta do prego, o que termina conseguindo e, dessa forma, cria as condições para gozar do seu merecido descanso.

Dessa história devemos extrair uma lição substancial. Diante de problemas é necessário buscar a causa deles. É muito frequente que alguém, com dor de cabeça ou com febre, tome remédio para se curar desses males. Ora, a febre ou a dor de cabeça, regra geral, não são doenças em si; são sinais de uma doença. A febre, regra geral, é um sintoma, cuja causa pode estar em uma infecção. O caminho correto é tratar da causa, eliminar o foco, curar a infecção.

Remetamo-nos para as mazelas sociais. Elas estão presentes em nossa realidade: favelas, violência, drogas, desempregos, prostituição, corrupção, compõem uma imensa lista. O comum é se procurar resolver essas questões sem buscar a causa que as geram. Assim, é que prosperam campanhas do tipo “Minha Casa Minha Vida”; “Não à Prostituição”, “Passemos o Brasil a Limpo”, e outras do gênero, que se voltam para o combate aos sintomas, desprezando a necessária busca da causa.

Quando o nosso viajante descobriu o que impedia o seu sono, ele soube buscar a solução. Da mesma maneira, quando o povo descobrir a causa de suas desgraças sociais, haverá de encontrar os instrumentos adequados para eliminar aquilo que é o motivo de seu sofrer.

Na sociedade atual, no capitalismo, as desgraças sociais existentes só tendem a se aprofundar e a crescer. Mas só existe uma forma realmente consequente de enfrentar essa situação. É dar-se conta de que todas as desgraças sociais não decorrem de governos; decorrem, sobretudo, do sistema socioeconômico vigente, do capitalismo, cuja única lógica é a busca do lucro para uns poucos (burguesia).

Assim sendo, a maior contribuição que se pode dar no sentido de que haja a superação das mazelas sociais, é levar ao povo a informação sobre o que provoca essas desgraças. Sabendo a causa, o povo haverá de encontrar a forma de eliminá-la. Portanto, denunciemos a causa (capitalismo) e, então, teremos a certeza de que se encontrarão os meios de suprimi-la.

Por: Gilvan Rocha, escritor socialista, articulista, membro fundado do CSL – COLETIVO SOCIALISTAS LIVRES e Presidente do CAEP – Centro de Atividades e Estudos Políticos.

Acessem nosso Blog: http://www.gilvanrocha.blogspot.com.br

1779842_228391594029036_1036901415_n

Acessem nosso Blog: http://www.socialistalivre.wordpress.com

Anúncios

Sobre socialistalivre

Esse Blog está a serviço da Luta pelo Socialismo. Defendemos a plena liberdade do ser humano, mas somos radicalmente contra a liberdade de explorar, como a burguesia faz, e contra a liberdade de oprimir como os machistas fazem, os racistas fazem, os homofóbicos fazem, os praticantes de bullying fazem, os preconceituosos fazem, os possessivos fazem e os autoritários de plantão fazem. Assim, defendemos que cada corpo-consciência deve ter liberdade de ser o que ESCOLHE SER, desde que esta liberdade não oprima e explore os outros! Defendemos a plena liberdade de postura crítica e a plena democracia operária, todos devem ter o direito de expressar o que pensam! Defendemos a Revolução Socialista e a necessidade de libertação da classe trabalhadora do jugo do capitalismo. No entanto,somos contra comandos de hierarquias políticas ou de figuras públicas mais poderosas no seio dos lutadores que travam a batalha pelo socialismo. Defendemos que cada militante deve ousar pensar por si mesmo, cada militante deve ter o direito de concordar, mas também de discordar daquilo que julga equivocado, por isso nos definimos como Socialistas Livres e esse Blog está a serviço dos que desejam militar de acordo com essa concepção. Convidamos a todos a conhecerem nosso jeito diferente de entender e de praticar a política socialista, com liberdade, democracia operária, direito de crítica e respeito ao diferente. Saudações Socialistas Livres.
Galeria | Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Descobrir o prego

  1. Julio Cesar Moura disse:

    ATENÇÃO! ATENÇÃO!! ATENÇÃO!!! IMPORTANTE!!!!

    ATENÇÃO PATRIOTAS QUE NÃO QUEREM VER A BANDEIRA DO BRASIL MANCHADA DE VERMELHO!
    Surgiu uma grande oportunidade para você fazer algo por seu país e por seus descendentes! Estamos organizando, com o apoio dos administradores das páginas adiante mencionadas, a MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS, EM DEFESA DA VIDA, DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA, CONTRA O COMUNISMO, A FALTA DE RESPEITO AOS SEMELHANTES, FALTA DE RESPEITO A NOSSA PÁTRIA programado para o dia 22 de março, às 15h00, em São Paulo, na PRAÇA DA REPÚBLICA.
    Patriotas, estamos chegando a um tempo em que literalmente ficaremos sem saída, um futuro à La Venezuela, à La Cuba, um futuro da URSAL (União das Repúblicas Socialistas Latino Americanas). Portanto, urge agirmos enquanto há possibilidade, enquanto é permitido, enquanto não há guerrilheiros armados nas ruas para nos combater.

    Temos um governo que pretende implantar uma ditadura comunista no Brasil, isto é fato, é de conhecimento de uma grande parcela da população, e com a perfeita e harmoniosa colaboração dos partidos socialistas, que têm por objetivo estatutário a tal “democracia socialista”, e dos partidos sem objetivo estatutário algum, apenas destinados à locação.

    Com a colaboração e ciência destes partidos, o comunismo está sendo implantado no Brasil sorrateira e imperceptivelmente, cumprindo regiamente a agenda do Foro de São Paulo e a agenda estabelecida pelo “stablishment” que financia a ONU, para implantar a Nova Ordem Mundial.

    Antes de tudo, constatemos que em nossa dita “democracia”, dos 513 deputados, somente 35 foram realmente eleitos. Os demais estão lá por legenda, sem representatividade alguma, de forma que a Câmara dos Deputados de maneira alguma representa os interesses do povo, salvo raríssimas exceções, mas sim a si próprios e aos interesses do governo para atingir o grande salto, o salto da bandeira vermelha comunista sobre a bandeira do Brasil, o mesmo grande salto que Mao Tse Tung deu na China, o grande salto comunista.

    Para demonstrar nossa indignação e contrariedade, escreveremos alguns pontos que o governo obstinadamente infringe a constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a fim de fazerem valer os malignos planos, repetimos, do Foro de São Paulo e Nova Ordem Mundial.

    Não será por acaso que o Foro de São Paulo este ano será realizado, para planejarem o xeque mate ou arremate, na cidade de São Paulo, em 31 de julho, com a presença dos maiores chefes comunistas latino americanos, como irmãos Castro, irmãos Ortega, Cristina Kirshner, Evo Morales, Maduro, Mojica, Lula, Dilma, representantes da maioria dos partidos socialistas e comunistas, e simpatizantes.

    1. O Brasil ficou em 39º lugar entre os 40 países analisados sobre habilidades cognitivas e realizações educacionais, o governo proíbe a instrução ministrada pelos próprios pais, e ministra cartilhas pornográficas gays que ferem os valores familiares, sem conhecimento dos pais;

    2. O governo está a promover, inconteste, o terrorismo nas ruas, para que de alguma forma surja o “salvador da pátria” causando alívio ao povo, que aceitará qualquer coisa desde que a ordem esteja estabelecida;

    3. Está em vias de serem aprovadas a PEC 33, que restringe a atuação do STF, a PEC 37 que fulmina o poder de investigação do Ministério Público, a PEC 105, que fere de morte a lei de improbidade administrativa, e a PLC 205 que aparelha a Advocacia Geral da União, quebrando assim a harmonia entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e transformando o país numa verdadeira ditadura vermelha, à revelia da constituição federal;

    4. A aprovação do Marco Regulatório da Mídia e Censura da Internet através da estatização, à revelia da constituição federal;

    5. A instauração do casamento civil gay através de uma simples resolução, à revelia da constituição federal;

    6. A intolerância religiosa, à revelia da constituição federal;

    7. A promoção do aborto, à revelia da constituição federal;

    8. A redução do consentimento do sexo com menores para 12 anos consentindo a pedofilia, à revelia da constituição federal;

    9. A predominância da minoria sobre a maioria fomentando a guerra entre classes sociais, raciais e sexuais, à revelia da constituição federal;

    10. Confisco de propriedade, à revelia da constituição federal;

    11. A institucionalização da corrupção bem como da impunidade;

    12. O controle do rendimento da população e a criação de poupança fraterna (PEC);

    13. O sucateamento das forças armadas e fim da polícia militar, para criação da Força Nacional como guarda pretoriana, à revelia da constituição federal;

    14. O desarmamento da população, deixando os bandidos totalmente armados, à revelia do referendo;

    15. A vinda de guerrilheiros cubanos para o Brasil, disfarçados de médicos, para ensinar às pessoas simples do nosso extenso interior e sertão os métodos revolucionários, e,

    16. A infiltração de membros das FARC em vários órgãos políticos.

    É agora ou nunca! Ou a sociedade defende a constituição, a democracia e os direitos universais, ou será bem-vinda ao Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) diuturnamente policiada pelo Big Brother (1984 – George Orwell).

    Como todo cristão, é nosso dever defender a nossa crença e deixarmos para o futuro um Brasil melhor do que aquele que vivemos e encontramos.

    Todos contamos com seu comparecimento! Participe com sua família e convide seus amigos. Leve bandeiras do Brasil, faixas e cartazes. Compartilhe para que outras pessoas tenham conhecimento! Lembre-se que nosso único meio de divulgação é VOCÊ! DEPENDEMOS TOTALMENTE DE VOCÊ PARA O SUCESSO DO EVENTO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s